Excesso




Ainda não criei coragem para dar uma geral no meu guarda-roupa, mas hoje foi dia de arrumar os armários da cozinha. Dani e eu assumimos a empreitada. Conseguimos fazer mais espaço e deixar tudo mais organizado.  A arrumação rendeu um monte de lixo e isso acabou me encucando. Quanta coisa jogamos fora! 

Notei claramente que compro muito coisa que acabo não consumindo. Esqueço que comprei e o produto fica largado no fundo do armário. Muita coisa joguei fora por estar vencida. Tudo miudezas como suco em pó, barrinha de ceral, bolachas e doces. Coisas que comprei num momento de empolgação por ser novidade ou comprei simplesmente porque fui fazer compras com fome ou até  mesmo por alguma promoção que achei imperdível. O motivo da compra não faz diferença, a questão é que comprei  o que não precisava ou comprei uma quantidade exagerada do produto. Não foi uma compra racional, comprei pela emoção e acabei  perdendo dinheiro. Fico chateada quando isso acontece, não gosto de jogar nada fora. O jeito é me policiar na hora das comprar e evitar comprar em excesso. 

Outra coisa que passou por uma inspeção foram as nossas canecas! Canecas e mais canecas! Muito mais canecas do que precisamos, afinal somos apenas 3 neste apartamento. Eu acho que ficarei sem comprar canecas até o fim da minha existência. Não tenho lugar para mais nenhuma aqui. Descartamos algumas, as que já estavam trincadas ou feias demais, mas preservamos a grande parte. Eu adoro canecas, me encanto por alguma e compro. Mas morando em um lugar pequeno,  não dá para querer fazer uma coleção. Não tenho onde colocar. Terei que refrear o meu impulso e resistir bravamente e não comprar mais nenhuma caneca. 

Eu sei que terei esta mesma sensação quando encarar o meu guarda-roupa. Lá também tenho muitas coisas que não uso há séculos e outras que comprei e praticamente não usei. Eu me considero uma pessoa controlada, estou longe de ser uma consumista desenfreada, mas vejo também que ainda estou longe de consumir somente aquilo que eu realmente preciso. Deixo me levar pelas razões erradas fazer algumas compras. Preciso ficar mais esperta e me tornar uma consumidora mais racional. Será que consigo ou vou acabar me deixando levar de vez e virar uma consumista irracional? Só o tempo dirá.

Comentários

  1. Acho que um consumista irracional vai muito além de perder alguns itens ou acumular outros. Você é uma consumista normal :) Mas ainda assim está certa em pensar em se controlar, porque perdemos dinheiro mesmo com tanta compra mal feita. Eu me controlo muito, mas saio da linha mais do que gostaria ainda. Fazer uma limpeza na casa de vez em quando é bom pra vc ver que tipo de coisa tem que evitar comprar pra não acumular. Hoje em dia jogo muito menos coisa fora do que jogava há alguns anos, quando fazia limpeza, sinal de que o consumo melhorou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eu costumo chamar uma moça que me ajuda nas arrumações. eu perco pouco produtos, pq como estou mais por aqui desperdiço menos e tenho me policiado tb. fico muito mal de jogar comida fora por não ter consumido. eu adoro copos desenhados. e uso bastante, então acabam quebrando de vez em qd então mesmo sendo bastante eles reciclam bastante. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode