140 letrinhas



Ando formatando minhas idéias em 140 caracteres. Isso está sendo bem mais usual do que eu poderia imaginar. Sim, eu me rendi ao Twitter e estou gostando mais do que esperava. A facilidade de postar direto do celular tem boa parte de culpa nisso tudo.  Mas o grande mérito do meu apego ao Twitter é dos meus amigos que lá estão.  Eles são inspirados e me fazem rir com suas tuitadas e assim ótimas pequenas conversas acontecem por lá. Famosos? Não sigo nenhum. Até agora não tive vontade, vez ou outra dou uma sapeada em algum Twitter de famoso, mas não me animo a seguir ninguém. Concordo com um amigo, os meus amigos são bem mais bacanas nas tuitadas que os famosos. Na verdade, nem é isso, a questão é que sinceramente estou mais interessada em saber o que os mais próximos têm a dizer. Sobre os famosos me informo mesmo pelas páginas dos jornais de fofoca da vida. 

O Twitter limita sim as idéias, pois tem hora que os 140 caracteres não bastam, para mim quase nunca bastam. Mas ao mesmo tempo ele é um amplificador de tudo que ali é escrito. O alcance é enorme. É como se a gente falasse o que pensa diretamente em um megafone. Acho que se as pessoas tivessem uma pouco mais de consciência disso se evitaria algumas tuitadas trágicas. Já li vários casos de pessoas que escreveram coisas que não deveriam e que até perderam o emprego!  Antes de clicar no botão "tweet" há que se pensar se aquilo é seguramente publicável. Se não for, guarde para você ou escreva num diário. Ali é um espaço público e um canal que está em destaque hoje, todo mundo fica de olho.  Pode-se, claro, restringir o acesso das pessoas ao que você escreve ali, mas eu acho que isso faz tudo perder a graça.  Eu pensei muito se fechava ou não o meu Twitter. Mas decidi deixar público, para qualquer um pode acessar. Mesmo quem não tem conta no Twitter pode visualizar o profile de alguém que deixa o perfil público. O meu está assim, aberto para todos, como é este blog aqui. Assim lá eu uso os mesmos parâmetros que aqui. O que for publicável no meu blog é publicável no meu Twitter também.  Coisas mais particulares ou ficam fora da Internet mesmo ou param no meu Facebook, onde o meu perfil é fechado e bem controlado. Só vê o que eu escrevo lá quem eu autorizo. 

Muito se fala da  grande exposição virtual que as pessoas se colocam hoje. Que isso é arriscado. Eu acho que tendo-se bom senso não é perigoso. Eu adoro as possibilidades de contato que há hoje em dia via Internet e não abro mão delas. E eu controlo o que desejo compartilhar por aqui. A chave é esta, cada um tem o poder de controlar o que quer deixar ao alcance dos outros na rede. Basta nunca esquecer que a Internet tem um alcance enorme e que tudo que é publicado pode ser reproduzido infinitamente por aí. Então, antes de clicar em qualquer botão publicar, pense bem, pense na imagem que quer passar. Se fizer tudo conscientemente, uma tuitada vai gerar bons momentos e nada de dor de cabeça.

Estão curiosos para saber qual o é o meu Twitter? Eu sei que alguns estão, pois o contador do blog me conta das pesquisas relacionadas ao blog que acontecem por aí. E estes dias apareceram algumas como Twitter do blog da Marion, Blog Marion Twitter ou Twitter da Marion. Antes de tudo, já adianto que este blog é muito mais legal que o meu Twitter. Mas quem quiser arriscar é só clicar AQUI.  


Bom fim de semana! 



 

Comentários

  1. eu não sinto muita dificuldade em escrever em 140 caracteres. acho q o q uso mais é colocar chamadas de matérias e links. eu acompanho alguns famosos pq gosto do q eles têm a dizer, mas alguns eu não dou follow pq realmente não me identifico com o q dizem. alguns q só falam: saindo, indo trabalhar, chegando, tá chovendo. q usam nem 5 caracteres, não me interesso. só qd o assunto é interessante. eu gosto mais do blog, mas q o twitter ajuda visitações pelas chamadas, isso ajuda. eu tb não vejo sentido em fechar twitter, como não vejo sentido fechar blog. pq nada é fechado, se vc autoriza alguém e esse alguém pega o q vc escreve e multiplica, deixou de ser reservado. e esse risco não gosto de correr. penso como vc, se eu não posso falar algo pra todo mundo, então tomo cuidado para colocar na internet. até mesmo email, pq o q foi escrito pode ser usado como prova. e alguém q recebeu algo reservado por email pode repassar indiscrimidamente. então é melhor se preservar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Twitter!

    Fora da Internet, sinto falta dessa liberdade de expressão que temos aqui. Às vezes digo o que penso e as pessoas já olham feio. Na Internet eu simplesmente não vejo a cara que fazem com as bobagens que eu escrevo!!

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, o mais famoso que sigo é o twitter do Adote um Gatinho e só. Eu acho que seguindo muita gente deve ficar uma bagunça o Twitter ehehe Ah e o seu fundo do twitter ficou lindo!

    Ana Maria, olha na internet a gente tem que é que tomar cuidado para não arranjar confusão. Infelizmente tem gente que não sabe lidar com opiniões diferentes. Mas eu acho que a gente tem que ser a gente mesmo, ser sinceros. Fazer tipo não cola mesmo. E eu acho que o meu Twitter está cheio de bobagens rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah, finalmente rendeu-se ao Twitter, hein? Eu também não sigo muita gente não, normalmente só quem eu conheço. E olha que eu sou um early adopter, e meu twitter existe há mais de 3 anos e meio (lembro-me que eu twitava sozinho pra mim mesmo. Bons tempos..heheh!) Ah! Agora que vc se rendeu, estou lhe seguindo.. Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. É, Tak, o Twitter me pegou!!! Espero que goste dos meus tweets eheh

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. amo o Twitter. Meu problema é a personalidade dupla!!!

    Adelaide não tem Twitter. E nem vai ter. Imagine eu gerenciando duas contas

    ResponderExcluir
  7. Delaidinha e eu adoro seguir a sua outra personalidade no Twitter!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu também nunca me interessei em seguir famosos, prefiro mil vezes ler o que pessoas próximas a mim têm a dizer, muito mais divertido. =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode