Pinguins! Pinguins! Pinguins!



Porto de Ushuaia 


O dia de visitar os pinguins foi muito especial. Foi um passeio lindo de barco e que nos garantiu uma alegria única de estar pertinho dos pinguins e vê-los em seu habitat natural. 

Foram muitas horas de barco, ida e volta deram por volta de umas 6 horas.  Sim, eles ficam longe da cidade de Ushuaia. Durante o trajeto vimos paisagens lindas e curtimos o estar num barco em um lugar tão único. 





A maior parte da viagem foi feita neste barco. A capacidade, se não me engano, é de 40 passageiros.  Na parte interna há mesas com assentos fixos em voltam. Acomodam 6 pessoas de maneira bem confortável.  Dentro do barco tem serviço de bordo onde você pode comprar bebidas e lanches.  O passeio começou às 14 horas, então já fomos almoçados. Compramos lá somente bebida. Na volta foram servidas pizzas para todos, já incluso no pacote.  

O barco possui janelas grandes e que garantem uma ótima visão da paisagem, mas  claro que eu não fui lá para fica vendo tudo da janelinha!




Durante o trajeto de ida foi tranquilo estar fora do barco, tinha sol e o vento não estava tão gelado. Na volta, já com a noite chegando, era impossível suportar o vento gelado. Alguns passageiros mais corajosos até tentaram a proeza, mas voltaram correndo para o quentinho da cabine interna do barco. 








Logo no começo do passeio a vista da cidade de Ushuaia já em encantou, a cidade rodeada pelas montanhas nevadas.  É um luxo viver em um lugar assim, com tanta exuberância da natureza ao redor.  Sim, estou totalmente apaixonada por esta cidade.  Já quero voltar!




Aqui dá para notar o vento forte que batia na gente na parte externa da embarcação.  Não deu para ficar muito tempo sem o gorro. A cabeça e as orelhas quase congelam! 






Fiz um vídeo durante o passeio e dá para perceber o vento bem barulhento.  A gente ficou um tempão nesta parte do barco, pois dava pra sentar  e ter uma vista perfeita de tudo. Praticamente a primeira classe do barco! 







Navegamos pelo Canal de Beagle, onde ocorre o encontro dos Oceanos Atlântico e Pacífico. Ali é tudo misturado mesmo.  Além disso, é uma região fronteiriça entre Chile e Argentina.  No trajeto de ida, a parte chilena fica à direta do barco. Mas o passeio foi feito dentro do território argentino. 






Durante o percurso de ida passamos por pequenas ilhas lotadas de aves, que no primeiro relance parecem pinguins. Mas não são! São pássaros que tem a coloração das penas bem parecidas com o formato dos pinguins. Mas estes aqui voam e os pinguins não.  Eles são muitos e  convivem com os leões marinhos.    Ah, o nome? É Cormoran. Agora está certo. quando escrevi o post coloquei errado. Wally me deu a informação correta. 












Nestas fotos dá para ver que eles dividem o mesmo ambiente. Quando o barco chega bem pertinho da ilha fica meio difícil de aguentar, pois fede muito.  Eles fazem tudo ali, né?  O cheio é pior que o cheio de uma caixa de areia de gato usada.  Mas é só prender a respiração um pouquinho e tudo fica bem. A beleza deles vale o cheiro ruim .







Mas cadê os pinguins de verdade?  Estavam ainda um pouco longe. Para chegar até eles foram 2 horas e meia de navegação, sendo que a parte final foi feito neste pequeno barco da foto. Eu nem fazia idéia que teríamos que mudar de barco. Foi a parte com emoção do passeio. O barco maior atracou em outra ilha e ali passamos para este diminuto barquinho. Aqui os passageiros foram divididos em dois grupos. Nós fomos no segundo grupo. Subir e descer do barquinho me deu medinho, como sempre nestas ocasiões, mas os guias ajudam a todos e tudo dá certo!  Wally fez um passeio mais radical, foi em pé na parte de trás, ao lado do piloto.  








Recebemos a orientação que não podemos chegar muito perto. Temos que ficar a uns 3 passos de distância.  Se ficamos mais perto, eles se assustam e esta não é a nossa intenção.  Eles ficam sempre em parzinhos, são casais e ficam juntos à vida toda. Não sabem viver solteiros.  Os que aparecem sozinhos na foto é que estão esperando o seu par voltar do mar. 





Durante nossa visita aos pinguins, tivemos a chance de presenciar por duas vezes o retorno deles do mar.  Uma cena única!  Quando eles estão no mar nadam muito bem, é lindo de ver. Em terra andam meio desajeitados, como dá para reparar no vídeo. Mas são fofos e lindos demais. Fiquei encantada!




Foi um dia muito especial.  Nunca pensei que teria a chance de admirar pinguins assim de tão perto.  Ficamos por lá uns 30 minutos, claro que queria ficar mais, mas não dá pra ficar perturbando as bichinhos muito tempo, né?  


Comentários

  1. corri!!! amo pinguins!!!! lindíssima a primeira foto. deve ser lindo demais. e em parcizinhos, que lindo. amei tudo. me emocionei. e os passeios de barco devem ser bem legais. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um dos passeios mais emocionantes. Navegaria tudo de novo para poder admirar estes serzinhos especiais e simpáticos. Eu achava que não veria pinguins ali, pois é época de migração deles. Mas ainda bem que estes ficaram por lá! rs

      Excluir
  2. Parece que não teve parte chata nesse passeio né? (talvez a volta, presa dentro do barco por causa do frio?) Não consigo imaginar estar num passeio desses e sentir cheiro ruim. Acho que um dia terei que ir pra confirmar :-) E esses pinguins, gente, que coisa mais fofa!! Melhor que isso só se fosse uma ilha cheia de gatos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem a volta foi chata, curti tudo! Nossa, uma ilha cheia de gatos! Aliás, gatos foi o que menos vi por lá. Na ilha em que pegamos o barquinho pequeninho tinha 2 gatos. Mas eles não me deram a chance de chegar perto....

      Excluir
  3. Marion, que delícia de viagem. Já tive a oportunidade de ir duas vezes para essa região, mas em cruzeiros, com pouco tempo para visitar os lugares. No primeiro cruzeiro, não consegui ver pinguins. No segundo, foi uma festa. Fomos à praia onde eles se instalam para acasalar. Andamos em torno das suas "tocas", foi muito bom. Pena que não registrei a viagem no meu blog, mas ainda vou tentar fazê-lo.
    Passe para me conhecer no Blog da vovó ...mas não só, (www.blogdavovoheloblogspot.com) e também no Fotos: lazer e memórias (www.helofoto.blogspot.com).

    ResponderExcluir
  4. nunca tinha ouvido falar desses cormoran. parecem pinguins mesmo.
    amei os pinguins, tão românticos em par. Coisa fofa. E o barulho deles? amei demais.

    nem imaginava que ficava tão longe e muito menos que teria que trocar de barco. Amo ler relatos de viagem, pois viajo junto.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode