Autores


Quando eu me entusiasmo com alguma coisa, sempre acho que não vou conseguir escrever à respeito. Acho que não vou conseguir traduzir em palavras as sensações que eu sinto. E é assim que sinto agora para escrever sobre o livro "Autores - História da Teledramaturgia". É um projeto da TV Globo que conta com entrevistas de 16 autores de novelas divididas em 2 volumes. O livro é muito melhor do que eu esperava, as entrevistas são extensas e bem conduzidas, e fazem um retrospecto da carreira do autor e detalham bem o seu método de trabalho. Como o livro é composto por entrevistas independentes, não há uma ordem específica de leitura, assim eu comecei a minha leitura pela entrevista do Gilberto Braga. Tinha que começar por ele, pois ele é o autor da minha novela preferida, " Força de Um Desejo" e eu estava muito curiosa para saber o que ele falava sobre esta novela. Fiquei feliz da vida ao saber que ele adorou escrever a novela e que gostou muito do resultado. E como eu, ele também não entende porque a novela teve baixos índices de audiência. A entrevista dele é uma delícia de ler, fiquei impressionada com a sua sinceridade . Ele descreve como é o seu esquema de trabalho, como se organiza com os colaboradores. Ele detalha também como é seu processo de criação e a escolha dos atores, até comenta quais novelas ele gostou e quais ele odiou escrever. Gostei muito de saber que Gilberto Braga considera um desrespeito a revelação dos acontecimentos da novelas. Eu sempre pensei assim, acho um desrespeito com o telespectador revelar o que vai acontecer e um desrespeito com a novela também. E hoje em dia é praticamente impossível fugir dos spoilers das novelas, infelizmente já me conformei com isso .

O livro está me encantando mesmo, eu leio com entusiasmo. É empolgante saber os detalhes da criação de novelas que eu assisti, saber como surgiram os personagens que me encantaram ou que eu adorei odiar. Agora estou lendo a entrevista da Glória Perez, estou bem no comecinho ainda. E com esta entrevista descobri que o livro, apesar de ser um projeto da TV Globo, fala das novelas que foram exibidas em outras emissoras. Estou na parte em que Glória Perez fala da novela "Carmem" que foi exibida na TV Machete. Eu já dei uma sapeada nas outras entrevistas, para procurar relatos sobre novelas que eu mais gostei. Acho que vou gostar de todas as entrevistas
, eu gosto de saber do processo de criação de cada um, como um autor se organiza para escrever, as dificuldades e os sacrifícios contidos nesta profissão. Para mim este livro é especial, pois as novelas são parte importante da minha vida. Sempre assisti novelas, e me emociono com elas. E ler este livro é emocionante para mim, pois com ele estou sabendo como as novelas que eu assisti surgiram e o que elas representam para seus autores. Com certeza este livro já entrou para a lista dos meus livros preferidos, mesmo eu tendo ainda muitas e muitas páginas para ler. Mas já sei que estas páginas que estão por vir vão me empolgar também.


Comentários

  1. Adoreeei, quero ler!!! Nem pelas novelas (faz tempo que não assisto) mas o processo de criação deve ser algo bem louco e eu queria muito saber como é :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei muito animada quando vi o comercial sobre o livro e mais animada ainda quando vc falou que é bom. eu tb gosto muito de conhecer processos de criação. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Eu via muita novela tb. Antes de me mudar, deixei de vê-las. A que mais gostei foi Meu Bem, Meu Mal e O Cravo e a Rosa. Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Rê, acho que você vai gostar do livro. Escrever novela deve ser muito difícil, além do tamanho descomunal da obra, o autor tem que conviver com imprevistos e interfeências em sua história, sendo obrigado a mudar tudo de uma hora para outra. Deve ser muito complicado isso .

    Pedrita,o livro é uma delícia de ler. Estou adorando saber os detalhes das novelas, os problemas com as escalações de atores... é realmente um livro revelador.

    Mari, eu adorei o Cravo e A Rosa. Me divertia muito com a Catarina e o Petrúchio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah, mostrei seu post pra minha amiga noveleira e ela tem o livro :) Logo logo vou ler!

    ResponderExcluir
  6. Rê, que bom! :) Depois me conta se gostou!

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode