Os livros da minha vida

Recebi da Andréa a missão de listar os 5 livros que mais marcaram a minha vida. Uma bela missão mas um tanto complicada para mim. A primeira dificuldade é o fato de fazer uma lista com os 5 livros que mais me marcaram, sou terrível para listas, pois fico numa indecisão enorme e quando finalmente a lista sai, acho que não está fiel à realidade. Além disso, acho que não sei escrever sobre livros, talvez falta de costume, pois raras foram às vezes que fiz posts sobre literatura. Mas resolvi levar o desafio adiante e aqui está minha lista ( sem ordem de preferência ) :


A Princesinha de Frances Hodgson Burnett - 1905 . Li este livro quando estava na escola, deve estar na quinta ou sexta série. Não lembro bem. Até hoje a história da pequena Sara Crewe me emociona. Ela passa por momentos muito difíceis, quando o pai morre na guerra e vira empregada do colégio interno onde estudava. Mas mesmo sendo maltratada, ela não torna-se uma pessoa amarga. Gosto muito da amizade dela com a Becky, a outra menina-empregada do colégio. Ainda quando desfrutava das mordomias da escola, Sara era a única pessoa gentil com Becky. É um livro sobre amizade e hipocrisia. Uma linda história que ganhou uma bela versão cinematográfica, sobre a qual escrevi um post há um tempo atrás. Esta não é a foto do meu livro, no momento o seu paradeiro é desconhecido... mas logo ele reaparece.



Jane Eyre de Charlotte Brontë - 1847. Li este livro em Inglês na década de 90. Claro que não foi a versão original, e sim uma versão com liguagem atualizada e preparada especialmente para estudantes da língua Inglesa. Uma obra sobre uma linda história de amor. O relacionamento de Jane com Mr. Rochester é algo precioso. É um amor que começa timidamente e com a convivência deles e vai se fortalecendo e quebrando as barreiras que os separam. Ele um rico senhor e ela a tutora da pequena Adele, filha dele. O livro tem alguns mistérios também, que faz o leitor suspeitar do carácter do Mr. Rochester. Reli este livro algumas vezes. Esta história também foi adaptada para o cinema. Mas prefiro o livro ao filme.



O Vampiro Lestat de Anne Rice - 1985. Este é o segundo livro das Crônicas Vampirescas, mas foi o primeiro que li. Ler fora da ordem não atrapalhou, pois a autora faz neste livro um resumo de A Entrevista com o Vampiro. Este livro é muito especial para mim, já pensei em escrever um post sobre ele muitas vezes , mas nunca fiz. Sempre achei que não conseguiria escrever um post que traduzisse o meu amor pelo Lestat e por seu universo. Encontrei Lestat pela primeira vez em 1991 e foi paixão instantânea. Lestat é um vampiro lindo e envolvente. Um tanto instável emocionamente, o que o leva a praticar algumas maldades, mas ele não é um vampiro do mal. É alguém com virtudes e defeitos que por vezes se perde e segue caminhos equivocados. Enfim, é uma pessoa "normal", se é que um vampiro pode ser considerado normal. O livro conta a jornada de Lestat, que depois de anos dado como morto, ressurge e vira estrela de rock. Sim, ele vira cantor de rock e que cantor! Sempre quis ver o Lestat em um palco cantando e consegui isso ao assistir o filme A Rainha dos Condenados. O filme é podre, mas vale por esta cena. Mas se quiserem conhecer o Lestat, além de ler o livro, aconselho a assitir ao fime A Entrevista com Vampiro. Maravilhoso. Confesso que levei alguns anos para aceitar que gostei do filme, foi difícil aceitar o Tom Cruise como o Lestat. Mas o filme na época me cativou por causa do Brad Pitt como o vampiro Louis ( o amor da vida do Lestat). Perfeito. Melhor parar por aqui, senão me entusiasmo e fico só falando do Lestat, vamos ao próximo livro!



O Moço Loiro de Joaquim Manoel de Macedo - 1845. Li este livro por obrigação. Era parte da lista de livros da aula de literatura, não me lembro bem se foi na 8ª série ou no primeiro colegial e, como era normal naquela época, comecei a ler o livro de cara "fechada", pois em geral nunca gostava do que era obrigada a ler. Mas com este foi tudo diferente. Me encantei com o livro e o guardo até hoje. É uma história de amor, onde a jovem Honorina (pobrezinha, merecia um nome melhor!) recebe mensagens de amor de um jovem desconhecido e que utiliza o pseudônimo de Moço Loiro. É uma obra com mistérios e muito romantismo.


Maurice de Edward Morgan Forster - publicado postumamente em 1971, mas escrito no início do século XX. Não lembro como conheci esta obra, a li no final dos anos 80. Provavelmente li o livro por ter visto e gostado muito do filme de mesmo nome e lançado em 1987. Realmente não lembro a ordem dos fatos. O livro é um romance homossexual, que conta a história de Maurice jovem inglês que se apaixona por seu colega de faculdade Clive. O livro relata a vida de Maurice da adolescência até a idade madura. Conhecemos seus dramas internos e sua dificuldade por ser diferente do padrão imposto pela sociedade. O livro me mostrou que não há nada de errado em um amor entre pessoas do mesmo sexo. É amor e pronto. Com certeza me ajudou a ser uma pessoa sem este preconceito que permeia nosso mundo até hoje.


Pronto, cinco livros listados!
Mas não posso deixar de mencionar a trilogia de Griffin e Sabine, que mereceu um post ano passado. Para não burlar a "regra" da missão, não escreverei sobre o livro aqui, mas deixo o link do post.

E cadê o Harry Potter? Com certeza merecia estar nesta lista, mas só posso indicar 5. Com certeza os livros do Harry são marcantes na minha vida... Viu, não disse que sou péssima para listas? Se eu pensar muito mudo tudo...

Bom, abaixo os escolhidos para dar prosseguimento a esta corrente blogueiro-lierária. Novamente, muito difícil escolher...

Renata - blogueira, escritora e apaixonada pelos livros do Harry Potter como eu.

Sugarbaby - irmã da blogueira, que gosta muito de ler e que contribuiu para que eu tivesse as fotos do meus livros, que estão guardados na casa da mamãe.

Mari - um incentivo para minha querida amiga ressuscitar o seu morinbundo blog.

Fernando - um bom jeito de conhecer um pouco mais sobre meu blogueiro amigo.

Luís - blogueiro, escritor e leitor invisível deste blog, faço esta indicação como um incentivo para animar o seu blog que anda meio paradão.

E quem mais estiver a fim entre no clima e liste seus livros preferidos! :)

Comentários

  1. pronto amiga, fiz a minha lição de casa também. vou ler a sua. que máximo, não conheço a princesinha. ah, não vem não, jane eyre é um clássico. amo essa obra, tenho uma edição antiga aqui que era de algum parente e veio parar aqui na minha casa. eu li em português. o vampiro não li ainda, anotado. as professoras na escola também eram péssimas para indicar livros. se não fossem os agatha christie da biblioteca da minha mãe nunca teria me apaixonado por literatura. não conheço o moço loiro. que máximo. nunca ouvi falar, anotado. nunca ouvi falar em maurice, anotado. eu tb se pensar mudo tudo, fiz no impulso, nao pensei nos que não coloquei para não começar de novo, começar de novo, começar de novo e nunca terminar a incumbência. legal amiga. adorei sua lista. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Ai meu jesuis hehee vou pensar na listinha risos... mas é muito dificil... até o final da semana sai risos

    ResponderExcluir
  3. Bendita a hora em que a Vivien me pôs nessa berlinda. A gente acaba mesmo, como você disse, conhecendo mais o amigo blogueiro através dela. Amo a Princesinha de paixão e Mairice só vi o filme...Jane Eyre foi o que eu li por obrigação, na facul, muito bom, né? bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita! É Jane Eyre é um clássico! Que bom que gostou da minha listinha! :)

    Sugar, espero por sua lista!

    Déia, a gente pode saber bastante de uma pessoa ao saber que livro ela gosta, que filme curte e estilo de música. Acho bem legal saber estes detalhes. Adorei a corrente literária! :) Legal saber que temos alguns livros preferidos em comum!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Marion,
    Gosto de alguns dos livros que você citou. Não poderia deixar de dizer, porém, que também tenho um fraco pelo Harry Potter.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Patry, eu não conheço nenhum desses livros que mencionou, mas valeram as dicas!! Fazer listas é complicadíssimo, sempre fico muito em dúvida, é difícil dar notas para as coisas que gostamos! Mas não vou conseguir escapar, já que você me indicou, hehehe... Tem uma historinha da turma da mônica que fala sobre correntes - se você passa pra alguém, a pessoa fica presa a ela e tem que passar adiante sem choro nem vela, senão toma algum castigo desconhecido... hehehe me lembrei disso agora =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Lord, que bom saber que gosta do lisvros do Harry Potter também! Eu estou lendo o último livro e estou gostando muito.

    Rê, aqui não tem maldiçao não se a corrente não for levada em diante! hehehe É corrente do bem! ah , com eu sei como é difícil fazer listas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a convocação! Não farei a listinha hoje, pois tenho que dormir cedo... amnhã vou pra Sampa e passo o dia aí, nem sei que horas retorno ao meu lar. Mas prometo que, até o fim da semana, posto a lista dos livros que eu amei ler lá no meu blog!

    Ah, Maurice é fodástico mesmo, foi um livro me ajudou muito quando eu ainda estava naquele estágio de auto-aceitação da minha sexualidade. Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Fê, que bom que ficou entusiasmado! ;) E não tenha pressa, fazer a listinha leva tempo mesmo! Beijão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode