Sherlock Holmes



Este é um post suspeito, as opiniões aqui sobre o filme "Sherlock Holmes" (USA - 2009) são tendenciosas, pois a aparição de Robert Downey Jr. na tela afeta diretamente o meu senso crítico. Eu sou encantada por ele há mais de 2 décadas, e o fato de um filme tê-lo no elenco já me faz olhar este filme com bons olhos, mesmo antes de assisti-lo. Eu estava muito ansiosa para assistir ao filme do Sherlock, afinal o Robert é o protagonista e ainda conta com o lindo do Jude Law como Watson. Uma dupla perfeita. Tanto no quesito beleza, como no quesito atuação, os dois dão um show no filme. Estão perfeitos em seus papéis, tornando os personagens bem carismáticos. O filme nos conta uma aventura do Sherlock Holmes, mas aqui é um Sherlock diferente do que todo mundo já ouviu falar. Ele está menos sisudo, um tanto debochado , mas não menos perspicaz. Ele está inteligente como sempre, atento aos detalhes mais ínfimos para desvendar os mistérios. O Dr. Watson saiu do papel de quase figurante, sempre acatando as ordens do Sherlock, para tornar-se a pessoa que faz o Sherlock manter a linha, não ficar perdido na vida literalmente e acaba sendo bem atuante na solução dos casos. Gostei muito das cenas que mostram o raciocínio do Sherlock, gostei de "ver" o jeito que ele pensa, como ele faz as suas deduções. O filme, para minha surpresa, tem muitas cenas de ação, muita luta e perseguições.




Gostei muito da mocinha do filme, que não é muito mocinha, afinal ela é uma bandidinha bem esperta e leva a vida dando trambiques. Irene (Rachel McAdams) é uma antiga conhecida do Sherlock, talvez um amor mal resolvido, coisa que nunca fica clara no filme, e que está trabalhando para o lado mau, mas quando o Sherlock aparece ela fica balançada, não sabe se continua má ou ajuda o velho amigo. Esta dualidade da personagem é cativante, e ela e Sherlock juntos garantem ótimas cenas. Além da parte da ação, o filme chama atenção por sua fotografia, tudo é muito bonito e ao mesmo tempo sombrio, pois o sol nunca aparece na Londres do filme. Tempo nublado sempre. Um filmão. E quando o filme terminar, fique mais um pouco na sala do cinema para apreciar os créditos, que ficaram bem caprichados e entrosados com o estilo do filme.


Comentários

  1. hahhahaha, acabei de postar a mesma coisa. hehe, os dois afetam o meu senso crítico. tb adorei ver o jeito q ele pensa e a velocidade da edição pra tentarmos acompanhar. eu gostei da complexidade da personagem da mocinha. ah, os créditos são geniais. e pra poucos, pq esse povo agitado não sabe apreciar uma boa arte no filme. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. no meu blog ainda está aparecendo a foto do post antigo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post! Ficou sua cara, dá para ver nitidamente que é você escrevendo.

    Uma consideração sobre o personagem do Sherlock: o filme apresenta uma pessoa um pouco excêntrica, talvez pelo fato de ser inteligente demais. O mundo é entediante, já que ele consegue perceber as coisas sem pensar nem se esforçar. Assim, tudo vira tédio, e o vemos várias vezes tentando se distrair com coisas que em outro contexto seriam encaradas como loucura. Isso tudo serve para tornar o personagem ainda mais cativante!

    ResponderExcluir
  4. Eu vi os "adelantos" e, por mais que eu goste dos atores, fiquei meio suspeita se vou gostar ou nao, pq nunca imaginei o Sherlock lutando artes marciais. Que eu me lembre, acho que nunca vi um filme dirigido pelo ex-Madonna (Guy Richie - nao sei direito como se escreve o nome dele). Vou ter que ver mesmo. Tengo dois filmes pendentes de ver no cinema (Avatar, It´s Complicated, e esse seria o terceiro). Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Dupla que não tem como dar errado, né? Mas acho que faltou direção. Vi mais os atores do que os personagens (sou chata mesmo ehehe). Não acho que sejam interpretações dignas de Oscar, por exemplo, daquelas que a gente vê e nunca + esquece.
    Não gostei tb da edição, achei confusa.
    O roteiro é legal, apesar de previsivel.
    É isso, achei bom, mas gostei + do trailler.

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, pelo seu post vi que vc também adorou o filme! ;) Ah, eu não entendo este povo apressado que levanta assim que o filme termina. Eu sempre fico!

    Amor, que bom que gostou do post! E concordo com vc, ele é muito inteligente e se entedia com o mundo medíocre em que vive.

    Mari,acho que vai gostar. Ficou um Sherlock muito envolvente. Ah, foi o primeiro filme que vi o Ex da Madonna e gostei. O cara mandou bem!

    Gi, apesar se eu ser supeita para falar do filme, eu acho que o diretor fez bem o seu trabalho. Claro que o Sherlock tem muito do Robert, mas ali é um personagem e não ele. Isso fica claro.
    Ah, sabia que não vi o trailer?

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. a imagem dos seus posts estão entrando com um dia de atraso. hj entrou o do sherlock, mas a da mão não. vai ver q só vai entrar amanhã.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode