No Escuro






Esta semana foi bem complicada e bastante surreal.  Nunca tinha passado por nada parecido. Desde que o verão começou,  estamos enfrentando altas temperaturas e chuvas muito fortes.  Esquenta, esquenta, esquenta e chove sem parar, com muito raios e ventos. Temporais bem importantes e assustadores.   Os temporais estão causando muitos estragos aqui em São Paulo, além das enchentes costumeiras, os temporais estão provocando quedas de muitas árvores e com isso estão arrasando a rede de distribuição de energia da cidade.

Aqui no apê reserva eu já tinha enfrentado várias quedas de luz, com direito a ficar várias horas sem energia, mas o que houve esta semana bateu todos os recordes!  Ficamos  3 dias sem luz! 

Tudo começou na segunda à tarde, quando caiu um temporal muito forte, com direto à chuva de granizo. Foi assustador. Eu estava sozinha com os filhotes e nós três passamos muito medo. Muita água, muito vento, parecia que as janelas não iam aguentar o tranco! Pouco tempo depois de o temporal começar, a luz caiu e só foi voltar na quinta no começo da tarde!

No segundo dia sem luz, começamos  a ficar sem água, pois a bomba do prédio ficou sem funcionar. A energia que a Eletropaulo mandava tinha uma tensão muito baixa, só servia para acender uma lâmpada e olhe lá!  Um absurdo! 

Eu consigo entender uma situação de caos, que possa ser demorado para reestabelecer o fornecido, afinal postes foram derrubados durante o temporal. Mas deixar as pessoas 3 dias sem fornecimento decente de energia foi demais! Não tem desculpa, não tem como aceitar!  Várias pessoas ficaram na mesma situação que a gente, se bobear ainda deve ter gente que está no escuro. 

Fizemos zilhões de reclamações e nada adiantou. O que adiantou mesmo foi o nosso problema sair no jornal e na TV. É fogo! Eletropaulo só se dignou a vir arrumar o problema quando tudo ficou público, mesmo com todo mundo da rua reclamando direto da falta de luz. 

Eu fiquei muito estressada com tudo isso. Estava quase surtada com a falta de luz. Sem luz não tem ventilador, assim estava praticamente impossível ficar por aqui. Uma tarde fiquei horas no shopping só por causa do ar condicionado! Estava cansada de sair do trabalho e não ter como ficar sossegada em casa, não ter nem como comer, pois a geladeira perdeu a função já no fim do primeiro dia sem luz!  Foram dias bem ruins, desanimadores. 

Não vejo a hora de voltar para o meu lar. Lá no meu apê faltou luz também, mas nunca ficou mais do que algumas horas sem energia.  É, o final da estadia no lar temporário está bem tensa. Mas falta pouco!


Comentários

  1. a ilustração é ótima. 3 dias sem luz? surreal! isso pq vcs estão em uma região que o abastecimento de água e luz é razoável. as pessoas da periferia estão sofrendo muito tb. minha mãe mora em um lugar baixo, desde setembro cortam a água às 18h, ela mora como se fosse na faria lima. sendo que para os jardins há um morro enorme, mas lá nos jardins, no alto do morro, nunca falta água. agora a água na minha mãe é cortada a uma da tarde e a desculpa é q ela mora em lugar alto. é mentira. eu entendo q tudo está atípico, q tudo está difícil de contornar. mas essa desigualdade social me assusta. tudo depende de onde vc mora. eu fiquei arrasada de ver a senhora que perdeu a insulina pela falta de luz e não conseguiu outras no posto pq já tinha tirado a cota e a eletropaulo só deu uma justificativa de data pra volta da luz, mas não forneceu as insulinas. ninguém assume as responsabilidades dos prejuízos, qq empresa assume, mas as públicas, é problema nosso. horror dos horrores. se entrarmos na justiça, aleém do trabalho, vai demorar um tempão pra resolverem.

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanhei aqui as noticias... achei incrivel como essa falta de luz durou tanto tempo.
    Em Manaus ocorrem faltas de energia corriqueira mas nada que durasse mais que algumas horas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode