Virada Estrelar



Depois do feriadão agitado, eu confesso que estava com muita preguiça de encarar a Virada Cultural. Quase a preguiça venceu. Foi por pouco, mesmo. Este ano o Planetário do Parque Ibirapuera fez parte da programação da Virada Cultural e isso me animou. Eu sempre gostei de planetários e lembro que fiquei encantada das vezes que fui quando era criança. Resolvi ir na sessão das duas da manhã (de sábado para domingo). Fui com Wally e Sugarbaby. Gostei de estar no parque em um horário tão inusitado. Este é para mim o maior charme da Virada Cultural, ter a chance de ir aos lugares em horários alternativos e impossíveis de ir em situações normais. Para meu espanto muita gente teve a mesma idéia. E para nossa sorte, tivemos a idéia de comprar os ingressos com antecedência. Compramos pela internet, apesar do site ser confuso, deu tudo certo e para minha surpresa não foi cobrada taxa de conveniência. Muitos dos que foram ao planetário sem ingresso previamente comprado, perderam a viagem, pois estes esgotaram umas 2 horas antes da sessão.




O planetário foi reaberto há pouco tempo, depois de passar muitos anos desativado e abandonado. Hoje está todo reestruturado, com poltronas confortáveis. A sala de projeção está linda. E o projetor é bem moderno e compacto. Eu lembro bem do projetor antigo, que era enorme, parecia um monstro intergalático. Assistimos à projeção denominada Planetas do Universo, que conta com a narração do ator Ailton Graça. No começo eu fiquei apreensiva, pois as imagens exibidas são de água, geleiras e o texto fala sobre o desequilíbrio da natureza. Deve ter sido por pouco tempo, mas para mim pareciam minutos eternos e eu só me perguntava onde estavam as estrelas e Saturno. Mas de repente tudo ficou escuro para valer e as estrelas apareceram em toda sua beleza e intensidade. Foi emocionante mesmo. Deste ponto em diante foi um deslumbramento só. Muitas imagens lindas das estrelas e planetas, acompanhadas de informações pertinentes e "traduzidas" com perfeição para que leigos como eu pudessem compreender. Sim, Saturno apareceu e ainda por duas vezes. Realmente é o planeta mais legal do universo. Sou fã de Saturno, é meio estranho ser fã de um planeta, mas desde sempre gostei muito de Saturno. A razão eu não sei.
Em alguns momentos o céu estrelado se move e se tem uma sensação linda e um tanto perturbadora, parece que a gente que se move, que estamos em uma nave viajando pelo céu. Saí de lá encantada. O céu cheio de estrelas é algo lindo mesmo, pena que aqui em nossa cidade é praticamente impossível ver as estrelas. Ao sair do planetário olhei para o céu e vi apenas a Lua solitária, linda , mas apenas com uma estrelinha por perto. É, céu estrelado aqui em São Paulo somente no planetário.


Visitem o planetário do Parque Ibirapuera, vale a pena!


Comentários

  1. oi Marion! Que raiva. Pelo terceiro ano consecutivo perco a virada por não estar em Sampa. Mas juro que depois de ler esse post, me deu mais desespero, porque eu adoro estes programas notívagos. Mas fazer o que? To louco pra ir lá agora que reformaram...Bjos!

    ResponderExcluir
  2. adorei as estrelas.. lembrei do sitio onde a noite o ceu era bem estrelado qdo eramos pequenas :)

    ResponderExcluir
  3. eu tinha muitos eventos que não estavam na virada cultural e como prefiro lugares mais calmos priorizei os que tinha me compromissado. eu tenho acompanhado matérias do planetário reformado. era fascinada pelo antigo e faz tempo que quero ver o novo, mas ainda não fui. acho bacana a madrugada de programação, mas gosto de dormir, então deixo pra ver quando estou bem acordada pra não dormir no banco da apresentação hehe. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Tak, espero que consiga ir na próxima virada. E vá ao planetário!


    Sugar, é, o céu do sítio é bem estrelado!

    Pedrita, sem chance de dormir durante a sessão do planetário e olha qu eeu estava morrendo de sono! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoraria ter ido à virada e sobretudo ao planetário, pq tenho muita curiosidade por conhecer. Lembro que fui ao show da Adriana calcanhoto na virada de 2005, no jardim do museu do Ipiranga.
    Foi inesquecível!
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Pô, que legal, achei que na virada só tinha show! Quando eu era criança eu amava o céu, cheguei a fazer um livrinho pro Pense Bem sobre astronomia, hahaha... Pena que meu fim de semana foi corrido e não deu pra ir praí =(
    Aliás, nem tô conseguindo entrar no MSN, tô enrolada com uns trabalhos da pós e coisas pra fazer antes da viagem... mas dia 1 estarei aí por perto, vou no show dos Engenheiros do Hawaii no Citibank! Fica perto da sua casa?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Mari, eu acho a Virada cultural um evento muito legal e tem os mais diversos tipos de acontecimentos!

    Oi Rê! O "palace" é pertinho de casa! Não sei chamar pelo nome novo! Você vem passar o dia todo aqui? Me liga para a gente tentar se encontrar! Beijos

    ResponderExcluir
  8. siiiiiiim, meu niver foi great!!!

    tahnks chuchu!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Patry, é provável que a gente vá só no horário do show, porque nossa semana vai ser corrida e ainda temos algumas coisas pra ajeitar até nossa viagem de domingo =)
    Depois te explico melhor por msn (são 10 e meia da noite e eu acabei de terminar meu trabalho da pós... aaaafff vou dormir agora!)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. puxa, eu sou doida pra ir num planetário! Vamos incluir esse passeio quando eu for visitar vcs? Ah, e saturno tb é meu preferido, mas é fácil saber pq: ele é o "primo diferentão"!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode