A Alma Boa de Setsuan


Domingo Wally e eu fomos ao Teatro Renaissance asssitir à peça " A Alma boa de Setsuan" de autoria do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e protagonizada por Denise Fraga. Foi uma sessão fechada,Wally ganhou os convites de um amigo que não teria como ir ao espetáculo. Foi assim tudo de repente, uma ótima surpresa. Foi a primeira vez que vi a Denise Fraga em uma peça e fiquei encantada com sua atuação. Ela interpreta a prostituta Chen Tê, a pessoa mais bondosa da cidade de Setsuan, interior da China. Mas por ser tão bondosa, Chen Tê se vê cercada de pessoas que somente querem tirar vantagem dela. Ela ganha um dinheiro e melhora de vida, mas não consegue lidar com os folgados que vivem pedindo favores e assim se disfarça de homem, que se apresenta como primo dela, para conseguir impor respeito. A peça trata do dilema de como ser bom em um mundo cheio de maldades e pessoas de má fé. Como continuar sendo bom e ao mesmo tempo impor limites aos abusados? Esta é a luta de Chen Tê. A peça conseguiu um equilíbrio perfeito entre o drama e a comédia. Fica no limite de cada um, alternando momentos de leveza e tensão durante a história. Todo o elenco está maravilhoso, com performances cativantes. Eu gostei muito da atuação de Ary França como Deus. Um Deus um tanto desanimado com o mundo que criou, mas mundo engraçado também.
A montagem é muito dinâmica, com o cenário sendo montado e desmontado de acordo com as etapas da história. Todas as mudanças do cenário são feitas pelos próprios atores. E todo o elenco fica no palco durante o espetáculo todo, mesmo que não estejam de fato em cena. Isso foi algo que achei bem curioso. O "camarim" fica no palco. Quando entramos os atores estavam se maquiando, terminando de arrumar o figurino. Cada um com seu canto particular, onde era possível identificar itens pessoais como fotos. Todos ali se preparando para o espetáculo. Quando o espetáculo começa o "camarim" vai se transformando em cenário. Montando a atmosfera para entrarmos na história. Um lindo espetáculo. Para ver mais fotos da montagem cliquem AQUI. Eu tenho a suspeita que estas fotos, inclusive a do post, foram tiradas durante a apresentação que eu vi. A peça entra em cartaz no próximo fim de semana e a temporada vai até o mês de setembro. Vale muito a pena! :)


Comentários

  1. Eu adoro teatro. Pena que é uma diversão um pouco cara, então não podemos ir sempre. E acho a Denise Fraga brilhante. Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Lilica, eu também vou pouco ao teatro. Também acho caro. Uma pena ser tão caro.
    E a Denise Fraga no palco é maravilhosa. Uma atriz e tanto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. a minha amiga comentou dessa peça no blog dela http://terceirosinal.zip.net/ - tenho vontade de ver esse espetáculo. eu gosto muito da denise fraga no filme por trás do pano onde ela interpreta uma atriz iniciante que vai atuar com um ator já renomado interpretado pelo luís melo. ebeijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Ae... ae.... tá vendo o filme que te falei... esse por trás do Pano que a Pedrita falou... foi quase todo gravado em Americana...

    Eu tb sou fã dela... desde muito!!! Uma simpatia a mulher...

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, depois vou lá no blog ler o post! :) Eu fiquei mais fã ainda da Denise!

    Demian, eu preciso ver este filme! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. gostei da resenha, se eu puder assistir a peça, depois desse texto, com certeza irei.
    beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode