Rumo à Neve!



O primeiro passeio em Ushuaia teve como destino final o Lago Escondido, mas no caminho até lá passamos pelas montanhas e pela neve! Este passeio tem a opção de ser com uma camionete 4x4 ou com ônibus.  Escolhemos o ônibus, pois em El Calafate já íamos fazer um passeio com 4x4.  O bus passou para nos buscar umas 9 da manhã e estava cheio de turistas, todos argentinos. Neste dia eu era a estrangeira do grupo.  Nossa guia foi a Regina, uma moça muito simpática e que falava muito bem.  Era bom escutá-la, o que é raro de acontecer, pois os guias costumam ter um discurso não monótono que dá sono, como o guia do Museu do Presídio, mas isso eu conto em outro posto. 




Como fomos no final no inverno, as chances de nevar na cidade eram bem remotas, por isso decidi fazer este passeio, que vai em direção as regiões ainda com neve.  Não podia perder a primeira chance da minha vida de encontrar com neve de verdade e pertinho de mim. Das outras vezes, vi neve só no topo das montanhas ou neve fake no SnowLand em Gramado. Era fake, mas foi bem legal sim, mas eu queria vivenciar ao real. 





O meu primeiro contato com a neve foi no Centro Invernal Las Cotorras. Todo chão branquinho, branquinho e lindo!   Centro Invernal são locais perto das montanhas onde há infraestrutura para receber as pessoas, há banheiros e restaurantes. Neste dia passamos por 3. 




Este lugar é uma rota de turismo, lá é um lugar de criação de cães de raças como o Husky, que são cães para  puxar os trenós.  As pessoas vão lá para ter a experiência de andar de trenó puxado pelos cachorros.  Não quis fazer isso, fiquei meio incomodada sim, mesmo tendo a certeza que os cachorros estavam muito bem cuidados e curtiam a atividade. A animação deles quando o tratador estava montando os trenós era visível. 


Estas são as casinhas deles.  Todos os cães têm pelagem para aguentar baixas temperaturas. Mexendo neles dava para sentir como a pelagem era espessa. Frio realmente não passam.  



Claro que fui mexer em todos, mas este em especial me cativou. Fiquei apaixonada por ele. Ainda é um filhotão, tem uns 8 meses e é muito carinhoso. Não queria largar dele. Deu vontade de trazer pra casa.... Mas impossível, pois um cão deste precisa de espaço e aqui ficaria em um apartamento e estaria infeliz. 



Wally também se entendeu bem com eles.  Foi um momento cheio de amor.  Todos são muito dóceis. Lá eles ficam presos às correntes junto às suas casinhas. Isso me incomodou muito mesmo. Foi explicado que ficam assim para sua proteção, para não correrem atrás dos trenós e se embolarem com os cachorros que estão puxando o trenó. Pelo entusiasmo deles quando viam que um trenó ia sair, acho que isso deve ser verdade. Mas ainda acho que seria mais adequado que ficassem em canis. Foi uma parte do passeio que foi estranha por isso, estava feliz e incomodada por estar ali. 




A segunda parada foi em Cerro Castor, local onde são praticados os esportes de inverno como ski e snownboard.  Lá já estava mais frio e precisei colocar o meu gorrinho.  Não subimos para as outras partes da montanha. Ficamos somente no Centro Invernal.  Para se arriscar a subir, temos que ter algumas aulas de ski, loucura tentar sem ter noção alguma. Nesta época muitos atletas profissionais europeus estão lá treinando, pois na Europa a neve já acabou e ainda leve um tempo pra voltar.  



Muitas das construções da região são feitas em madeiras.  Notei que é algo bem comum mesmo. O lugar é sempre cheio de gente. Achei tudo bem bonito e organizado por ali. Esta parte o acesso é gratuito, para subir às partes mais altas da montanha, tem que pagar pelo acesso. 



 Ali aprendemos também que não é seguro andar de esquis perto da borda do rio.  Achei esta placa bem engraçada, pitoresca na verdade!




Durante todo o caminho pela estrada, me deparei com paisagens lindas. Muita neve e muita montanha!  Paisagem realmente rara para mim.



E este é o Lago Escondido! Ele tem este nome porque quando o tempo está fechado, fica todo encoberto pelas nuvens.  Tivemos sorte e o dia estava ensolarado.  Deu para vê-lo direitinho! 





A última parada foi no Centro Invernal Terra Mayor, já no caminho de volta, onde almoçamos.  Fiquei pensando na beleza disso tudo quando a neve cobre todo o terreno.  O auge no inverno por aqui deve ser especial mesmo. 




Amamos o passeio! Meu primeiro contato real com a neve foi especial. O clima esta ótimo, sem chuva.  Mas este dia ainda reservou mais um passeio, visitamos um museu no fim da tarde, mas isso fica pro próximo post! 


Comentários

  1. ah, concordo, muitos guias parecem que falam mantras relaxantes hahahahahaha. que bom que ela não era assim. eu tinha amado as suas fotos na neve no face. deve ser uma emoção e tanto. e mais ainda neve em paisagem exuberante onde só há natureza. deve ser impactante demais. amei essa sua calça azul. é, acho q me incomodaria tb com os husckys. mas talvez seja mais sofrível ter um huscky aqui em são paulo do que ter essa atividade no ambiente dele. não sei o q é pior, o huscky na correntinha ou a placa do tombo. nossa, parece aqueles filmes. que lindo lugar. belo passeio. tirando a trama dos husckys, claro. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindo! A neve branquinha com o céu azul fica tão linda :) Ver neve pela primeira vez é emocionante! (e vc um dia ainda vai ver nevar, que é mais ainda!) Os cachorros são lindos. Também teria dó de vê-los presos, mas eu imagino que eles são bem cuidados e tem o exercício que precisam, e além disso com tanto turista eles não ficam carentes! Muito fofos :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, foi emocionante mesmo! E eu vi nevar! Foi no penúltimo dia de viagem, eu já nem tinha mais esperanças. Nossa, fiquei feliz da vida!

      Excluir
  3. Sou louca para ver neve assim, de pertinho, com um montão. Só vi no topo da montanha no Chile, tenho que me programar para ir no inverno mesmo.
    Ai, fiquei com pena dos cachorros presos a correntes e em casinhas tão pequeninas. Aff! Também não ia querer andar em trenó puxado por eles.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode