O Beijo





O capítulo final de "Amor à Vida" , de autoria de Walcyr Carrasco,  foi bom, coerente com toda a trama das personagens. Pena que foi um tanto longo, longo ao ponto de eu ficar com receio que o tempo extra que coloquei na agenda de gravação do decoder de Net,  não ter sido suficiente para gravar todo o capítulo. Mas deu tempo e eu pude acompanhar tudinho, quase meia-noite, depois que voltei da Lanchonete da Cidade. Sim, o melhor amigo de uma noveleira é o decoder com gravador, pois permite que a gente viva nossa vida e não perca os momentos mais importantes das  novelas. 




No último capítulo aconteceu o que tantos esperavam, o beijo entre o casal Félix e Niko. Finalmente a TV Globo teve coragem de colocar a cena de um beijo entre dois homens em uma novela.  Há vários anos há esta expectativa, já houve cenas gravadas e tiradas do capítulo no último segundo. A desculpa sempre era a mesma: Medo de chocar a sociedade! Mas como um beijo, um simples beijo, poderia chocar alguém? Eu nunca entendi isso. Nunca. 

O beijo de ontem foi bonito e inserido numa cena cotidiana do casal, como acontece com qualquer casal. Beijo de despedida na hora de sair para o trabalho. Simples, natural.  Para mim o beijo em si nem foi o mais importante, o que me marcou mesmo foi o jeito que foi mostrado o relacionamento do casal. Tudo dito às claras, sem tentar esconder que ali exisitia uma relação de amor entre dois homens.  Antes do beijo vimos várias cenas de carinho e cumplicidade entre os dois que evidenciavam a intensidade do amor que unia o casal.  Um amor muito bonito, que foi ficando forte aos poucos, à medida que Félix e Niko se conheciam mais. Uma amizade que virou uma linda relação de amor. 

Claro que este beijo não vai mudar muita coisa na luta contra o preconceito, não há como um simples beijo em uma novela acabar com todo o ódio que existe contra os gays. Mas eu vejo este beijo como mais uma etapa na luta contra o preconceito, pois vivemos em um país  em que o que acontece na novela das 9 influencia bastante a população. Novelas ditam moda, influenciam no modo de falar e também de pensar das pessoas.  Com certeza o romance do Niko e do Félix está fazendo muita gente refletir sobre o assunto, muita gente já deve estar olhando com uma nova perspectiva para os gays. As pessoas torceram para que o casal ficasse junto, como sempre se torceu para que a mocinha ficasse com o mocinho! Por isso acho que  a abordagem da novela sobre o assunto foi bem positiva. Mas todo este bafáfá em torno de um simples beijo, só mostra que ainda há muito  para ser feito.  O dia em que um beijo assim passar na novela e não gerar tanto burburinho, será o dia que terei certeza que o mundo realmente aprendeu que não há nada de errado. Que amor é amor, não importa o sexo dos envolvidos. 


Nota da blogueira:  Os atores  Mateus Solano e Thiago Fragoso, que interpretaram  Félix e Niko, estão de parabéns. Eles deram muita verdade ao amor de suas personagens. Protagonizaram cenas que realmente me emocionaram.  Fizeram um lindo trabalho. 

Comentários

  1. Eu soube do beijo hoje de manhã pelo facebook. Só li comentários positivos, mas minha TL é bem selecionada, então... rs. Acho ótimo que finalmente tenha ido ao ar uma coisa tão simples e que gera tanta polêmica por bobagem. Nunca me conformei da novela mostrar briga, violência, agressão e sexo o tempo inteiro, e ficar com mimimi na hora do beijo gay. Cansei de ver mãe reclamando que criança aprendeu falar palavrão com a novela - mas que continua assistindo com a criança junto! - e aí fica preocupada com beijo gay!? Pacabá né.
    O preconceito está longe de acabar,mas pelo menos algumas coisas estão sendo feitas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. nas fotos dos meus blogueiros amigos três estão com essa foto. eu não tenho tv hd então nao tenho como gravar, infelizmente. foi linda mesmo essa relação. coerente, delicada e verdadeira. até a dificuldade deles perceberem que tinham se apaixonado foi coerente. um fator q gostei bastante é q os dois atores são heteros. portanto eles representavam um papel. e concordo q ainda é muito pouco pelo preconceito, mas é uma luz. tb precisa diminuir o preconceito de beijos entre atores negros e brancos. outra cena muito linda foi o amor entre pai e filho, me emocionei muito. tb achei muito importante abordar o perdão na novela das 9, as pessoas andam muito intolerantes. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Não assisti, só acompanhei comentários no Twitter e agora nos blogs. Achei muito engraçado a Globo demorar tanto para mostrar um beijo que faz parte do cotidiano. Assisti muitas novelas e séries estrangeiras, com casais gays, beijos gays, em qualquer capítulo, como algo comum, que faz parte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode