Clima de Medo








A polícia daqui sempre diz para não reagirmos em caso de assalto. Para tentarmos manter a calma e fazer tudo que o bandido falar.  Que este é o comportamento ideal para a vítima saia com vida de um assalto.  E quando o bandido não sabe disso? Não adianta nada. Só resta à vítima rezar para que ele cretino, que está ali a assaltando, não seja um cara que tenha prazer em matar suas vítimas. Senão já era.  A vítima, com comportamento exemplar, vai perder tudo, os pertences e a vida. 

É uma realidade cruel a que vivemos hoje. Cidadãos de bem reféns de bandidos, rezando para não serem atacados. Não temos segurança em mais nenhum lugar aqui em São Paulo, estamos  sujeitos a seremos assaltados na rua, shoppings, restaurantes e mesmo em casa. A gente vive com medo, pois  a violência é tão presente e tão assustadora, que é difícil andar na rua em paz. Eu sempre ando em estado  alerta, nunca mais consegui andar tranquila na rua depois que fui assaltada.  Tive sorte que não me aconteceu nada de mais, mas o trauma perdura até hoje, tanto que não consigo passar pelo local que fui assaltada, um dia tentei e passei mal. Risquei aquele quarteirão do meu caminho. 

Não vislumbro melhoras neste cenário. Enquanto o Brasil tiver leis  favoráveis aos bandidos, nós sempre levaremos a pior.  No caso que aconteceu esta semana, que a vítima não reagiu e o bandido a matou,  o bandido é menor de idade. Ou seja, nada vai acontecer, vai ficar no máximo 3 anos preso e ainda vai ficar com a ficha limpa quando ficar maior de idade. Que país é este que concede um benfício assim para um assassino? Como que uma pessoa mata alguém e isso não vai ficar no histórico dela, como? Como um assassino não terá uma punição severa?   

A situação anda tão bizarra, que já temos bandidos  importados aqui em São Paulo! Gente que vem dos países vinhos para assaltar por aqui, pois aqui eles são soltos rapidinhos se forem pegos, em seus países de origem é bem diferente. Se pegos, amargariam bons anos na cadeia.  Realmente nosso país incentiva que as pessoas pratiquem crime, aqui parece que o crime compensa. 

É muito triste e muito assustador. É dilacerante ler, dia após dia, notícias de pessoas que foram atacadas por bandidos. Estamos numa situação limite e as autoridades nada fazem para mudar isso. Só nos resta rezar mesmo.



Nota da blogueira: Quero deixar claro que considero o bandido sempre o culpado. Mesmo que a vítima reaja, o bandido é o culpado. Ele que é o errado.  Acho um absurdo quando tentam justificar a violência cometida pelo bandido e colocam a culpa no comportamento da vítima. É errado e  cruel. Isso tem que mudar. 

Comentários

  1. concordo, mas aqui so tem DH pra bandido ou pra nego q faz merda no país alheio e continua preso por isso . te recomendo uma coluna que li hj: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/victor-hugo-deppman-19-anos-esta-morto-um-facinora-o-eca-o-codigo-penal-e-a-constituicao-deram-um-tiro-em-sua-cabeca-assassino-estara-livre-em-3-anos-faz-sentido-ou-cade-a-maria-do-rosario/

    ResponderExcluir
  2. É lamentável. E não vejo isso mudando, pelo menos não enquanto a gente ainda estiver viva pra ver. Tem que mudar MUITA coisa, não só a lei, mas a mentalidade de políticos e povo. Isso é o mais difícil, leva muito tempo, e quando não tem nem previsão de começar é pior ainda. Revoltante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode