NASA




O atraso de dois dias em nosso passeio para NASA, em virtude de terem informado para nós o horário errado do ônibus, serviu para que fôssemos até lá com as camisetas do Star Wars, compradas no Disney's Hollywood Studios.  Já que fomos visitar o Kennedy Space Center, achamos que seria legal ir com camisetas da saga intergalática. Foi bem engraçado, os funcionários da NASA são simpatizantes dos filmes do Star Wars e ficavam puxando assunto por causa das nossas camisetas. E notei que muitos visitantes vão com camisetas do Star Wars. Foi um belo dia  com os pensamentos no espaço, vendo foguetes, equipamentos  e apetrechos que fizeram parte da história espacial dos USA.



O Kennedy Space Center é uma base da NASA de verdade, não apenas um museu. Ali são construídos foguetes e lançamentos são feitos. O local fica um pouco mais de uma hora de viagem ( de ônibus) de Orlando, por isso tem que sair bem cedinho para aproveitar bem o dia. Saímos do hotel às 8 da manhã e voltamos de lá às 6 da tarde.  Tem muita coisa legal para se fazer lá, dá para ficar bem entretido o dia todo.  
Logo que chegamos fomos direto para  o Shuttle Lauch Experience, um simulador onde experimentamos a sensação de estar em uma nave espacial durante o seu lançamento.  Eu estava muito curiosa, mas ao mesmo tempo com muito receio. Tinha medo da experiência ser forte demais. Tinha medo de passar mal.  Mas fui mesmo assim. Confesso que quase desisti quando a equipe do simulador perguntou se alguém queria desistir.  A experiência é forte, principalmente no início. Ficamos em poltronas que são inclinadas em 90 graus e na hora do lançamento sentimos uma grande pressão no rosto. Treme tudo. Mas não passa disso, como se fosse uma turbulência de avião muito forte. Pensei que fosse algo mais forte. Dias depois descobri que  um brinquedo do Epcot Center, que também simula uma viagem espacial, é bem mais forte e apavorante.   



Na NASA há várias tipos de ingresso, que garantem visitas monitoradas e passeios exclusivos. Queríamos o ingresso que dava direito a uma visita ao interior de uma réplica de ônibus espacial e ao interior deste prédio enorme da foto, que é onde os foguetes/naves são montados. Infelizmente ingressos para este passeio estavam esgotados, descobrimos na prática que para este tipo de passeio é necessário comprar os ingressos com antecedência. Então compramos o ingresso básico, que dá direito a uma excursão até o mirante onde podemos ver uma plataforma de lançamento e o local onde está exposto o maior foguete já construído até hoje, o Saturn V.



O mirante fica longe da plataforma de lançamento, mas é uma construção tão grande que conseguimos ver bastante bem. Para quem quer ver a plataforma com mais detalhes, há estes telescópios onde colocamos moedas para poder usá-los.  



Aqui a sala de controle  com os equipamentos reais utilizados durante o lançamento da missão do Apollo 11, que levou os primeiros astronautas até a Lua em 1969.  A sala está preservada exatamente como se encontrava no dia do lançamento. Ali assistimos uma reprodução do que aconteceu naquele dia.  A apresentação incia-se  três minutos antes do lançamento, ouvimos o aúdio original e é como se fosse uma viagem ao passado onde a gente tem a chance de presenciar cada etapa deste momento histórico.  Na sala há telões que mostram as imagens externas, mostrando o  lançamento do foguete.










Antes de entrarmos no local onde o foguete Saturn V está exposto, assistimos um filme onde aprendemos que o foguete é muito  muito muito grande. Isso não impediu que eu soltasse um UAU quando me deparei com o foguetão. É realmente enorme, tem um tamanho impressionante. Notem como as pessoas ficam pequenas perto dele.  Eu fiquei maravilhada com o que vi, Wally  ficou com os olhos brilhando. Ele realmente adorou este passeio, ver tudo aquilo de tão pertinho. Ficamos um tempão nesta parte do centro espacial. Além do foguete há uma exposição com a história da conquista da Lua, onde podemos ver roupas de astronautas, veículos e cápsulas espaciais. Todos itens reais, que foram usados de fato nas missões espaciais. Há até um pedacinho da Lua que o visitante pode tocar.  O único porém deste passeio é a temperatura ambiente. O lugar é um freezer!  Eu quase congelei por lá. Por sorte eu estava com o meu agasalho na mochila, mas ele  não me esquentou o suficiente, pois é um moletom fininho.  Passei um frio importante por lá, mas valeu a pena. 






Na parte do Rocket Garden, onde estão expostos vários foguetes, o visitante pode sentir como a vida de um astronauta é apertada. Podemos entrar em réplicas de cápsulas espaciais em tamanho real. É tudo muito pequeno.   E o astronauta sempre fica sentado ao contrário. Vida complicada! 




Eu entrei em uma cápsula mas não tive coragem de sentar-me como  deveria. Fiquei com medo de ficar entalada por lá e não conseguir sair. Esta era bem apertada e tinha que fazer um belo contorcionismo para sentar do mesmo jeito dos astronautas. Acho que astronauta não pode ser uma pessoa muito alta, pois,  eu que sou baixinha, me senti bem apertada dentro da cápsula, situação bem incômoda.

Gostei muito do nosso dia no centro espacial.  Fomos até no cinema IMAX que tem por lá e acho que vimos quase todas as atrações. Acho que somente não fomos em uma, no Exploration Space.  Quem viajar até Orlando tem que tirar um dia para fazer este passeio espacial, vale a pena!  

Comentários

  1. Amei!!! como mudou!! Vcs realmente tem que is no Museu aeroespacial do Smithsonian em Washington D.C.!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugar, eu também achei bem diferente e achei bem maior. Na verdade, o que aumentou foi a parte dedicada ao turismo. Beijos

      Excluir
  2. deve ser um passeio bem legal. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Nossa que fantástico!!!!!

    Vocês já conheceram o Grand Canyon?

    Lá deve ser muito bom pra passear tmbm!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vaynard, ainda não , mas o Grand Canyon está nos planos. Um dia ainda irei para lá! :)

      Excluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode