Ainda Em Clima De Oscar




Gosto de assistir aos filmes indicados  ao Oscar.  Nem sempre consigo ver todos e também não me interesso por todos. Este ano há muitos que li a sinopse e me interessei, mas me enrolei e quando a premiação do Oscar aconteceu eu tinha assistido somente a um filme, "Lincoln". Mas no último fim de semana tirei um pouco do atraso e assisti mais dois filmes indicados ao Oscar de melhor filme.   






Assisti ao filme "Lincoln" (USA - 2012) em janeiro, no Kinoplex do Shopping Vila Olímpia. Estava meio receosa, pois escutei muita gente reclamando que o filme tinha muito blá blá blá e pouca ação. Sim, é um filme onde o roteiro priveligia a fala e eu adorei isso. Gostei muito do debate político colocado no filme, um jogo de palavras bem envolvente. Uma coisa me surpreendeu, eu não sabia que o Lincoln, considerado um dos grandes presidentes americanos, se utilizou da corrupção para conseguir a aprovação da lei que aboliu a escravidão no país.  Ele   literalmente comprou os votos que faltavam para que a lei fosse aprovada, ele conseguiu acabar com a escravidão em seu país utilizando métodos nada louváveis. O filme rende um bom debate, será que para conseguir aprovar algo importante, um político pode usar de todos os meios? Lincoln fez uso de manobras políticas nada éticas e mudou a história de seu país.  Ele fez o certo? Ou deveria ter se conformado que não poderia mudar a lei? Eu ainda não cheguei a uma conclusão.



A história de "Argo" (USA - 2012) me chamou a atenção logo de cara. O que pode parecer ficção, revela-se uma história real e dramática.  Diplomatas norte-americanos escondidos  na Embaixada do Canadá no Irã, sem ter como sair de lá. O jeito encontrado para possibilitar o resgate dos diplomatas foi criar uma equipe de produção de um filme e forjar que a equipe estaria pesquisando locações para o filme no Irã, um país que passava por um momento de muita insegurança, com a população em pé de guerra com os americanos. Qualquer deslize, e todos seriam mortos.  Gostei muito da ambientação do filme, a fotografia nos faz crer que tudo foi filmado em 1979, época em que a história transcorre. Tudo bem  realista, tanto que o filme até ganha ares de documentário em alguns momentos.  Este filme eu vi  em casa na TV, aluguei o filme no  serviço Now da Net. Foi a primeira vez que aluguei um filme assim. Gostei da experiência. 



Ontem fui ao  cinema do Shopping Bourbon para assistir ao filme "As Aventuras de Pi" (USA/Taiwan - 2012), versão 3D legendada. O 3D realmente não fez diferença, pois o filme tem poucas cenas que justifiquem ficar com aqueles óculos na cara.  É um filme muito bonito e tem momentos bem envolventes.  Eu gostei mais da parte antes de Pi ficar à deriva acompanhado do tigre. A parte que narra a infância dele é deliciosa, me diverti muito. O filme é muito bonito visualmente, cenas lindas. O fato do tigre não existir de fato, impressiona.  O tigre está muito bem feito e nos engana direitinho, a computação gráfica  fez um trabalho impressionante.  O filme era para ser uma fábula, uma passeio pelo surreal, mas , infelizmente, o roteiro acaba com esta magia no final. O final não me agradou, não precisava explicar a história, isso tirou toda a aura de fantasia do pós-naufrágio. 


De qual filme eu mais gostei?  Do Lincoln, sem dúvida. Adorei os debates, um filme que me cativou mesmo.   Mas o  filme que eu mais gostei  nos últimos meses não está aqui e nem concorreu ao Oscar. Me refiro ao filme " Lincoln, o caçador de Vampiros", que vi ano passado.  Filme inusitado, que adorei e que nem sei porque ainda não postei sobre ele. Mas vou reparar este erro e farei um post sobre esta história alternativa do presidente dos USA.  


Comentários

  1. eu confesso não ligar muito em ver os filmes indicados ao oscar, como na maioria são americanos e gosto de variar mais os filmes por países. acabo não vendo muitos. queria ver demais as aventuras de pi. tb gostei de lincoln exatamente por esse debate. argo vou esperar chegar na tv a cabo. tb senti muito lincoln não ganhar melhor filme. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, eu só vejo os filmes que me interessa, alguns do indicados eu não quero ver.

      Lincoln merecia como melhor filme mesmo.

      Beijos

      Excluir
  2. E assisti junto com o Gabriel os miseráveis e é ótimo!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não vi nenhum desses filmes, mas o que você colocou sobre Lincoln é interessante. Me lembrei de um trecho de O Mundo de Sofia (não lembro que qual filósofo) que fala que muitas vezes só sabemos depois se o que fizemos foi certo ou errado. Pode ser esse o caso. Apesar de fazer as coisas na ilegalidade, o resultado acabou sendo benéfico. Não justifica, mas se ele não tivesse feito talvez as coisas tivessem sido bem piores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, é realmente um tema que rende debates calorosos. Eu acho que naquele momento ele tomou o caminho que tinha disponível. Ele era um homem honesto e muito direito, mas estava lidando com corruptos. É muito complicado julgar , né?


      beijos

      Excluir
  4. Oi Marion.
    Ainda não assisti a nenhum desses filmes. Confesso que não estou com muita vontade. Acho que vou assistir Argo pois fiquei intrigada com a história. Os outros dois não me chamaram muita a atenção.
    Bjs.
    Elvira
    http://evipensieri.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Elvi!

      Acho que vc via gostar do Argo, é muito bom.

      Beijos

      Excluir
  5. eu gostei bastante de argo tb. pi eu larguei. ele quase matou o tigre. e disse q foi um acidente. fiquei tão revoltada. parece muito perfeito pq ele massacrou os animais e colocou a culpa na computação, mas a maioria são os animais mesmo. ele mentiu pra q não fosse acusado de maus tratos. e tem sido acusado atualmente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, eu andei lendo sobre as denúncias. Fiquei chocada. Se isso mesmo foir verdade, o cineasta é um cara muito cruel e que não merece respeito mesmo. Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode