Dois em um



Hoje em dia está voga a empresa verde. Ou seja, as empresas fazem de tudo para passarem uma imagem ecológica para seus clientes, tentam mostrar que se preocupam com o meio ambiente e que se esforçam para reduzir os danos ambientes. Geralmente eu acho que tudo não passa de blá blá blá para inglês ver.  Tudo não passa de jogada de marketing e que de fato as ações não tem o impacto alardeado.  Mas tem coisa bacana sendo feita, ações práticas e que de fato visam reduzir os gastos com produção de materias e assim acabam reduzindo a poluição e tudo mais que a produção industrial causa de impacto negativo no meio-ambiente.  A Sony Ericsson é uma empresa que teve uma ação  ecologicamente prática e que achei muito legal. O meu novo celular veio com um cabo a menos que o celular antigo. Em vez de ter um cabo usb e um cabo com fonte para carregar a bateria, veio somente com um cabo que é dois em um. A ponta do cabo que tem o conector usb se conecta ao plug da tomada. Assim produziu-se somente um cabo, foi de fato feita uma economia de recursos. E tudo feito de maneira inteligente sem ter que cercear a qualidade ou funções do produto produzido. Eu acho que este é o caminho a ser seguido. As empresas têm que ter idéias para continuar a produzir seus produtos de maneira a usar menos materias e ao mesmo tem matendo-se fiel à qualidade de seus produtos.  O blá blá blá  que se escuta por aí de campanhas de dias sem acender a luz ou de não usar o carro, eu acho até ofensivo. Não podemos querer ser ecologicamente corretos renegando o progresso ou o estilo de vida moderno. Se for assim é melhor desligar tudo, enterrar toda a nossa tecnologia e voltar a viver na idade da pedra. O caminho é encontrar formas para adequar a produção de bens e a tecnologia ao que hoje se sabe que é o melhor para a natureza. E temos capacidade para isso. Basta vencer os interesses comerciais, que muitas vezes barram as iniciativas e apoiar as pesquisas que visam as tecnologias menos agressivas à natureza. O cabo de um celular pode parecer pouco, mas já é uma amostra que as coisas estão mudando, que as empresas estão de fato se preocupando em mudar. Um dia não maltrataremos tanto nosso planeta. Espero que não demore muito. 





Nota da blogueira: Sim, sou contra as campanhas bobas ecológicas, mas não sou uma pessoas que não ligue para a preservação da natureza. Reciclo lixo há tempos e tento não desperdiçar coisa alguma. Apenas não quero abrir mão do conforto da vida moderna e não acho que isso seja um pecado. AQUI o post sobre a reciclagem. Post de 2006. Fico feliz em notar que estou firme na questão da reciclagem, hoje devo reciclar mais coisas que na época do post.


Comentários

  1. Você disse tudo, o interesse comercial muitas vezes barra qualquer ação ecológica, porque essas ações, hoje, ainda custam caro. E acredito também que na maior parte dos casos esse papo de sustentabilidade ambiental seja blábláblá. Vejo pelo local em que trabalho, produzimos máquinas que destroem o ambiente e saímos anunciando que somos ecologicamente responsáveis. Sendo que o próprio presidente da empresa já disse com todas as letras que o que importa é vender... Mas ainda acho que essa preocupação vem crescendo, principalmente nas empresas que vendem direto ao consumidor final, que começa a exigir mais responsabilidade ambiental. Acho que ainda dá tempo de salvar o planeta :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. há muita ação bacana sendo feita, mas há muito marketing disfarçado. não me incomodo de quem usa a ecologia pra fazer markegint, desde q faça práticas reais e não fakes como acontece muito, infelizmente. outra determinação que achei importante, não sei se entrou em prática, é os celulares poderem usar o mesmo carregador de outro. se isso acontecer pelo menos com uma marca, já seria uma boa ação. e tb respeitaria mais o consumidor. outra ação que tem forçado governos são os lixos recicláveis, ainda muito embrionário, mas já dá mais resultado. inclusive é renda pra muitas famílias já que as latinhas são vendidas e reutilizadas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. OI Marion, eu que o diga.. tem muito blblá blá ecológico mesmo, empresas que plantam árvores mais não permitem que os funcionários levem suas canecas e amplificam os usos de descartáveis.
    Uma empresa que tentou, mais pouco conseguiu foi a motorola, ela tem um celular cujas as soldas não são feitas com chumbo, e todos os compomentes plasticos são de garrafa pet reciclado, o celular não vem em plastiquinhos e o manual só está disponivel on-line.
    A caixa tb é bacana pq é de papel reciclado.
    A gente tem que sempre fazer a nossa parte
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Rê, adorei o seu comentário! E eu acho que hoje em dia é moda falar que é ecológicamente correto. As empresas o fazem mais para ficar com uma imagem boa do que por convicção.

    Pedrita, não sei se a lei para o carredor do celular já está em vigor, mas o celular novo, que é Sony, usa o mesmo tipo de cabo do Nokia. Achei isso bem legal.

    Gammelo, ainda é tudo muito novo e as empresas não enxergam todas as ações cotidianas que causam danos ao planeta. Mas uma hora a consciência será criada e as coisas devem melhorar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A tendência é para a sustentabilidade, mas acredito que ainda estamos bem longe de amadurecer esse pensamento. Digo isso até mesmo pela minha ignorância. Comprei há uns 3 meses um Nokia N85, a primeira vez que o pluguei na tomada veio uma mensagem: "Desconecte da tomada, modo economia de energia." Vc não tem noção do desespero que eu fiquei ao ver o resto do dia os pinos da bateria subindo e descendo sem eu saber quando ia parar aquilo, quando a bateria ia novamente acabar. Foi difícil até adaptar. Acho que os próprios consumidores não aproveitam das ações ecológicas das empresas. Beijocas.

    ResponderExcluir
  6. Mas que tortura o seu celular heim? Mas não tem como configurar isso? Senão você fica refém da bateria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A questão é, se eu ignoro esse modo de economia ele carrega normalmente até completar a bateria e pronto. Agora se eu "ajo de forma sustentável", tiro da tomada e começa a novela, passa o dia todo o pininho subindo e descendo. Claro que deve ter alguma coisa no manual que eu não li, aí é outro problema, desde quando leio manual de instruções?! Risos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode