Arquivando


Eu tenho muito apreço por tudo que escrevo neste blog. E tenho muito medo de um dia dar um tilt no blogspot e eu acabar perdendo tudo que escrevi por aqui. As imagens que coloco por aqui não me preocupam, pois isso se acha fácil pela internet, mas os textos não. É impossível recriar um texto, escrever da mesma maneira, encontrar as mesmas palavras. Um texto sempre é unico, fruto de um momento específico. Assim, se este é perdido não há como recuperá-lo.
Do blog antigo eu tenho um back up completo, mas deste aqui não. Não é possível copiar o conteúdo como foi feito com o blog do UOL. Isto me afligia, mas na semana passada encontrei uma maneira fácil de copiar tudo que tenho aqui. É uma ferramenta que converte conteúdo em formato HTML para formato PDF. Basta informar o endereço da página que se pretende converter e em poucos instantes um arquivo em PDF com o conteúdo da página é gerado. Basta salvá-lo e pronto. Fica quase perfeito, pois as imagens dos posts que têm um alinhamento diferente do centralizado, ficam mal posicionadas. Outro ponto negativo é que ele só armazena os posts, não puxando o conteúdo dos comentários. Uma pena, pois os comentários sempre tornam os posts mais bacanas. O conversor tem uma limitação de tamanho, é ímpossível converter o blog inteiro de uma vez só. Por isso eu fiz a conversão mês a mês. Já terminei até o mês de abril passado e pretendo fazer isso todo mês daqui para frente. Apenas o mês de abril de 2008 está faltando. Tem algum post naquele mês que está dando problema e não permite que o conversor faça o seu trabalho. Ainda estou tentando resolver o problema, se não conseguir, farei a conversão daquele mês post a post. Será um tanto trabalhoso, mas não vou deixar de guardar os posts de um mês inteiro.
Para acessar a ferramenta basta clicar AQUI. É muito bom quando encontramos algo simples e útil. Agora sou uma blogueira mais tranquila, pois tenho as minhas letrinhas muito bem guardadas!



Comentários

  1. Acho que tem que guardar mesmo, pois é um trabalho diário seu e não deve ser perdido! E os sites podem dar pau mesmo, eu tinha um diário num site que deu pau há uns três anos e não foi possível recuperar nada. Eu tinha backup, mas era antigo e faltava um ano nesse backup. Imagina minha tristeza... depois disso, faço backup de tudo - manual mesmo, porque não escrevo tanto, mas pra vc isso seria um trabalhão enorme!!
    Será que não existe mesmo uma ferramenta que puxe os comentários? Essa é a parte mais interessante, a discussão que o post gera =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Rê,

    É um tristeza perder mesmo tudo. Eu ficaria inconsolável. O blogspot tem uma ferramente de backup mas o arquivo serve apenas para subir para outro blog do blogspot. Este captura os comentários, mas no final não serve de muito pois só pode ser aberto pelo blogspot.


    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode