Lei sem razão



Uma nova lei, se aprovada, vai provocar situações surreais, para não dizer ultrajantes. Está tramitando no congresso um projeto de lei que visa garantir aos amantes direito à pensão e à partilha de bens! De acordo com a autora do projeto, esta lei é um compromisso ético e que pretende responsabilizar/penalizar  o homem por ter uma relação extraconjugal. Para mim esta lei é um despropósito. Quem vai acabar sendo penalizada  é a esposa do cidadão. Qual é o embasamento para se propor uma partilha de bens entre um homem casado e sua amante? Não há coerência nisso. Em primeiro lugar, a amante nunca pode se fazer de vítima (o que é claramente o enfoque que a lei pretende dar), pois já entrou na história sabendo que não é a mulher oficial e que o cara tem esposa e tudo mais. Segundo, bens devem ser divididos entre aqueles que contribuíram para a sua aquisição. E em que situação uma amante vai contruibuir para o aumento de patrimônio do home casado? Em geral a amante faz que o cara tenha mais despesas e só.  Agora, é justo obrigar a esposa a dividir seus bens com a amante do marido?  É a esposa que está ao lado do cara todos os dias, curtindo não só lado bom , mas  aguentando todos os perrengues que um casamento tem,  e é ela que tem contribuição  no aumento de patrimônio do casal. Um verdadeiro absurdo dar todo este respaldo legal e financeiro à um/uma amante. É praticamente a profissionalização das marias-chuteiras, marias-passaportes e afins. A lei torna um ótimo negócio ser amante e manter o caso por um par de anos. Quase um plano de previdência. A mulher fica de caso com o cara, depois de um tempo termina tudo e ainda vai ao juiz pedir reparação pelos anos passados ao lado de um homem casado. Sai da história com bens e uma boa bolada de dinheiro. E sem ter feito investimento algum! Isso sim é um ótimo negócio. Assim num futuro próximo, em vez das meninas falarem que querem ser modelos ou atrizes, vão dizer que querem ser amantes para garantir um bom pé de meia. Uma palhaçada. Piada de mau gosto. Sinceramente, uma mulher que tem a cara de pau de pedir pensão e partilha de bens ao amante não presta. Para mim é simplesmente uma aproveitadora. A amante somente tem direito de pedir pensão se teve um filho com o cara, afinal, a criança não tem culpa da situação em que foi gerada e o pai tem que assumir a criação deste filho. E para por aí. Não julgo a mulher por ter optado em ser amante, cada um tem suas razões e afinal, a gente não manda nos sentimentos, não escolhe por quem nosso coração vai pulsar mais forte. Mas ela não pode pedir indenização por uma situação  na qual  ela entrou conscientemente, sabendo que não podia esperar nada daquilo, além de encontros eventuais às escondidas. Algo que não consigo aceitar ou ver alguma razão palpável para isso. Tanta coisa importante para resolver neste país e aparece uma lei descabida destas. Desanimador. 



Comentários

  1. Gente, que loucura! Eu nem sabia dessa lei.
    Também não julgo moralmente uma pessoa por se envolver com alguém casado, mas dar-lhe o direito a uma parte do patrimônio da esposa oficial é demais! Como você falou, lei descabida.
    Tomara que seja vetada!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia dessa lei! Que absurdo! Não faz o menor sentido... realmente virar amante vai passar a ser profissão! Outro dia descobri que tem uma lei que procura impedir golpes do baú (pra mais de 60 anos, acho, o casamento não pode ser com divisão de bens ou algo assim), achei sensato, mas essa agora... é pra rir né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Rê, esta lei me deixou realmente indignada. E para completar o absurdo, a tal da lei da amante vai fazer parte do Estatudo da Família!

    Rê, a lei das pessoas mais velhas eu já tinha ouvido falar e acho bem correta. Agora a lei da amante é um despropósito mesmo. Parece até piada mesmo, né? Só neste país...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Marion.

    Eu já tinha ouvido falar dessa lei. Se for aprovada vai ser o fim da picada.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode