Não Tem Desculpa. Foi Assédio. Foi Errado.






Fiquei muito incomodada com a carta do ator José Mayer assumindo que assediou a figurinista Susllem Tonani. Nesta carta ele mostra que realmente  acha que não fez nada de errado. Ele afirma que  o que ele fez tornou-se errado nos tempos atuais e que ele, desavisado, não sabia que era errada a sua postura em relação à moça.  Ele nomeou o ocorrido como brincadeira! Como pode ser brincadeira algo tão invasivo, que incomoda e magoa a outra pessoa? 

É triste notar nas reações das pessoas que muitas acham que errada é a moça. Que a moça é fresca por se incomodar com tais 'brincadieras'. A mensagem que estas reações passam é clara: Muita gente ainda acha que nós mulheres temos que estar sempre disponíveis para aturar os ataques dos machos e que temos que fazer isso com um sorriso no rosto. Quem reclama é fresca ou mal amada!

Antes de falarem aqui que é discurso radical feminista, digo que é antes de tudo uma questão de respeito ao próximo! Sim, respeito!  Se a pessoa não te deu intimidade, não faça comentários de cunho íntimo, não invada o espaço do outro. Respeite, seja um ser civilizado, é pedir muito? Não é, é apenas esperar por um comportamento respeitoso em uma sociedade do século XXI que é, aparentemente, civilizada. Antes de fazer ou falar algo para alguém, pense como a outra pessoa vai se sentir. Pense se aquilo que você acha uma inocente brincadeira vai machucar o outro. E claro, preste atenção, se a pessoa disse que não curtiu, respeite, não ache que está apenas fazendo tipo. Se as pessoas respeitassem mais as outras, este nosso mundo seria muito melhor. 

Outro ponto que devemos levantar nesta história: O abuso de poder. Ele, ator famoso, achou que podia impor as suas taras para a moça, funcionária da emissora.  Ele intimidou a moça com a sua posição, usou disso para continuar com os comentários inadequados.  
Infelizmente isso é comum, todo mundo já escutou histórias assim. Não podemos admitir este tipo de coisa, temos que denunciar sim. A moça fez o certo. Teve coragem de denunciar. Mas quantas não têm a mesma coragem? Quantas têm medo de denunciar e serem ridicularizadas?

Quase todas já passamos por alguma situação similar.  Desde ter que ouvir cantadas de baixo calão nas ruas ou  se desvencilhar de caras querendo nos agarras na balada ou no carnaval. Eu parei de frequentar bailes de carnaval por isso, impossível pular carnaval sem ser incomodada. Os caras acham que estamos lá disponíveis e ficam bravos quando os afastamos. Um horror. 

Não há desculpas, o ator não pode culpar a sua criação machista pelo que ele fez. Ele não respeitou uma colega de trabalho, isso é falta de educação, falta de caráter. Ele simplesmente não pode falar que achava que tava tudo bem.  Claro que ele via a reação negativa da moça em relação às suas investidas, e isso nunca o incomodou. Foi  se incomodar apenas  agora que tudo veio à público, mas se incomodou porque viu seu nome em um escândalo. Só por isso. 

Foi falta de respeito. E não há como tentar suavizar o fato. Ele errou. E muitos outros homens erram, mas nada acontece. Temos que mudar isso. O assédio tem que parar. Nós mulheres temos o direito de sair na rua, trabalhar, nos divertir sem nos sentirmos acuada e/ou incomodada por homens que não têm respeito, que invadem nosso espaço. Que nos desrespeitam, que querem impor a sua vontade à nós. Respeito é algo essencial na vida de em sociedade. E não há desculpas. 








Comentários

  1. em matérias sobre assédio e buillyng falam sempre que nunca é brincadeira quando um não está gostando. se a pessoa não quer, não se faz e ainda se pede desculpa. bom, nem tenta se fazer. eu imagino ainda a pressão que a moça sofreu quando reclamava, muitas amigas deviam dizer que seria um sonho um galã como o josé mayer desejá-la. enfim. não deve ter sido fácil ela odiar e querer que parasse o que nem devia ter começado. realmente a diferença hierárquica complica mais a situação. às vezes a pessoa precisa de um emprego e se sujeita a verdadeiros absurdos. eu não tenho vergonha de ser feminista. e os ataques ao feminismo são exatamente uma tentativa de intimidar, minimizar e desqualificar o feminismo para que ele fique desacreditado. o carnaval é mesmo um problema. há uma ideia no brasil que no carnaval qualquer corpo é de todo mundo. um ranço do machismo pq raramente mulher passa mão em homem que dirá em partes íntimas. no início ele negou a denúncia. só depois de ser afastado de uma novela se manifestou.

    ResponderExcluir
  2. Eu quase gravei um vídeo no meu canal sobre isso, mas para evitar conflitos evitei.
    É um absurdo o que o José Mayer fez.
    É crime e como todo crime deve ser punido, não basta um pedido de desculpas. Isso não apaga o ato que cometeu e a vergonha que ele fez a figurinista passar.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. As pessoas ainda tem muita dificuldade de entender que se a "brincadeira" não é bem aceita, então não é brincadeira, é ofensa. Como se o conceito de "brincadeira" fosse um só pra todo mundo (baseado no que a pessoa que fez a brincadeira pensa, lógico). E aí quando se torna público, o autor da gracinha se "desculpa" por pura obrigação. Tenho asco disso tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode