Bom até???


Tenho o costume de checar a data de validade de tudo que compro no supermercado e também em casa, quando resolvo comer ou usar algum produto que sei que está há tempos esquecido no armário. Se a validade passou eu já jogo fora. Prefiro não arriscar. Afinal, se o fabricante diz que seu produto fica bom até uma determinada data é aconselhável acreditar nele, mesmo eu tendo exemplos na família de gente que não está nem aí para a validade das coisas e que nunca passou mal por consumir coisas vencidas, sempre evitei consumir qualquer coisa vencida. Sempre fiz isso acreditando que o que vem marcado na embalagem é uma verdade absoluta, que o fabricante fez pesquisas para determinar a durabilidade de seu produto. Pois bem, nem sempre é assim. Lendo a última edição da revista Mundo Estranho descobri que muitos fabricantes determinam a data de validade de sua produção por puro achismo. Simplesmente olham a validade dos produtos similares no mercado e copiam o prazo de validade. Assim, sem testes ou pesquisas mais aprofundadas. Eu fiquei um tanto estarrecida, pois isso indica que o prazo de validade é uma questão de fé. A gente nunca vai ter certeza que aquela data que está marcada na embalagem é algo correto. A segurança de estar comprando um produto em boas condições de consumo não existe, pois não sabemos se o fabricante testou o produto ou copiou o prazo dos outros. Assim corremos o risco de comprar algo que teoricamente está com um bom prazo de validade, mas que pode vir a estragar muito antes do prazo expirar. Sinceramente não esperava que as empresas podiam ser tão imprudentes com a qualidade de seus produtos. Não é porque um produto é similar a outro que terá a mesma durabilidade. Não é algo exato. Fiquei desanimada ao saber disso, pois que adianta ter o cuidado de checar a validade do que se compra, se os fabricantes não o fazem apropriadamente? Claro que vou continuar olhando a validade dos produtos, mas a tranquilidade de confiar no prazo de validade se foi.


Comentários

  1. Risos como diz mamae antigamente as coisas duravam mais!! E tambem vc sabe que a quantia de vitaminas e sais minerais tb nao é exata? Aprendi na viagem pq, eles colocam sempre a mais pq durante o uso do produtos as vitaminas em contato com luz, oxigenio e etc acabam se decompondo. Entao mtas vezes no final do pote nao é tao vitaminado q o comecinho dele... o consumo tem q ser express.

    ResponderExcluir
  2. o perigo maior acho q é qd alteram a validade colocando um prazo mais recente. hj há um maior controle, mas há lugares que alteram. minha irmã comentou q todo esse estudo do tempo de validade tem mais a ver com a qualidade da embalagem que do produto. plásticos tem um tempo de duração antes de começar a se misturar com o produto. latas nós conhecemos mais. então muitos produtos são determinados na validade no tempo de duração da embalagem. algo q me incomodam nas embalagens são as vitaminas. a c é muito volátil. biscoitos vitaminados sempre me deixam com pé atrás pq acho q é tudo balela. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Patry, eu mais que a data de vencimento, vejo as condiçoes em que se encontravam o alimento, se estavam bem condicionados, em ambiente frio etc. Faço tb na minha casa. Se deixei por muito tempo algo numa lata, jogo fora. Também vou um pouco por meu proprio padrao, cheiro a comida, experimento um pouquinho.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Sugar, tem razão não dá para guardar nada por muito tempo. Ah, a mãe também diz que no tempo dela não tinha isso de prazo de validade! risos que tudo é bobagem!

    Pedrita, verdade a embalagem deve influenciar muito na conservação do produto.


    Mari,eu também checo tudo como você. E se passa da validade, jogo fora mesmo. prefiro não arriscar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não confio cegamente no prazo de validade, já comprei várias coisas estragadas dentro do prazo, mas se o produto venceu há muito tempo (esse "muito" varia dependendo do produto) eu jogo fora. Realmente triste saber que as empresas colocam o prazo de validade como mera formalidade, só pra cumprir uma norma. Se acontecer de alguém ficar doente, como vai provar que alimentou causou a doença, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Se passou somente um dia ou dois da data de validade eu dou uma olhadinha no aspecto geral do produto e não ligo muito.
    Já produtos de geladeira, dependendo do aspecto e do cheiro, podem ir para o lixo antes mesmo da data vencer.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  7. Rê, realmente assusta, pois dá a impressão que colocam qualquer data, sem nenhuma apuração científica.

    Elvi, eu também olho o aspecto das coisas. A nossa sorte que coisa estragada sempre se denuncia, fica com aspecto e cheiros ruins.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Marion
    As empresas sérias não colocam qualquer data não. É como a Pedrita disse: a validade do produto depende também da interação embalagem-produto e são realizados inúmeros estudos e testes. Essa interação, quando fora do prazo de validade, pode causar alergias, por exemplo, em pessoas sensíveis. Além disso, as condições de armazenamento também influenciam a qualidade e validade do produto. Mas é claro que tudo é uma média e não existe um número exato. A maioria das pessoas pode comer, digamos, um alimento fora do prazo e nada acontecerá. Mas se ela estiver com o sistema imunológico deprimido, ou for uma criança pequena ou um alérgico, aí a coisa pode complicar. E lembre-se que não são só os alimentos que têm prazo de validade: cosméticos, produtos de higiene e limpeza e tantos outros. O melhor é valer o princípio da precaução: fora do prazo de validade, fora de uso.
    E mais: como cidadãos, se encontrarmos produto fora do prazo de validade nas prateleiras de supermercado, bocar a boca no trombone.
    Denise

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que chato! Eu também sempre olho, mas então olho à toa, rs.

    Mas quanto às pessoas que não se importam com isso, sabe o que eu acho? Justamente por essa despreocupação que nada de mal lhes acontece. Já nós, se por acaso comermos algo vencido, vamos ficar tão bitolados que vamos acabar adoecendo, rs!

    Se bem que ontem eu tomei um Yakult vencido porque ficou na geladeira o tempo todo e a tampinha não estufou e tava uma delícia, não tive problemas. Com Iogurte dá pra usar essa técnica da tampinha, rs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode