Nomes
Quando eu estava na escola, na minha classe sempre tinha a companhia de várias xáras. Não me lembro de ter sido a única Patrícia da classe. Nunca, nem na faculdade! Até no trabalho há uma muita Patrícia! Somos em 4 no mesmo departamento e ainda há mais duas em outros setores. Definitivamente eu nasci na época que meu nome era moda. Hoje Patrícia não aparece mais no top 10 dos nomes mais populares de 2013. Acho que meu nome vai acabar virando nome antigo, tipo Bonifácio, Teodora ou Antonieta.
Como será que um nome vira moda entre as mães? As novelas podem influenciar as escolhas quando algum personagem fica muito popular. Mas não deve ser só isso. Talvez o nome que os famosos dão aos filhos também devem influenciar, também os pais querem homenagear algum ídolo, vide a quantidade de Michaels e Jacksons que há por aí!
Não vejo problema em escolher nome de filho baseado em nomes de personagens de novela ou de gente famosa desde que seja um nome normal. Nada de coisas estrambólicas. Eu acho um crime que coloca nome estranhos nos filhos. É tanta aberração que vejo por aí! Eu fico realmente com pena das pessoas, pois ter um nome ridículo e ter que lidar com constrangimentos diários. É muito humilhante! Devia ser permitido aos filhos processarem os pais por causa do vexame provocado pelo nome escolhido.
Toda vez que me deparo com alguém com um nome estranho, eu agradeço por ter um nome normal, bonito e básico. Eu acho que entraria em depressão de tivesse um nome que me causasse vergonha. Ainda bem que meus pais tiveram bom gosto! :)
Todos esses motivos que você citou influenciam mesmo para um nome entrar na moda. Ou ele simplesmente entra, sei lá. Eu sofri com a quantidade de Renatas na vida escolar, mas na faculdade (e depois) elas sumiram. Acho que foram exterminadas e esqueceram de mim, hahaha. Por causa do monte de renatas, rolavam os apelidos e eu odiava o meu ("renatinha", porque era a menorzinha da turma sempre).
ResponderExcluirNos meus filhos, coloquei nomes simples e que gosto. Infelizmente Bia nasceu numa época em que o nome dela estava na moda, mas era um nome que eu queria há tantos anos que não abri mão. Nando já é um pouco mais exclusivo.
E, realmente... nomes simples, sempre! Pra facilitar a vida (já basta ter tanto sobrenome complicado por aí) e evitar as piadinhas.
Beijos!
Re, o seu ódio fez que as Renatas se afastassem! ahahah Acho lindo o nome Beatriz. E você fez o certo, se era o nome que gostava, o fato de estar na moda ou não, não importa. A Bia e o Nando tiveram sorte com os nomes! Você escolheu bem! Ah, com o sobrenome eu sofro! rs. Beijos
Excluireu tenho mais xarás atualmente. li estão nascendo muitos davis. lembro da febre do bruno. tb me pergunto o q impulsiona. eu acho q as mães devem sempre pensar no nome e q um dia o filho vai perguntar. então se for algum personagem de novela, ver se terá coragem de contar a história do personagem. eu não gosto de pensar em nomes pra filhos ligados a pessoas q sofreram muito. beijos, pedrita
ResponderExcluirPedrita, eu conheço pouca gente com seu nome. Um nome bonito e raro, pelo menos para mim. Eu também acho que tem que se escolher um nome com aura positiva. Beijos
ExcluirMuito legal o assunto. Uma dúvida seu nome é Patrícia? Não é Patry?
ResponderExcluirAté onde eu sei se o nome da pessoa for motivo de chacota, existe uma forma da pessoa entrar na justiça e trocar, mas é um processo complicadissimo e demorado.
Vaynard, meu nome é Patrícia. Patry é apelido desde a infância e é o jeito como as Patrícias são chamadas no Paraguay.
ResponderExcluirEu já li que o processo para troca de nomes é bem demorado aqui no Brasil. A pessoa tem que convencer o juiz que o nome lhe prejudica e arranjar muitas provas.
Beijos