City Tour



No pacote que compramos pela CVC tinha um city tour por Buenos Aires incluso. Fizemos o passeio no dia 03 de junho, logo pela manhã. Para Wally foi uma experiência inusitada estar em um ônibus de turista em sua própria terra. Aliás, os guias sempre ficavam com cara de espanto quando descobriam que havia um argentino no meio dos turistas brasileiros. Foi um city tour bem básico, daqueles que a gente vê tudo pela janelinha do ônibus. Descemos duas vezes do ônibus durante o trajeto, primeiro para visitar a Catedral da cidade e depois no bairro de La Boca, onde fica a famosa calle Caminito, com suas casinhas coloridas.

Eu já conhecia a Catedral Metropolitana de Buenos Aires,localizada no microcentro da cidade, ao lado da Plaza de Mayo. A primeira vez que estive lá me emocionei com a beleza da igreja. Eu tenho paixão por igrejas, fico encantada com a arquitetura, os vitrais e as imagens dos santos. Gostei de estar nesta igreja novamente. A catedral teve sua construção iniciada 1692, e passou por várias modificações até chegar à sua forma definitiva. Eu me encantei com o chão, que está em processo de restauração. Realmente estão fazendo um belo trabalho. A entrada na igreja é gratuita, e se o visitante desejar, pode deixar uma contribuição de 2 pesos para o fundo de manutenção da igreja.



O bairro de La Boca fica localizado na região sul da cidade e tem este nome por estar no localizado na "boca" do rio Riachuelo. Foi a primeira vez que estive por lá. Sempre quis conhecer este lugar tão famoso, tanto por ser a "casa" do Boca Juniors como pelas cores de suas casas.

Eu achei a decoração das casas muito bonita. Tudo é assim como nesta foto, bem colorido e elaborado.

Uma marca do bairro são as fachadas dos bares e dos estabelecimentos comerciais que se utilizam do estilo de pintura ornamental chamado de fileteado. Este estilo nasceu no final do século 19 e era utilizado principalmente para decorar as carroças que transportavam alimentos. Eu gosto muito deste estilo. Nas lojinhas é possível comprar plaquinhas em fileteado. Compramos uma. Em breve nosso apê terá um fileteado. :)



Ao andar pelas ruas do bairro o turista é alvo de pessoas "típicas" dispostas a faturar uma graninha para tirar fotos "típicas". Conseguimos escapar do Maradona fake (que devo admitir era igualzinho ao original.) mas Wally não escapou das garras da dançarina de tango. A mulher se atracou nele e só soltou depois que eu tirei a foto e ela recebeu seus 2 pesos. Foi bem engraçado, é um espanto que a foto tenha saído boa, pois eu ria muito enquanto tirava a foto. Eu escapei do dançarino de tango (ufa!), pois ele estava atracado com umas turistas brasileiras.


O bairro respira Tango. Em todas as lojinhas há tango tocando, os souvenirs remetem ao tango. Eu gostei muito desta "cena" em uma das lojas, onde estão retratados os maiores ícones do tango. Junto de cada estátua tem uma explicação, falando quem é o retratado. Mas eu não lembro, uma falha imperdoável. Deveria ter anotado tudinho. Além do tango, vemos referências ao Boca Juniors por todos os lados. O estádio "La Bombonera" fica ali. Eu achei o estádio lindo por fora, nunca tinha visto ao vivo. É possível visitar o estádio e o museu do time. Eu queria muito fazer este passeio, mas no dia do city tour não havia tempo e depois não conseguimos retornar lá. Mas eu ainda conhecerei La Bombonera. Ah, antes que perguntem: Wally estava em território "inimigo", pois ele é torcedor do River Plate. E um torcedor feliz, pois o River se consagrou campeão argentino no último domingo. Uma bela coincidência Wally estar no país.



Em geral o turista é visto como um ser que tem dinheiro sobrando e gasta em qualquer porcaria. Assim que a guia da CVC via a gente. No ínicio do city tour tiraram fotos de todos os passageiros do ônibus e nos disseram que no final do passeio saberíamos dançar tango. No final do city tour nos mostraram a foto acima. Um horror. O pior era o preço : 15 dólares! E teve gente que pagou! A gente se recusou, e discretamente "roubamos" a foto, fotografando a mesma.
Mas numa coisa a guia estava certa, a gente aprendeu a dançar tango nesta viagem. Mas isso é assunto para outro post.

Bom fim de semana!

Comentários

  1. eu não sei se ainda existe, mas o metrô de são paulo tinha um toor assim tb. minha mãe foi algumas vezes. as fotos lembram um pouco as igrejas do centro velho de são paulo. que são muito lindas por sinal. adorei a foto do bairro la boca, dá vontade de ir lá. deve ser um lugar muito utilizado para filmes. ah, que fofo!! é o wally mesmo?? uhuuuuu. parece até que ele que tava fazendo show por lá. uhuuu, a foto de vcs dois é demaisssssss, nunca vi nada tão kitsch na vidaaaaaa. não, mentira, vi sim, na novela caminhos do coração, amei amiga. vou salvar essa foto e guardar que é tudo de bom. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz dois city tours em Buenos Aires. O mais insólito é que alguns dos pontos visitados, hoje em dia, eu passo por ali todos os dias. hahaha...
    O mais estranho, na minha opinião, é saber que o San Martín tá enterrado na catedral. Ou pelo menos os ossos dele! Eca! hahaaha...
    Beijocas,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Meu "regalo" é o tal garçô ae embaixo... ADOOOOORO... Bem dizem que os argentinos são um pecado gastronômico (entenda como quiser).

    ResponderExcluir
  4. Até aprender a dançar tango a gente consegue?
    Dessa quero saber mais.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  5. Patry, eu fiz um city tour tb, NO DIA 3!!!!

    Sinceramente? Fiquei chateada. Eu ia ficar só dois dias na cidade, achei que perdemos muito tempo vendo tudo pela janela. A impressão que tive foi essa mesma que vc disse: acham que temos baldes de dinheiro e estamos dispostos a deixa-lo todo nas lojas de Buenos Aires. Fiquei tão mal humorada com o tour que resolvemos alugar um remi e conhecer as coisas por nossa conta. Daí, sim, fiquei toda contentinha :)

    Mas não escabei da foto de tango...
    Eu tinha colocado no blog, mas foi pro ralo com a mudança. Estou fazendo um resumão pra postar na próxima semana.

    Adorei a cidade e quero muito voltar com mais tempo. Também conhecemos a Catedral de Lujan. De tirar o fôlego.

    beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Pedrita eu acho que você iria adorar Buenos Aires. A cidade tem um ar de cidade antiga. Linda mesmo!

    Mari, as atrações turísticas viraram cotidianas para você.Ah, sabia que eu adoro ver túmulos antigos? Adorei os túmulos das igrejas que vi na Alemanha.

    Demian, lá o que não falta é homem bonito. :) A paisagem é linda!

    Lusinha, consegue sim! O básico é claro, mas hoje eu posso dizer que sei dançar tango. Mas te digo que é complicado... mas eu farei um post só com isso. :)

    Helen, eu também fico aborrecida com estes passeios onde a gente fica só na janelinha. Será que fizemos o mesmo city tour?? risos
    Espero pelos seu post da viagem!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É uma pena que city tours sejam fechadinhos no ônibus, é horrível pra fotografar e não dá pra ver nada do lado oposto ao que sentamos... e sério mesmo que o povo na rua cobrava pra tirar fotos? essa eu não sabia =) Lá no sul tiramos fotos com pessoas caracterizadas,mas ninguém cobrou nada!
    E essa foto do final, que comédia =) Tô perdendo meu tempo aqui, vou vender foto tosca pra turista e ficar rica!!! hehehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marion! Benvinda de volta!A foto brega roubada foi o máximo. Merece até ficar na porta da geladeira!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Rê,eu vi que lá tem city tour com ônibus panorâmico . Assim é bem melhor, mas no meu caso era ônibus normal mesmo.
    Eu vi que tem muita gente que ganha seu dinheiro com estas fotos com turistas. Menina, imagine o lucro vender cada foto por 15 dolares, hein???

    Tak,a foto feia com certeza vai parar no meu álbum. É uma recordação hilária!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Patry, que lugar mais fofo esse bairro colorido.. lembra que eu te disse que a França é BEGE? Pois entao, aqui tudo é mais ou menos da mesma cor.. e preservado pelo Estado. Entao qualquer cidade colorida ja me chama a atençao.. Muito bonita! Quem sabe um dia nao iremos juntas até la novamente?
    Beijao!

    ResponderExcluir
  11. Ah, esqueci de comentar a foto do Wally dançando tango em la Boca! A menina realmente era uma "zarpada"!
    Bjs,

    Mari

    ResponderExcluir
  12. Cris, espero que um dia a gente esteja lá juntas! E Buenos Aires é bem bege também sabia? A Arquitetura da cidade lembra muito a de Paris.

    Mari, a menina é bem atiradinha mesmo! risos

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode