Sem sintonia

Depois da grande estréia da tv digital que ninguém viu e nem vai ver tão cedo, pois o tal conversor é caro e ninguém tem, nossos ilustres políticos estão preparando mais uma novidade para quem assiste tv. Em nome de preservação da cultura nacional e da criação de empregos na área da comunicação social, o Sr. Deputado Federal João Maia do PR do Rio Grande do Norte preparou o projeto de lei 1908/2007 onde propõe que a programação dos canais transmitidos por tv à cabo seja composta de 50% de produção nacional. Ou seja, completamente fora de propósito! Como a Tv Coréia vai ter programação brasileira? Ou a Deutsche Welle e a NHK? Ou mesmo a CNN e a Fox News? Como querer promover a cultural nacional em canais de produção internacional? E onde fica o poder de decisão do telespectador, que resolve pagar para ter uma programação diferencianda de tv, com acesso a programas internacionais?
Novamente em nome de preservação da cultura nacional estão querendo cercear nosso direito de escolher o que vemos. Em nome disso nossa liberdade de escolha e nosso acesso à informação será restringido, e seremos invadidos por uma produção nacional de baixa-qualidade, pois para preencher a tal cota as tvs vão ter que colocar no ar qualquer bobagem falada em português. Não dá para fazer mágica e ter programas de qualidade na demanda que será gerada pela tal lei.
O projeto de preservação da nossa cultura poderia ter um fim mais nobre, como melhorar a educação do nosso povo, pois do jeito que vai, logo o Português não será mais falado nesta terra, e sim um dialeto criado pela ignorância deste povo que não tem acesso às coisas básicas como água potável, energia elétrica e esgoto. Triste este nosso país onde os homens que estão no poder só pensam neles, em como ficarem mais ricos e que devem competir para ver quem faz o projeto mais sem noção.
Mas se estes homens que fazem as leis foram capazes de absolver pela terceira vez o senador pra lá de culpado, não me espantaria se aprovassem este projeto absurdo. Desalentador.

Comentários

  1. isso porque os canais públicos de tv são praticamente incipientes. até mesmo a tv cultura faz um ou outro programa, o resto é tudo mais ou menos ou jornais que fazem propaganda do estado. já gastam uma grana com nada e querem criar mais nadas pra desviar verba. é como o desvio do rio em desejo proibido. pra dizerem: no meu governo nós, mas o nós que eles fizeram foi tudo falso só pra enganar e desviar verba. provavelmente tudo pro povo esquecer que a votação da cpmf vive sendo prorrogada e idem o renan. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Que palhaçada! A RAI vai parar de falar italiano?

    ResponderExcluir
  3. ae vamos falar tudo com sutaQUE NORDESTINO KKKKKKKKKKKKKKKK que falta do que fazer... no minimo ele nao sabe nem dalar portugues direito!! grrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, é um absurdo , a gente paga o salário destes caras para isso. Para inventarem uma lei que diminuir nosso acesso a informação, queira ou não é uma forma de censura, pois ele , o deputado, está decidindo o que eu posso ou não assistir na tv. Triste.

    Déia, é algo surreal. E outra, muitos canais a cabo estão fazendo produções nacionais. O post de ontem é um belo exemplo. E há canais como GNT e Multishow que a programação é quase toda nacional. Não há necessidade de imposições bestas como esta.

    Sugar, eu acho que o cidadão deve ficar meio incomodo ao sintonizar um canal a cabo e não entender o que falam na tv. Aí quer tudo em português! Afe! Santa ignorância!

    Beijos revoltados!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aqui no Brasil muita gente pensa que para proteger a nossa cultura, é necessário desprezar outras. Poderiam muito bem criar novos canais nacionais e deixar também opções pra quem quiser ver outra coisa. A nossa tv a cabo nunca foi democrática, tiraram os canais mexicanos, tiraram vários canais de música, a programação da Alemannha, Itália, Japão, etc. são sem legenda pra poucos entenderem.
    Menos mal que na Internet ainda não se meteram!

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  6. Camila, eu acho absurdo não termos na tv à cabo canais da america latina. O canal argentino sumiu sem maiores explicações. Quanto aos canais estrangeiros como os do Japão, Alemanha, Itália, por exemplo, eu não vejo razão para que sejam legendados, pois acho que são direcionados mais para as pessoas destes países que vivem por aqui. Eu muitas vezes fico vendo o canal Japonês mesmo sem entender uma palavra! Gosto de ouvir sons de idiomas diferentes, mesmo sem entender!
    Ah, outro dia assisti um programa ótimo no cana Francês sobre castelos! Não entendi muita coisa, é verdade, mas adorei o programa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor nao vim aqui comentar sobre o seu post, pois nao li até o final, vim sò te agradeecer as dicas, desde que começei a trabalhar nao consigo mais escrever, chego em casa tarde e cansada sem animo atè mesmo para ligar o PC hehehe, mas nao vou abandonar a minha recém carreira de bogueira nao hehehe! Me diz como faço pra te enviar um email privado! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não tem o menor cabimento isso aí. Acho que os interessados - nós - devemos fazer algum barulho. Pelo menos digital. Acho mesmo.

    beijo!

    Voltei :)

    ResponderExcluir
  9. Marli, depois te passo meu e-mail!

    Helen, um protesto cairia bem nesta situação absurda. Mas como faríamos?
    Depois vou passear no seu blog ! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Marion... não esquenta, político brasileiro sempre dá foras quando se trata de alguma tecnologia "nova". Lembra do bloqueio do YouTube no episódio Cicarelli? Pois é, até os nossos magistrados mostram a sua ignorância ao exercer a sua função.

    É por isso que eu adoro a internet. Vejo o que eu quero, e que se fodam aqueles que querem escolher aquilo que vou ter acesso.

    TV SUCKS!

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, o que irrita mesmo é eles perderem tempo com bobagens assim. E ainda bem que a internet chegou para facilitar o acesso à informação!

    Ah, eu não vivo sem tv!!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Contanto que deixem Heroes o resto pode pegar fogo!

    ResponderExcluir
  13. Ril, aliás já estou com saudades de Heroes. Agora só ano que vem!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode