Contra os caloteiros

Esta semana recebi um comunicado da administradora do condomínio que me deixou contente. O comunicado se refere à lei aprovada pelo governador de São Paulo que determina que a partir de agora o morador que atrasar o pagamento da taxa de condomínio terá o nome protestado em cartório, ou seja, ficará com o nome sujo. Desde de que a lei foi aprovada no mês passado, eu estava me perguntando se a administradora que cuida do prédio onde moro iria fazer uso da lei para pressionar os meus vizinhos caloteiros. E o tal comunicado informa que a administração irá fazer uso da lei e que vai mandar o nome do caloteiro para a lista negra, ou seja, Serasa e afins e ainda convoca os devedores de plantão para uma conversinha, pois ,se eles não se manifestarem para negociar a dívida, já terão o nome protestado. Finalmente os caloteiros serão punidos. Pois antes desta lei nada poderia ser feito para punir o mau pagador. Aqui no meu prédio há um problema de inadimplência crônica, alguns moradores simplesmente não pagam condomínio há tempos e continuam usufruindo de todos os serviços, pois nunca foi permitido impor restrições aos devedores, a lei sempre protegeu os caloteiros. A cobrança da dívida é sempre muito demorada, pois depende de processo judicial, o que provoca mais gastos ao condimínio e leva anos até ser concluída. E os moradores honestos arcam com esta dívida, pois quando falta dinheiro no caixa do prédio a gente sempre é convocado a pagar taxas extras. Eu me irrito muito com isso, pois não é justo o cara não pagar o condomínio e continuar a usar o elevador (que gera gastos altos de manutenção ao prédio) e a ter água em seu apartamento. Sim, aqui é prédio antigo e conta da água é rateada entre todos os apartamentos, ou seja , a gente paga até a água do banho do caloteiro! Mas agora com esta lei há uma maneira de pressão efetiva contra os maus pagadores, afinal, quem não pagar terá complicações diretas na sua vida. E eu sei que a síndica do prédio não vai perdoar ninguém, a mulher é muito correta e tenta colocar os caloteiros na linha desde que assumiu o cargo. Agora ela terá um meio para pressionar os moradores que acham que pagar condomínio não é importante. Claro que o problema da inadimplência aqui do prédio não vai desaparecer imediatamente, mas acho que vai inibir que novos caloteiros seriais apareçam e vai forçar o pessoal a pagar em dia. Pois aqui é muito comum o pessoal pagar a taxa com muito atraso, o que desequilibra totalmente o orçamento do prédio. Enfim, acho que as pessoas agora vão pensar melhor na hora de deixar de pagar o condomínio. Com certeza esta lei vai ajudar a colocar os caloteiros na linha.


Nota da blogueira: quem fica com nome sujo é o proprietário do imóvel, por isso quem tem imóvel alugado tem que ficar atento para não ter confusões por causa de um inquilino caloteiro.



Comentários

  1. Aleluia, ATÉ QUE ENFIM o governo fez alguma coisa pra tirar o leitinho desses bestas que mamam de graça!!! Nome sujo ninguém quer, espero que isso resolva o problema =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Rê, realmente já tava na hora de ter alguma arma contra estes caloteiros!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tem toda razão. Acho absurdo pessoas que não pagam condominio e fingem que nada está acontecendo. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode