Bacana Bacana




Quando amigos voltam de viagem, eu fico ansiosa para encontrá-los  para ver as fotos e saber tudo que aconteceu. Adoro os relatos de viagem, pois é um jeito de saber sobre outras terras através de uma ótica bem particular.  Ao ler o livro " Bacana Bacana  - As Aventuras de Um Jornalista Pela África do Sul"  senti como se estivesse numa conversa com um amigo recém-chegado de uma viagem pela África do Sul. Felipe Machado relata suas aventuras durante a Copa do Mundo da África do Sul como se estivesse conversando com o leitor, texto envolvente e bem-humorado. O livro é praticamente um diário de viagem, na verdade é de fato um diário, pois o livro é a copilação dos posts que  Felipe publicou no blog que mantinha no portal do Estadão na época da copa.  

Apesar do livro relatar uma viagem  que aconteceu durante da copa de 2010, o que menos tem no livro é futebol! Claro que há comentários futebolísticos aqui e ali, mas Felipe estava mais interessando em desbravar a África do Sul do que analisar o desempenho das seleções em campo.  E ele se empenhou mesmo conhecer o país da copa, conheceu vários lugares, experimentou  diferentes sabores  e até  chegou bem perto de animais  selvagens como leões, elefantes e girafas.  Além de relatos turísticos, Felipe também nos conta um pouco da história política a África do Sul e de Nelson Mandela, o homem que mudou a história daquele país. Gostei de ver sua admiração por Nelson Mandela, aliás, como não admirar este homem? Um homem único, que conseguiu preservar generosidade e bondade em seu coração mesmo depois de tudo que passou. 

Eu li o livro no ônibus, durante o trajeto casa-trabalho-casa. Por isso  o livro ficou meio amassadinho, pois passou muito tempo na minha bolsa. O livro me fez sorrir várias vezes e me emocionou  também.  Gostei tanto da leitura que comecei a "economizar" na leitura para fazer o livro durar mais.  Mal terminei de ler, já fiquei com saudades do livro! 



Fiquei emotiva nas partes em que ele relata suas experiências com os animais africanos. Ele se emocionou em ver aqueles lindos animais de perto, como eu me emocionaria se eu estivesse lá. Claro que a parte que mais mexeu comigo foi quando ele brincou com leõezinhos em um dos parques  em que visitou.  Confesso, fiquei morrendo de inveja! As fotos dele com os filhotes são encantadoras. 

O livro só tem um defeito,   não tem link para comentar!!! A narrativa é em tom de conversa mesmo, dá vontade de comentar com ele várias passagens.  Tive vontade de fazer isso via Twitter, mas me contive. Ele ia me bloquear por SPAM! Porque se eu começasse a tuitar comentários sobre o livro, não ia parar mais. 

Aliás, foi por causa do Twitter que este livro chegou em minhas mãos.  Eu sou leitora do Felipe Machado desde 2008, quando ele escreveu o blog "Ping Pong", que relata sua viagem para as Olímpíadas da China.  Terminados os relatos olímpicos, comecei a ler o blog dele "Palavra de Homem" e continuo leitora assídua até hoje.  Sigo o Felipe no Twitter e um belo dia de setembro ele tuitou que tinha alguns exemplares do livro para vender. Dei reply na hora e acertamos os detalhes. Mas no meio disso tudo teve a interminável greve dos correios e o livro acabou chegando em minhas mãos somente em novembro.  Demorou, mas a espera valeu a pena! :) 






Nota da blogueira: Estou encafifada com uma coisa. Estou aqui tentando lembrar seu eu li o blog que deu origem a este livro. Eu não lembro!!!  Andei até fuçando nos posts para ver se encontrava  algum comentário meu por lá, mas nada. Acho que nunca vou ter certeza se li ou não o blog do "Bacana Bacana", mas tudo indica que sim.   Mas  até que foi bom este meu bloqueio mental, foi uma leitura sem spoilers! Era tudo novidade!   




Comentários

  1. Parece interessante! Gosto de livros que falam de lugares que não estão "na moda", sempre tem algo novo a ensinar. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, você vai gostar!

    Rê, concordo! E escutar histórias de viajantes sempre é muito legal.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode