Civilizados?



O trânsito é sempre crítico por aqui. Muitos motoristas parecem que só pensam em chegar em seu destino o mais rápido possível, não se importando em fazer barbeiragens ou desrepeitar as leis de trânsito para atingir a sua meta. Para tentar mudar este cenário o governo iniciou uma campanha, com comerciais na TV, para estimular a direção responsável e a gentileza no trânsito. A intenção e ótima, mas eu acho a abordagem equivocada. São mostradas cenas que habitualmente vemos no trânsito transportadas para outras situações corriqueiras, como a fila do supermercado ou o elevador. A pessoa passa na frente dos outros e atropela tudo e todos só para chegar mais rápido. A idéia é mostrar que é muito feio agir assim no trânsito. As propagandas foram concebidas como se a pessoa que não tem cortesia no trânsito, só é assim quando está atrás do volante e que na vida cotidiana o mau motorista é uma pessoa que respeita as regras e as outras pessoas. Eu discordo disso, pois acredito que quem não respeita o motorista ao lado ou um pedestre está apenas refletindo no trânsito o comportamento que tem em sua vida fora do carro. A sensação que tenho é que há uma falta generalizada de educação, respeito e gentileza, não importando o ambiente em que estamos, seja na rua, no ônibus, no shopping center, na internet ou na balada. As pessoas parecem que só pensam nelas mesmas. Numa calçada estreita, eu percebo que se eu não páro para a outra pessoa que vem no sentido oposto passar, ela vai passar por cima de mim. Reparo que sempre sou eu que dou passagem. No ônibus é a mesma coisa, pessoas que sentam como se estivessem no sofá da sua casa, se esparramam no assento e eu fico espremida. Nas filas em geral sempre há gente furando, tentando passar na frente na maior cara de pau. No cinema as pessoas também não sabem se comportar, ou não desligam o celular ou ficam conversando como se estivessem sozinhas na sala de exibição. Acho que deveria ser criado um programa amplo para educar melhor o nosso povo, para mostrar às pessoas como se portar em sociedade, que é importante respeitar o direito do próximo e ser gentil com os outros. A nossa vida seria muito melhor com mais gentileza e educação. Deviam aproveitar que vamos hospedar eventos mundias nos próximos anos e reeducar todo mundo. Seria ótimo tanto para nós, como pra os turistas, que encontrariam pessoas educadas e gentis para recebê-los por aqui.

Comentários

  1. eu acho q essa conduta tem a ver com o mundo competitivo. vc tem q ser ousado, não ser passado pra trás, produtivo, rápido, senão é um perdedor. com isso todos querem se mostrar competitivos e vemos essa infinidade de falta de educação. muito triste. acho bom uma campanha, acho bom aula de transito nas escolas. mas há ainda muito o q fazer. deixar alguém entrar na sua frente no transito não é ser passado pra trás e sim, educação. e eu não gosto de profissionais q passam por cima de qq um pra se dar bem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Não sei se tem explicação pra esse comportamento, mas me parece que o brasileiro é um povo egoísta, que só pensa em si mesmo, esquece que o outro tbm merece seu espaço. É só ver qta gente tem por aí exigindo seus direitos, mas sem se importar com seus deveres... sinto que as pessoas não olham além do próprio umbigo e assino embaixo das situações desagradáveis que vc citou - aqui perto de casa tem uma escola e sempre passo na frente pra ir pro ponto de onibus, bem na hora da entrada de manhã. A escola é de 2o grau, enquanto eu ia muitos alunos vinham em grupo ocupando a calçada toda e NUNCA nenhum deles me deu passagem - detalhe, eu lá super grávida tendo que andar pela rua... e se os jovens já são assim, não espero melhora no futuro a menos que algo muito radical seja feito pra educar o povo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Essa sensaçao de que, se eu nao desvio na calçada, vao passar por cima de mim tb acontece comigo aqui. Sabe o que eu estou fazendo? Tampouco desvio eu! Vamos ver em quem dói mais.

    ResponderExcluir
  4. Vocês já tentaram sair do vagão do metrô em uma estação lotada.

    Essa Copa do Mundo va ser um horror...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, talvez você tenha razão. As pessoas só querem se dar bem. Triste isso.

    Rê, as novas gerações parecem mesmo não ter educação alguma, respeito algum pelos outros. O mundo vai virar uma baderna assim.

    Mari, depois em conte se sua técnica deu certo!

    Elvira, metrô lotado é o inferno. Eu sempre tenho medo de ser jogada no chão no meio do empurra-empurra. Terrível. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa,eu sinto isso mesmo aqui tbem com relacao aos brasileiros,e aqui fica muito mais evidente pq o pov japones eh em geral bem educado e esta sempre pensando na pessoa ao lado e nao em si soh.
    Fui renovar minha carteira de motorista hoje e assisti uma hora de aulinhas de transito e falavam o tempo todo exatamente disso,da educacao,dirigir sem pressa,sempre o tempo inteiro pensando no bem estar de todos ao redor,eu tenho historias de transito engracadas e inacreditaveis de se acontecer no Brasil,um dia conto no blog algumas delas.
    Beijossssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode