Avalon High



A primeira vez que ouvi falar do livro "Avalon High" dei risada. Só pensava na cara do Wally de desespero em pensar em uma adaptação da história do Rei Arthur ambientada em um colégio americano nos dias de hoje.  Eu também pensei que a combinação Rei Arthur + high school só poderia em resultar em um livro tolo e ruim. Mas eu estava totalmente errada. Meg Cabot fez um livro envolvente e com uma trama dinâmica e nada tola. 

O livro caiu em minhas mãos totalmente por acaso. Foi uns dias antes do aniversário do Wally, eu estava na Saraiva comprando uma caixa para o presente dele de aniversário e me deparei com o livro. Não resisti e resolvi dar o livro de aniversário, como presente número dois. Tinha a intenção de lê-lo, mas não pensei que leria tão cedo. Mas, de novo, por acaso comecei a ler.  Foi na sexta-feira da viagem para Foz quando o vôo foi cancelado e passei a noite no aeroporto. Wally estava com o livro na mochila e aí peguei para ler, afinal tinha que arranjar algo para ocupar o meu tempo. Comecei a ler e não queria parar mais. Adorei o livro desde as primeiras páginas. 

"Avalon High" conta a história de Elaine, uma garota que muda para a cidade de Annapolis  e começa a frequentar o colégio Avalon High. Ela é do tipo CDF, não gosta de se empetecar e está cansada de mudar de cidade por conta das pesquisas dos pais, professores universitários , pai especialista em história medieval e a mãe estudiosa da lenda do Rei Arthur. Por conta disso ela teve seu nome inspirado em uma persongem da lenda arthuriana, Elaine de Astolat, a Senhora de Shalott. Ela nunca deu muita importância à este fato, na verdade, até implica com o nome, por achar muito diferente. No colégio começa a conhecer gente com nomes também relacionados à mundo do Rei Arthur, no começo acha isso apenas curioso, depois de alguns acontecimentos começa a ficar encucada, pensando se realmente havia alguma ligação daquelas pessoas com o Rei Arthur. Aos poucos ela e o leitor vão descobrindo o que realmente acontece naquele lugar onde até o nome do colégio remete à lenda Arthuriana. Elaine narra a história de forma bem informal, faz comentários afiados e muitas vezes engraçados. Ela é muito crítica e bastante cética. O que faz a história ficar bem divertida. 

Eu não sou uma especialista em Rei Arthur, mas aprendi muito já sobre a lenda através dos filmes que vi, dos posts do Camelot Or What e, claro,  em conversas com Wally. Assim posso dizer que o livro é bem cuidadoso com os fatos "históricos", se preocupa em  citar dados corretos, se apegando à versão mais tradicional da lenda do Rei Arthur. Não conhecia a Senhora de Shalott, aprendi com o livro que ela foi apaixonada pelo Lancelot e morreu, literalmente, de amor por ele.  No livro é citado o poema Afred Lord Tennyson que narra a  triste história de Lady Elaine. Cada capítulo começa com uma estrofe do poema no idioma original, acompanhada de uma tradução. É um poema lindo, escrito em Inglês bem antigo, quase indecifrável para mim. Assim acompanhamos a história da Elaine antiga junto com as aventuras da jovem Elaine em seu colégio novo. 

Me envolvi  e me diverti com a história. E já estou curiosa para ler a continuação, "Avalon High - A Coroação : A Profecia de Merlin".  

Vale a pena ler! 




 

Comentários

  1. Estou repassando mentalmente o que li sobre a senhora de Shalott. Honestamente, não lembro dela, do jeito que provavelmente o Lancelot não lembrou; seja como for, o livro vai servir de roteiro para pesquisar novamente pelo nome e ver o que posso dizer a mais.
    Fico animado ao saber que o livro não apenas respeitou as fontes mais conhecidas, como também fez um ótimo conto, divertido e desencanado.
    Otimo presente, mesmo que ainda não li! Agora é minha vez, né?

    ResponderExcluir
  2. Eu Adoro a Meg Cabot, acho-a divertidíssima, mas tbm tinha medo dessa adaptação. Pelo jeito é uma boa leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amor, você vai gostar da protagonista, tenho certeza. Acho que vai mesmo curtir o seu presente, mesmo sendo livro para meninas...rs

    Rê, foi o primeiro livro que li dela. Você vai adorar este livro.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode