Olhos x Laser





Anos atrás, eu estava com todos os exames feitos para poder me submeter a uma cirurgia de correção de miopia. Desisti do procedimento dias antes por um motivo específico: Medo! Só de pensar que o procedimento seria feito a laser, me fazia tremer. Mas a vida é cheia de voltas e ontem lá estava eu no consultório do oftalmo fazendo um procedimento a laser. Sem poder desistir, sem direto à escolha. Tive que fazer e pronto. E não foi para corrigir grau de miopia não. 

Por ter miopia alta desde criança, eu sempre tive predisposição a ter o que é chamado de 'moscas volantes', que são alterações na visão. São como riscos finos que ficam fixos, não importa para onde a gente olhe, lá estão eles.  A idade também entra como requisito para este problema. Não deu outra, aqui estou eu com este problema de vista.  

Esta interferência na vista apareceu há uns meses, eu achei que tinha algo na frente to olho, pensei até que fosse algum pêlo dos Queijinhos que tinha entrado no meu olho esquerdo. Que nada. Fui no oftalmo em Janeiro e o diagnóstico foi feito e me explicaram que isso é no fundo do olho na verdade, mas pelo funcionamento do órgão, a gente percebe o risco como se estivesse na frente de tudo.  Foi pedido um exame para o mês seguinte para confirmar o diagnóstico e para ver se não aumentava de tamanho.  Depois deste exame o procedimento a laser foi indicado. 

O procedimento é para 'reforçar' a retina, pois este 'risco' no olho pode levar ao descolamento da retina depois de um tempo. Se isso acontecer, aí fica feia a coisa mesmo. É um procedimento preventivo, que não vai curar o problema, pois ele não é reversível, porém vai evitar que ele aumente e leve a problemas mais graves, como o descolamento da retina. 

Então lá fui eu ontem, com coragem zero e coração a mil.  Deu tudo certo, o oftalmo e sua equipe foram bem atenciosos, explicaram tudo o que ia acontecer e o que eu poderia sentir. Mesmo com a anestesia, senti uma dorzinha, como se fosse um beliscão forte.  Mas nada insuportável. Fazer obturação e tatuagem dói bem mais. Aliás, a sensação de olho anestesiado é bem esquisita!

A parte mais aflitiva é quando páram os disparos do laser. Tudo fica preto. Sim a visão some por completo, só não me desesperei porque eles falaram que isso ia acontecer.  Menos de um minuto depois, a visão voltou.  

Todo o procedimento foi apenas no olho esquerdo. O olho direito tá com tudo certinho, e torço para não dar defeito. Mas acho que não dará, pois ele sempre teve grau bem menor de miopia que o esquerdo. 

Agora estou de repouso em casa.  A recomendação é não fazer força, correr e não fazer nenhuma atividade com impactos nos próximos dias. É pra ficar quietinha. Já que o atestado médico era somente para o dia do procedimento, eu já fiz horas extras nas últimas semanas para poder ficar hoje sossegada em casa. Andar de ônibus é uma atividade de grande impacto, sem chance de ir trabalhar. E também acho que o meu trabalho estressante não seria bom para o meu olhinho.  Mas segunda-feira volto ao ritmo normal, mas ainda sem abusar muito. São duas semanas que tenho que tomar mais cuidado para não atrapalhar a cicatrização. 

Ontem à noite, quando acabou o efeito da anestesia, chegou a doer um pouco. Mas tomei remédio e passou. Agora estou tranquila, tudo ocorreu sem sobressaltos. Mês que vem devo voltar ao consultório para checar se a cicatrização foi ok. E, de agora em diante, terei que ir com mais frequência ao oftalmo para monitorar a situação.  O lado bom de tudo: meu grau de miopia estabilizou! Isso é um grande feito, pois sempre aumentava bem de ano pra ano. Agora está estabilizado há mais de 2 anos! 



Nota da blogueira: Tenho que agradecer a Paula que foi me resgatar no oftalmo ontem. Saí de lá com a vista toda embaralhada, pois é necessário dilatar a pupila para o procedimento. 

Comentários

  1. que bom que está bem. tb tenho muito medo desses procedimentos. eu tb tenho q usar óculos desde pequena. há vários anos uma pessoa descobriu q se eu colocava o dedo próximo ao nariz um olho demorava mais pra chegar. aí me ensinou exercícios. esse inclusive de trazer várias vezes o dedo ao nariz para melhor a velocidade do mais lento. ou ir olhando 360 graus várias vezes. soube que uma prima está fazendo e com bons resultados. não diminui o grau, mas exercita a musculatura da vista. no meu caso um olho sempre teve mais grau q o outro. após os exercícios que faço de vez em qd, a diferença praticamente sumiu. minha mãe tinha um problema raro nas vistas, primeiro ela tratou no hc. e depois fui com ela em clínicas e acaba fazendo exames detalhados tb. outra questão q muda muito com o tempo é a umidificação das vistas q vão diminuindo. eu uso bastante soro fisiológico. e pisco bastante qd vejo q fico demais no computador e sinto a vista arder um pouco. se cuida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode