Juntos


Outro dia vi na rua um casal de velhinhos andando de mãos dadas. Eles transpareciam estar felizes na companhia um do outro. Esta imagem me trouxe aqueles pensamentos de sempre à mente: "Como deve ser bom chegar à velhice ao lado do seu amor", " Que lindo, eles conseguiram passar uma vida inteira juntos!" ou "O amor deles ainda resiste depois de tantos anos!" De repente me deu um estalo e pensei: "E se eles são um casal de namorados, que estão juntos há poucos meses, curtindo o auge do encantamento mútuo?" Isto é algo bastante provável na época em que vivemos. Pois são raros os casais que hoje ficam muitos anos juntos e as pessoas mais velhas estão se dando a chance de namorar novamente. É difundida a idéia que pessoas velhas não namoram e que nem ao menos têm interesse por coisas do amor ou sexo. Há na verdade uma boa dose de preconceito nisso tudo. Parece que somente aos jovens é dado o privilégio de amar, de deixar-se encantar por alguém, de ficar perdido entre pensamentos apaixonados. Aos velhos resta se conformar com a solidão, caso não tenham ninguém ao seu lado. É comum ouvirmos pessoas mais velhas falarem que o tempo delas já passou, dizerem frases do tipo" Ah no meu tempo eu aproveitava bem a vida !" A própria pessoa já aceita que o tempo de viver era o tempo de juventude, que na velhice ela já não tem mais nada que aproveitar. A sociedade impõe tanto este tipo de idéia, que a pessoa se conforma. Mas isso vem mudando. Ainda bem, pois o tempo de cada um é o dia de hoje. Não tem esta de "meu tempo já passou". Se a gente está vivo é porque "nosso tempo" é agora. E temos que nos dar a chance de vivenciar o que a vida nos traz de bom. Nunca é tarde para ser feliz e encontrar um amor. Assim, vou continuar sorrindo quando me deparar com um casal de velhinhos de mãos dadas na rua, não fazendo diferença saber se passaram a vida inteira juntos ou são um casal recém-formado. Vou sorrir porque são pessoas que estão aproveitando bem todos os seus anos de vida. :)



Comentários

  1. nossa, tantas questões q vc levantou. tb acho lindo casais que ficam juntos pra sempre. mas realmente pode ser alguém q se conhece faz pouco. o q tenho reparado há uns anos é q são poucas as pessoas que amamos na vida. e q casais acabam, mesmo q se separando por um tempo, voltando depois de um tempo. não é todo mundo, mas há muitos casais q se separam qd são jovens e querem algo mais e qd veem q se enganaram, q a vida não é um eterno parque de diversões. voltam. acho estranho casais q param de namorar. mas hj a cobrança faz com q tds acham q namorar sempre é praticar esportes radicais aos 70 anos. esquiar aos 90. ir pra balada de bengala aos 80. e q uma vida terna e calma pode ser muito boa tb. os dois lendo um livro um ao lado do outro em casa. sentar pra jantar juntos. não precisa ser uma eterna juventude. mas companheirismo pra sobreviver a tanto tempo é necessário. bom, a muito o q pensar e dizer sobre o seu post, fico por aqui. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo teu post de hoje, Patry! Meu sonho é passar a velhice com alguém companheiro do lado. Essa imagem tb me causa muita ternura. Escuto muita gente dizendo que nao quer envelhecer etc, eu acho que faz parte da vida e gostaria de chegar lá! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, adoro comentários longos! :) Eu acho que para aproveitar a vida não precisamos fazer locurar, precisamos apenas fazer o que gostamos e estar ao lado de quem gostamos.

    Mari, eu também acho que faz parte da vida. E eu espero ser uma velhinha bem serelepe.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode