Blog X dinheiro

Outro ponto ligado à isso é a publicidade nos blogs, a publicação de banners com propagandas. Na época que eu ainda mantinha o blog no UOL surgiu esta possibilidade, foi oferecido um esquema de links patrocinados e que renderia uma graninha ao blogueiro quando o link fosse acessado. Eu cheguei a pensar sobre o assunto, mas depois desisti. Pois não havia como eu ter controle do que seria colocado no meu blog. Eu me sentiria muito mal se visse um link fazendo propaganda de algo que não gosto ou mesmo que vá contra os meus príncipios. Além disso, tinha receio que ficasse muito invasivo e chateasse os leitores. Não sou contra a publicidade nos blogs, mas só colocaria algo aqui se tivesse absoluto controle sobre o conteúdo e o formato da propaganda. Afinal, um dinheiro extra seria muito bem-vindo. Mas tudo indica que este blog continuará sem anúncios, somente com o banner do Adote Um gatinho, que é um "banner-doação". Este blog está longe de ser um fenômeno de popularidade e portanto dúvido que alguém queira anunciar por aqui e aceitar as minhas regras.
E vocês amigos blogueiros, topariam fazer um post pago? E colocar propaganda em seus blogs?
o marcelo janot é pago pelo telecine para falar da programação e de cinema. mas ele é um crítico e conhece as regras do jornalismo. não sei se ele é jornalista. e ele fala do que gosta, já que na grade do telecine sempre haverá algo que ele gosta. de uma certa forma os blogs de revistas, com os jornalistas das revistas, são pra refletir e aumentar o interesse pela revista. o problema que eu acho é aquele que só quer ganhar dinheiro, seja o anunciante seja o que ganha pra isso e fala sem os princípios do jornalismo, ou mesmo do marketing e aí acho perigosa essa artimanha. mas tb acho que não funciona muito. tudo que não é autêntico, ainda mais em blogs, fica evidente demais. a autencidade e a leveza é que fazem os sucessos dos blogs. não a sua programação forçada. eu tb me incomodo com a propaganda em blogs. me interessaria se fosse ligado a eventos culturais. eu aceitaria por exemplo colocar um anúncio do telecine, e que sempre mostrasse os filmes que vão estrear. mas algo ligado ao meu blog, que só somaria. não curtiria algo que não tem nada a ver, como publicidade de sabão em pó. eu aceitaria receber por alguma empresa para continuar fazendo o que eu faço, desde que a empresa me desse autonomia para eu continuar do jeito que estou. beijos, pedrita
ResponderExcluirNão.
ResponderExcluirPost pago tira a idéia básica de blog, eu também acho. Que é justamente essa coisa informal e super pessoal, de diarinho. Não cabe esse tipo de comércio em diarinho, né? E perde também na questão de 'opinião'. Opinião paga é publicidade, não é relato.
Até brinco, dizendo que meu sonho é receber pra ler e comentar em blogs. Mas é bem assim, comentar minha idéia sobre o assunto, não um texto pré-concebido.
Também rejeito os anúncios, justamente pelo que você disse, Marion. A gente não tem controle sobre os produtos ou conteúdo dos links. Quero saber disso, não. rsrs
bjk!
Pedrita, não vejo mal em receber para escrever um blog como Janot. Afinal é tudo às claras e o blog dele é com este propósito. Vejo isso como um trabalho de colunista de jornal por exemplo. Eu acho difícil ter autonomia mesmo quando se recebe pelo blog. Deve ser uma coisa difícil.
ResponderExcluirHelen, também acho que é melhor continuar a escrever somente pelo prazer de escrever! Mas seria tudo de bom receber para blogar e poder blogar só o que a gente quisesse! mas isso é utopia! eheh
Beijos
Eu gostaria que meu blog participasse de um site. Acho legal, pq assim as pessoas que tem interesses comuns teriam acesso fácil através de links.
ResponderExcluirbeijinhos,
Mari
marion,
ResponderExcluiraté onde eu sei, a idéia do post pago não é que o blogueiro recebe dinheiro pra publicar um conteúdo pré-determinado naquele post: acontece, por exemplo, de um blogueiro notório receber um livro, de presente; o editor ou o autor do livro que foi mandado ficam na esperança que o blogueiro resenhe o livro em seu blog. Se vai falar mal ou bem, ninguém sabe. E assim vai, com outros produtos também, dependendo do cunho do blog.
de qualquer forma, bloguinhos pequenos não recebem essa oportunidade de ter post pago...
Mari, o blog fazendo parte de um site é uma boa maneira de aumentar a visibilidade. Lembro como os acessos no meu blog antigo aumentaram no período que o link do blog fico na primeira página dos blogs do Uol ( quando ganhou o selo de blog legal). Passei a ter mais de 100 acessos por dia!
ResponderExcluirLu, pelo que eu li nas reportagens tem empresas que pagam sim para o blogueiro falar bem do produto e tudo isso feito por debaixo do pano, ou seja o leitor é feito de trouxa. Agora se for da maneira que você descreve não vejo problemas, pois funciona como um jornalista faz resenhas de filmes, livros.
É, e para isso tem que ter MUITA audiência.
beijos
Esse lance de post pago realmente é um assunto polêmico mesmo. Se não me engano foi uma das coisas mais discutidas ano passado e até hoje. Eu não sou a favor e nem contra, eu só acho que existem blogs e blogs, como muito bem lembraram os comentários acima. Existem blogs pessoais, blogs corporativos e blogs opinativos (entre outros), e nesses últimos eu acho que realmente não cabe nenhum tipo de post pago. Já os banners e os links patrocinados tipo os Ad Sense seriam válidos, mas somente se o blog tiver um número de visitas que vá gerar realmente uma renda significativa para o blogueiro. Mas na maioria dos blogs isso não se justifica mesmo.
ResponderExcluirCheers!
Pra mim não haveria nenhum problema, mas, seguindo seu raciocínio: escreveria um post pago sim, mas em um blog destinado a isso. No meu blog não rolaria, pelo simples fato de que lá é um espaço que eu quero controlar, ou seja, escrever o que eu quiser, quando eu quiser, sem nenhum tipo de obrigação.
ResponderExcluirVender posts me soa anti-ético. A não ser, claro, que o blog seja declaradamente comercial. Até já pensei em colocar esses anúncios tipo google adsense no meu blog, mas além de deixar a página horrível, duvido que dê dinheiro suficiente pra um sorvete, ainda mais no meu caso. Então eu continuo fazendo meu bloguinho, que sempre vai ser assim, e se alguém achar que minhas palavras valem alguma coisa, eu abro um novo =)
ResponderExcluirBeijos!
so' se a grana fosse muito boa.
ResponderExcluirRo, realmente a grande maioria não tem público para atrair anunciantes, o que acaba sendo bom, pois garante a espontaneadade do blogueiro!
ResponderExcluirFê, pensamos igual memso, não dá para misturar post patrocinado num blog pessoal.
Rê, eu também acho feio os links patrocinados.
Ana, grana boa e empresa idem. Falar bem de porcaria acho que ficaria feio demais...
Beijos