Blogando

Desde que Wally começou a blogar eu reparo como nosso método para escrever um post é diferente. Isso me fez ficar curiosa em saber como é o processo de criação de um post de outros blogueiros. Será que vocês, amigos blogueiros, poderiam matar a minha curiosidade?
Eu geralmente sigo as mesmas etapas para criar um post. Bom, não sei precisar como surge o assunto de um post. Lógico que os posts estilo "diário de bordo" surgem de acordo com os acontecimentos da minha vida, os lugares que vou, as visitas recebo,os filmes que vejo, os livros que leio, os presentinhos e as artes dos filhotes. Mas os outros tipos de posts não dá para precisar quando e como a idéia surge. Até porque um post pode ficar pairando na minha mente por semanas até que eu consiga encontrar uma forma legal de organizar as idéias. Já com a idéia do post definida, eu parto para encontrar a imagem ideal para ilustrá-lo. Sempre busco as imagens no Google e quando lá não acho nada recorro ao Yahoo. Às vezes dou sorte e encontro no primeiro clique, outras a busca torna-se árdua e quase desisto. Já coloquei em posts imagens mais ou menos por não encontrar a ideal. Não gosto de postar sem relacionar uma imagem ao tema.
Sempre escrevo direto na ferramenta de postagem do blog, não sai nada se eu tentar escrever em um editor de texto convencial. Somente começo a escrever depois de colocar a imagem no post e estar satisfeita com seu tamanho e tudo mais. Quando vou usar fotos minhas também é assim. Preparo tudo antes, edito as fotos e faço as montagens quando é o caso.
Alguns posts são escritos bem rapidinho. Parecem que já estavam prontos na minha cabeça e as frases saem certinhas, restando apenas fazer uma revisão para checar se não saiu nenhuma palavra digitada errada. Outros são enroscados. Demoram para "sair". Vou escrevendo e achando que está péssimo. Já aconteceu de apagar tudo e começar de novo e até desistir do assunto! Odeio quando isso acontece, mas não tem como controlar. O ato de escrever é algo misterioso, a inspiração não tem controle. Por isso é desafiador manter o compromisso de escrever neste blog de segunda a sexta. Tem dia que é complicado encontrar assunto, mas mesmo assim eu insisto e sempre consigo colocar um post novinho por aqui.
Como a ferramenta do Blogger permite a edição da data e hora do post, coisa que não é possível no blog do UOL, tem dias que escrevo uns 3 posts de uma vez só e vou postando um por dia. Uma facilidade isso, pois aproveito a inspiração quando ela vem em atacado. Quando eu estava no outro blog não dava e eu acabava perdendo bons posts, pois não queria vários posts com a mesma data e também não conseguia escrevê-los no Word para colocar no blog depois.
Bom, depois do texto pronto chega o momento de escolher o tipo de letra e a cor. Gosto muito de variar as cores dos posts, por isso o fundo do meu blog é branco, pois me permite usar todas as cores. O título sempre é escolhido por último. Tudo terminado, é a hora de clicar no "publicar postagem" e visualizar o blog. E pronto, postado e à espera dos comentários! :)

Comentários

  1. eu as vezes tenho várias ideias mas nenhuma sai da cabeça para a telinha. e ultimamente confesso que ando um pouco sem idéias tenho que me forçar a escrever mais.

    ResponderExcluir
  2. eu escrevo sempre sobre a minha vida cultural. o post colocado é sempre o mais antigo evento cultural que vi e ainda não escrevi. logo que vejo o evento eu coloco nas listas no blog e conforme vou escrevendo, vou apagando quais já escrevi. eu coloco primeiro a doll, com a roupa combinando com a data do filme, obra, livro e o gif, se é de cinema, exposição, literatura. aí começo a escrever. depois de ajeitar a edição eu publico e vou fazer a última revisão. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Acabei de crêr que eu simplesmente não tenho método...rs

    Ás vezes eu começo pelo título.

    ResponderExcluir
  4. Sugar, tem fias que é difícil mesmo, mas quanto mais a gente escreve mais fácil fica, mesmo em dias de pouca inspiração.

    Pedrita, eu achava que a doll você colocava por último! Aliás, eu adoro as dolls!

    Déia, então o seu método é este, a ausência total de uma rotina para escrever!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu nunca tinha pensado a respeito! Atualmente eu escrevo ao sabor das coisas que me chamam a atenção de forma geral, na internet, na tv, nos eventos culturais e etc. Qualquer dia resolvo descrever detalhadamente meu processo blogueiro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, até escrever este post aqui eu também nunca tinha pensado sobre isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu só comento...rs
    E só comento aqui no seu e de alguns amigos do RS.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um blog, cujo tema tem muito a ver com meu dia-a-dia: A visão de uma brasileira que vive em Buenos Aires.
    Escrevo sobre as coisas diferentes ue vejo, sobre o que me chama a atenção... várias coisas. Escrevo somente aos sábados. Como gosto de ter um rascunho, faço tudo primeiro no word, porque gosto de guardar tudo.

    ResponderExcluir
  9. Dany, comentar é de certa forma blogar. Os comentários deixam os posts mais legais! :)

    Mari, gostei de saber do seu método e o melhor de tudo é que você está mantendo a frequência dos posts! Muito bom! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Patry, meus posts ficam geralmente pairando na minha cabeça durante um tempo antes que eu os escreva.
    Sinto como se fosse uma revoada de borboletas, todas voando ao mesmo tempo.. e um dia uma delas pousa na minha mao e o post sai (ou entao eu pego uma rede e caço uma mais teimosa!!). Por isso fico tempo sem escrever..
    A ultima coisa que vem é o titulo.. mas para mim é muitas vezes a cereja do bolo, adoro por titulos em posts.
    Como meus posts começam por "E por falar em XXX.."", eu penso em 1 milésimo de segundo com o que relacionar o tema que vou debater.. E os posts terminam com questoes.. nas quais eu realmente penso e nas quais realmente me interessa uma resposta dos leitores.

    Bem... rss... acho que pensei bastante sobre como faço.. e acho que é sempre assim que faço, mas sem me impor regras.. sai assim naturalmente!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca parei pra pensar, mas acho que não tenho um método definido... aliás, até achar assunto ultimamente tem sido difícil! Quando tenho já uma idéia na cabeça, ela flui legal e o post fica pronto rápido, mas quando não tenho, geralmente acabo forçando alguma coisa e depois de apagar tudo várias vezes eu finalizo, geralmente não muito contente com o resultado :-/
    Interessante saber que tanta gente tem um método!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Na maioria das vezes, o meu texto fica dias cozinhando. Daí quando vou escrever, já está semi-pronto.
    Também já fico pensando em que imagem colocar.
    Ainda não estou craque em formatação, por isso o lay-out continua com cara de pré-primario...rs
    Mas tudo bem, meu blog é uma coisa tão despretenciosa, que só de conseguir abastecê-lo de vez em quando já está bom demais. :o)

    ResponderExcluir
  13. Cris, na verdade acho que acabamos criando um ritual no qual nos sentimos mais a vontade para escrever. E acaba sendo natural que a gente nem percebe que tem um ritual ou método que acabamos seguindo.

    Rê,eu estou adorando as respostas. Legal saber como os textos afloram em cada um de maneira diferente.

    Miss Oak, aprender a domar as ferramentas do blog é questão de tempo. Mas o que importa mesmo no blog são os textos. Isso faz a diferença, o visual é só um chamariz, mas se o texto não for bom o leitor não volta mais , mesmo que seja o blog mais lindo do mundo!

    Beijos e estou amando as respostas de todos!!!

    ResponderExcluir
  14. De fato, meu método surgiu mais por causa do blog focado do que pelo fato de ter um método em si.
    Envolve bastante pesquisa, consulta a materiais que variam entre revistas, livros e internet; escrever conceitos ou sub-assuntos intermediários para não esquecer do todo, e poder detalhar; formatar, para facilitar a leitura e acompanhar o senso estético do texto (como no último post que fiz, que inclui poesia); a busca de imagens e formatação são as últimas etapas. A primeira, que surge e se torna conhecida uma semana antes, é o título do post. Afinal, preciso de uma semana apenas para pensar qual o foco do assunto, para no fim escrevê-lo no fim de semana. Até agora, o post que menos demorou levou 1 hora e 50 minutos; o mais demorado passou fácil de 3 horas. Mas acho que o resultado disso transparece no blog, tenho gostado muito do resultado, e de ver que até agora não encontrei nada tão completo em português sobre o assunto das lendas arturianas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. O processo criativo de um aquariano não segue método nenhum. É uma explosão, um big-bang...rs!

    ResponderExcluir
  16. Amor, sou fã do seu blog e incentivadora número 1! Gosto de ver sua dedicação e preocupação com os posts. :)

    Fê, que bom que é assim! :) E viva o seu big bang! :)

    ResponderExcluir
  17. sabe que eu nunca pensei a respeito, na verdade não tenho um padrão pra escrever, até pq vou escrevendo e o que saiu... saiu... será que isso chega a ser uma irresponsabilidade blogueira??? Na verdade meus posts não são muito complexos, então acho que dá pra continuar assim por enquanto!
    Querida, grande beijo pra vc e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. eu acho que não tenho um método, vou escrevendo o que vem na cabeça. às vezes começo um post, mas não termino. aí guardo e publico depois com uma data posterior.

    e tb tem dias em que eu escrevo muitos posts, mas guardo alguns, pra ninguém pensar que eu não faço nada além de blogar, hahahaha. alguns posts só vão ao ar depois de meses...

    ResponderExcluir
  19. Andrea, acho que temos que levar o blog do jeito que gostamos. Assim ele fica algo autêntico. Aqui também nunca rola nada muito complexo.


    Renata, sabia que também as vezes penso como você? Tenho receio de acharem que eu só blog na vida! eheheh

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Escrevo o que dá na telha, às vezes direto no blogger, às vezes no word, às vezes reescrevendo várias vezes depois de publicar...

    ResponderExcluir
  21. Ana, gosto do seu jeito de escrever... sempre me divirto no seu blog!

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode