Trabalho Em Equipe




Cantar em uma banda me ensinou sobre trabalho em equipe mais do que qualquer outra atividade. Em uma banda todos têm que estar em sincronia, atenção a sua função e a função dos ouros integrantes.  Não há outro jeito de uma banda fazer uma música soar bem, individualismos aqui não tem lugar. Todos estão no mesmo patamar e todos possuem o mesmo objetivo: Fazer a música acontecer!

Há 4 anos a minha rotina é ensaiar para realizar 2 shows por ano na escola de música. São ensaios semanais com 3 horas de duração, mais uma hora de aula individual com o professor. É uma delícia, mas requer muito estudo e comprometimento de todos. Nada adianta a maioria estudar a música e um chegar ao ensaio totalmente despreparado. Não sai nada, pois não há mágica. Só fica bom com muito ensaio. 

Nos ensaios vamos aprendendo a trabalhar em equipe e aprendemos que cada um tem seu ritmo de aprendizado e que cada música representará níveis diferentes de dificuldades para cada um de nós. Aprendemos a ter paciência com o outro e com nós mesmos. No começo eu ficava muito desesperada para aprender a cantar as músicas novas. Ficava angustiada mesmo diante de dificuldades e isso só me atrapalhava. Hoje sei que tudo é questão de tempo. Se eu me esforçar, uma hora vai sair direto.  Tendo o tempo adequado para estudar e ensaiar, sei que no show dará tudo certo. 

Muitas vezes ficamos repetindo e repetindo algum trecho para ajudar o outro a pegar aquela parte encrencada da música. Outras damos aquela olhadela estratégica para dar a dica de alguma entrada da música que nosso companheiro de banda está inseguro. É tão lindo notar o empenho de todos, ali somos um só e o protagonista é a música.

Tenho a sorte de estar em grupo de ensaio onde realmente não há estrelas. Todos estão ali para fazer o que amam: Tocar!  Ninguém quer aparecer mais que o outro. Não há chiliques, não há ciumeiras. Nosso clima nos ensaios sempre é muito bom. Tão bom que sempre passa voando! Eu já fico contando os dias para ensaiar logo que o ensaio termina!

A foto que ilustra o post é do último show do QEQS que ocorreu em Maio. Foi um show bem bacana! Repertório bem bom  e a gente estava bem afiado. Claro que ocorreram uns tropeços, mas contornamos e show seguiu bem até o fim. E eu já estou com saudades do palco. Mas ainda temos tempo. Palco só em Novembro. Até lá, muita ralação.

Como sempre, o novo repertório sempre é mais desafiador. Ao montar um repertório, além de seguir as regras da temporada determinadas pela School Of Rock, procuramos tocar músicas diferentes e que sejam mais complexas. Só assim melhoramos como músicos. Fugimos da zona de conforto. Não faz sentindo estar em uma escola e optar por tocar sempre mais do mesmo. O desafio nos move, junto com o amor pela música. 





Comentários

  1. linda foto! essa banda é ótima. uma vez eu vi uma cantora famosa ensaiar ela parava a cada segundo (exagero meu) para tirar dúvidas e já tinha feito essa obra. achei que ela ia errar tudo e na estreia foi perfeição total. nunca tinha visto um ensaio com alguém tão detalhista, mas como vc disse, cada um tem um jeito de aprendizado. os atores tb contam como decoram textos. cada um tb tem seu jeito. uns desenhos, outros batem o texto com alguém, uns colocam iluminadores. parabéns pelo belo trabalho de vcs. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode