Papel e caneta




Eu nunca tive uma letra muito bonita. Na época de criança a minha letra era feia e grande. Nunca conseguia ir bem nas aulas de caligrafia, não conseguia escrever dentro dos limites daquelas linhas diminutas. Na época do colegial minha letra melhorou, deixei a letra cursiva de lado e passei a escrever com letra de forma.O meu jeito de escrever é inspirado na letra do meu pai, que escrevia em letra de forma e tinha uma letra linda. A minha letra nem chega perto do jeito lindo que ele escrevia, mas é bem legível. Mas ultimamente venho notando que a minha letra está piorando. Tenha escrito do modo convencional, usando papel e caneta, cada vez menos. Praticamente tudo que escrevo hoje em dia é escrito diretamente no computador ou no celular. Com certeza a falta de prática está fazendo a minha letra piorar e isso me faz pensar que pode chegar o dia em que eu esqueça como escrever. Será que é um temor exagerado? Não sei se realmente pode chegar a isso, mas é fato que cada dia a escrita convencional é menos utilizada. Tudo é anotado em aparelhos eletrônicos, estamos ficando ágeis com os teclados e esquecendo as habilidades com a caneta. Será que chegará o dia em que nas escolas o caderno será substituído de vez por um computador? Sinceramente espero que não, pois a escrita é uma marca pessoal, algo que faz parte da identidade de uma pessoa. Tanto que dizem que a letra pode revelar traços de nossa personalidade. Eu nunca fiz nenhuma análise grafológica, mas acredito sim que cada um tenha um jeito único de escrever.
Espero que a escrita convencional nunca caia em desuso, pois ter algo escrito por alguém importante para nós é uma recordação linda. Pena que as cartas estão saindo de moda também, hoje as letras que carregam emoções estão nos e-mails e não nos papéis de cartas. Perde-se um pouco da força da mensagem,mas acho que eu mesma já me acostumei aos e-mails, apesar de às vezes tentar dar uma "aura" de cartas a eles. Às vezes imprimo um e-mail que me emocionou e guardo-o. Talvez seja uma tentiva de materializar aquelas palavras, tentar fazê-las mais palpáveis. Mas cada vez menos me pego fazendo isso, sinal que estou mesmo me acostumando com a imaterialidade das palavras nos dias modernos de hoje.
Mas espero nunca esquecer como se escreve à mão e nem perder o hábito de escrever no papel, pois as palavras escritas à mão são mais marcantes com certeza.

Comentários

  1. Eu acho que o computador está SIM tomando o espaço nas escolas e a tendência é que se escreva à mão cada vez menos, e também acho isso uma pena. Mas as gerações novas não aprenderam a dar valor pra um documento manuscrito, como nós damos. Eu adoro cartas, mas escrevo pouco, infelizmente. A minha letra sempre foi bonita (na minha opinião) mas depois que comecei a trabalhar (acho que até mesmo na faculdade) ela começou a piorar, porque tudo era escrito às pressas, sem cuidado. Hoje tenho que me esforçar pra ela ficar bonita e também acho que escrevo muito pouco à mão, comentei hoje com meus amigos que o punho não consegue mais acompanhar a velocidade do pensamento, coisa que o teclado consegue, e aí acabo usando menos o papel e caneta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Minha letra sempre foi horrível, ao ponto de eu ter de traduzir pro professor nas provas(e ficar em dúvida com o que escrevi). E isso não foi na quarta série não. Foi ano passado, no mestrado.....
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk minha letra tb e horrrivelllll sou ingualzinha a vcc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

      Excluir
  3. acho que não esquece nunca não... é que nem andar de bicicleta ;]

    ResponderExcluir
  4. parece que todos los hermanos quiñónez tienen linda letra..porque mi pá también tiene una hermosa letra y tambien escribe separado..
    mi letra según comentarios ajenos tiene buena aceptación..o sea es linda jaja..pero yo escribo en cursiva..letra junta..es imposible para mí de otra manera..
    y en cuanto a las cartas yo prefiero mil veces escribir en un papel a escribir un mail..para mí que a leer un mail,no sentis la misma emoción que al leer uno echo de puño y letra de la persona...
    besos!!!

    ResponderExcluir
  5. Rê, eu espero que você esteja errada e que a substituição nunca ocorra. Ah, eu nunca consegui escrever rápido, sempre fui lerda! Sou rápida apenas no teclado!

    Tak, eu vou te mandar um caderninho de caligrafia! Mas se vc tem a letra feia está na profissão errda, devia ser médico! risos

    Lu, acho que sim, mas a letra vai ficando feia...

    Old, creo que todos los hermanos Quiñónez tenian las letras muy parecidas. Ah, para mí es imposible escribi con letra chica! Siempre escribo con letras grandes! ejeje

    Besos

    ResponderExcluir
  6. Minha letra atual não tem nada a ver com a que eu escrevia no tempo em que a gente ainda tinha que escrever rsrsrs

    Mas, pra minha surpresa, hoje ela se parece muito com a letra da minha mãe :)

    bju!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma pilha de cartas guardada e nao quero me desfazer disso, pois faz parte da minha história. Tenho várias cartas enviadas por uma querida amiga que já faleceu. É uma lembrança legal dela.

    Eu anoto muita coisa em papel.

    Beijocas.

    Maru

    ResponderExcluir
  8. Marion, a perda da habilidade da escrita manual já é uma realidade.
    Eu, que sempre gostei de escrever e tinha uma letra razoável, hoje sofro p/ passar matéria na lousa. Sai um garrancho que às vezes fica difícil os alunos entenderem. Eles também não sabem mais escrever. Reclamam quando peço para entregar um texto manuscrito e quando entregam, é daquele jeito. Perco um tempão para corrigir não só pela letra ilegível, mas pelos erros de português.
    Hoje com o tal "miguchês", como saiu essa semana na Isto É, eles só escrevem como essa praga de linguagem de internet. Tudo bem que no msn e orkut seja normal adotar a prática, mas em texto acadêmico não dá, né?
    Assim como evoluimos da escrita rupestre, penso que minha filha não saberá o que é papel e caneta. Só teclado e tela, consequência natural da evolução tecnológica.

    ResponderExcluir
  9. Helen, é curioso notar que pessoas que têm laços familiares tem a letra muito similar. Na minha família tem muito disso.

    Mari, eu também tenho muitas cartas guardadas! São preciosa para mim!

    Miss Oak, realmente a sua pequena crescerá num mundo totalmente diferente do nosso. Tudo muda muito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Patry, la em casa ninguém tem a letra parecida.. mas entre as minhas tias e minha mae eu ja notei uma forte semelhança.
    Eu gosto muito da minha letra, e ela foi melhorando (e eu forçando a melhorar, comparando com letras de amigas) com o passar da idade, ainda no colegial eu estava forçando a mudança. (doce ilusao, "ainda no colegial", isso ja faz 15 anos.. kkkkk)
    Bem, minha letra é redondinha, bem feminina e meio infantil. Quando estou com tempo ela sai bem bonita.. Minha assinatura também é assim. E eu gosto. :)
    Sylvain escreve garranchos.. é dificil de ler! E ai esta uma semelhança: a letra dele parece muito com a do meu ex! kkkk
    Beijao!!!

    ResponderExcluir
  11. Ah, e esqueci de falar que eu sou das antigas. Ainda passo tópicos na lousa. Os professores mais moderninhos levam seus notebooks com a matéria em PowerPoint p/ usar no Data Show.

    ResponderExcluir
  12. Cris , a minha assinatura é como a sua, " normal". Quando casei tentei bolar uma assinatura mais estilosa para o nome novo,mas não rolou! eheh Eita, que coicidência eles terem a letra parecida!!!

    Miss Oak, acho que a lousa logo vai perder o uso, né? Isso me faz me sentir muito antiga! ehehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ah! E falando em letras e laços familiares... se fosse assim, imagina o laço que tenho com meu pai?hehehe! Ele é diplomado na Escola de Caligrafia Di Franco! Tô falando sério! Ele poderia ganhar dinheiro escrevendo convites de casamento..rs!!!

    ResponderExcluir
  14. Tak, eu acho lindo quem sabe escrever com letra de convite de casamento! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por fin una persona que habla tu idioma no Mari? creo que estaras pensando eso... jajajajaja! siento si hos ofendi ::facepal:: xD Bueno, que oslo que sepas que me encantan estas letras no hechas por ti ,claro ::faceplam:: jaxjajxajxjajx bueno i que nada, que molas mazo tia XDDDDDD::facepalm:: ::pokerface:: (tu)

      Excluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode