Glaciar Perito Moreno

Não há filtros nesta foto. Juro!


Dia 16 de Setembro será um dia que nunca vou me esquecer e que lembrarei sempre com um sorriso no rosto. Foi o dia em que andei pelo Glaciar Perito Moreno e , para deixar tudo mais perfeito, foi um dia que nevou muito! Dia perfeito! 




Saímos do hotel bem cedo, umas 7 da manhã. Depois do ônibus passar pelos outros hotéis, começou de fato a nossa viagem até o Parque Nacional Los Glaciares, onde estão localizados os glaciares ou geleiras em bom Português.  Não sei exatamente quanto tempo de percurso, mas acho que foram mais de 2 horas até chegar no porto para pegar o barco e navegar mais outro tanto pelo Lago Argentino para chegar perto do Glaciar.  



Para entrar no Parque Nacional há que pagar ingresso, que vale apenas por um dia.  Ou seja, para cada passeio que envolva os glaciares é necessário pagar as entradas. Em nosso caso, pagamos duas vezes.  O valor é de 600 pesos ( R$ 61,00) para estrangeiros e 310 pesos ( R$32,00) para argentinos. Nesta Wally levou vantagem, pagou bem menos que eu.  



Outra despesa adicional para este passeio são as viandas, marmitas para o almoço durante o passeio. Ali ao entorno da geleira não tem onde se comprar comida. Há apenas um lugar, chamado de refugio, onde há banheiros e um espaço para comermos.  Compramos uma vianda para cada, mas poderíamos ter comprado uma só. É muita coisa que vem! Os sanduíches são enormes e ainda tem bolachas, fruta, água, balas e sobremesa. No outro passeio pelas geleiras nós levamos empanadas, fizemos a nossa própria vianda. Nada como a experiência! 



Até chegarmos perto do glaciar foram uns 10 minutos de caminhada, cansa um pouquinho já. Muita subidas e descidas, lugares com muitas pedras também.  Quando demos de cara com a geleira já sentimos o ar ficar bem mais gelado. Parecia que alguém tinha aberto a porta de uma geladeira gigante. Foi bem curioso isso. 




Para caminhar sobre o gelo é preciso está com o sapato com este acessório da foto: Grampones!  A base é de metal e tem umas garras. Estas garras que dão a firmeza para se andar sobre o gelo. É meio pesado, parecia que eu estava calçando patins.  São os guias que colocam os grampones em nossos sapatos e apertam bem!





Foram uma hora e meia andando pela geleira. Uma coisa surreal! Nunca sonhei que faria algo assim na vida.  Andar com os grampones cansa e dá um medinho. Eu fiquei bem insegura nas descidas, mas os guias me ajudaram muito. Em linha reta e nas subidas estava suave para mim.   

Sim, o gelo é AZUL!!!  Estas fotos não têm nenhum tratamento, estão como foram tiradas.  A cor que predomina ali é o azul em várias tonalidades.  Tem gelo branco também, mas é bem menos. 



Aqui já estava nevando e eu estava tentando 'pegar' os flocos de neve. Fiquei boba  de alegria. 





Em alguns pontos há derretimento do gelo e formam-se pequenos lagos.  Água pura, pode beber sem medo.  Eu fiquei com receito de congelar a mão, mas Wally foi mais corajoso e provou a água primeiro. E eu fui no embalo. A mão não congelou não. Sequei depois no cachecol e coloquei a luva e tudo certo! Aliás, uma delícia a água glaciar. 



Aqui um videozinho gravado durante a caminhada no gelo.   Dá para notar a neve caindo e o barulho das pessoas pisando no gelo. 



Repararam nos meus óculos escuros?  Era um dos itens obrigatórios destes passeio. A gente já sabia e mesmo assim esqueceu de colocar na mala. Acabamos comprando em El Calafate, mas no final nem precisamos deles pois o dia estava nublado e o sol não apareceu. Em dias de sol é preciso usar óculos escuros pois o reflexo da luz do sol no gelo pode prejudicar a vista. Nesta foto quis fazer graça e coloquei os óculos, mas não usei de fato não.  Ah, pedem também para usarmos filtro solar. Isso fizemos direitinho. 






Fiquei maravilhada com tanta beleza e com as cores de tudo ali.  Nem tenho palavras para descrever como fiquei impactada.  Me senti bem ali. O frio não me incomodou, a roupa estava certinha e fiquei bem aquecida ali. 




No final do passeio é servido whisky com pedras de gelo do glaciar. Achei bem pitoresco. Deram para nós também um bombom. 




Antes de voltarmos ao refúgio, passamos por uma caverna de gelo que fica na base do glaciar.  Lugar incrível e azulado!




Clica play no vídeo!  Dá para ter uma noção do inusitado que é este lugar. 

Assim acabou a primeira parte do passeio. Depois do almoço formos apreciar o Glaciar Perito Moreno de outro ângulo, mas como este post já ficou enorme, deixarei para o próximo post. 

Comentários

  1. impressionante as suas fotos. parabéns pelo seu trabalho como fotógrafa. linda a foto com a bandeira tb. a alegria de vcs é contagiante. a calça azul ajudou muito a colorir a foto. estou maravilhada tb com a beleza do lugar. belíssimo passeio. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Apaixonada por esse lugar!!! que bom que aproveitou bastante. coisa mais lindaaaa!!!

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode