Museu do Presídio e Marítimo de Ushuaia



Bem antes de tornar-se uma cidade turística, Ushuaia  foi uma cidade onde sua função era sediar o presídio 'Cárcere de Reincidentes', isso  no início do século XX. O terreno tinha que ser ocupado, então o governo argentino decidiu mandar presidiários para lá. Iam para lá ex-presos que cometiam crimes novamente e presos políticos também. O prédio que visitamos foi construído pelos próprios presos ao logo de quase 20 anos. Boa parte do prédio está conservado com a sua estrutura original. Fica bem perto do centro da cidade, distância que dá para fazer a pé. 



Em cada cela há informações sobre a cidade ou mesmo a reprodução de celas de presos famosos. Infelizmente não deu para entrar em todas para apreciar tudo ali exposto.  Optamos por visitar o museu no horário da visita guiada, achamos que seria uma ótima idéia visitar o local com um guia passando as informações sobre a história do presídio. Que nada.  Foi a pior escolha. Primeiro porque os corredores do museu ficaram lotados, impossibilitando a entrada na maioria das celas. Além disso, o guia era muito chato. Falava num tom monótono. Foi difícil me manter acordada. Depois de um tempo abstraí da visita guiada e fiquei entrando nas celas onde a multidão já tinha passado.  




A única vantagem de fazer a viagem guiada é poder visitar a réplica do farol San Juan de Salvamento, mais conhecido como o Farol do Fim do Mundo  e que ficou popular por ser  citado em um dos livros de Julio Verne. A construção  foi erguida em 1884, na  Isla de Los Estados, no Canal de Beagle. 





No museu há restos do farol original, mas realmente pouca coisa sobrou mesmo. 

O farol se manteve na ativa até 1902, quando um novo farol foi inaugurado em outro local da região. Pela falta de uso e manutenção, foi destruído pelo passar dos anos. 



Aqui a fonte de luz do farol. Peça original. 




Aqui a réplica do lampião que iluminava o farol. Há por todo local informações detalhadas sobre o farol, sua localização e história.  Bem interessante esta visita. 



Em 1998 foi construído um novo farol de San Juan de Salvamento. É possível avistá-lo durante passeios turísticos pelo Canal de Beagle. Eu tirei esta foto durante o passeio do dia seguinte à visita ao museu, quando fomos admirar os pinguins da região.  





 O museu abriga também um parte dedicada à navegação, o Museu Marítimo de Ushuaia.  Ali podemos ver maquetes de embarcações que por ali navegaram e afundaram. Sério, navegar por ali era muito perigoso e muitas embarcações naufragavam.  Ao lado de cada maquete há a trágica história do navio. Deixando de lado a parte trágica, é uma exposição linda, pois as maquetes são perfeitas em sua reprodução dos detalhes. 



No segundo andar do presídio há uma exposição de arte. Eu adorei os quadros sobre as embarcações. Tudo muito cheio de cores e movimento. 






Por ali e no pátio do térreo havia uma espécie de Pinguim Parade!  Vários pinguins pintados dos mais diversos estilos. Gostei bastante desta parte artística do museu. 





O presídio foi desativado em 1947. Durante toda sua existência, os presos eram colocados para trabalhar, seja na fabricação de móveis, como os das réplicas acima, e em obras de infraestrutura da região, como a linha de trem ou na pavimentação das ruas de Ushuaia. 




Comentários

  1. nossa, não sabia que lá tinha um presídio. guia mantra. ahommm... acho faróis fascinantes. ah, mudando de assunto. um conhecido foi no rj em um museu marítimo. é muito legal. adorei as fotos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os museus são bem legais. Pena que tive pouco tempo pra explorar!

      Excluir
  2. Amei! Ainda não visitei nenhum museu-presídio e uma pena que o guia não ajudou. Mas parece que deu pra vocês absorverem alguma coisa mesmo assim porque o post está bem informativo ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo presídio-museu que visito, o primeiro foi Alcatraz. Mas a vibe de alcatraz é bem mais pesada que este aqui.

      Excluir
  3. Vou ler todos os posts. Esse foi o primeiro que li e achei mega interessante. nunca tinha ouvido falar que lá tinha um presídio.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode