Um passeio em Itu

Domingo foi dia de passear no interior, fomos para Itu. Tudo começou com um convite da Adelaidinha no meio da semana e Wally e eu adoramos a idéia. Aceitamos o convite na hora. Saímos de São Paulo cedinho, por volta das 9 da manhã, quando fomos buscar Adeiladinha e o maridón. Aliás, preciso dizer que adorei o lar do casal. Muito lindo e aconchegante! :)
Wally foi o nosso motorista e a Adelaidinha nosso GPS, munida do Guia Fuja ela foi dando para gente as diretrizes do passeio. Foi um ótimo domingo, tranquilo e em ótima companhia.


A cidade de Itu é conhecida por ser a cidade das coisas grandes, mas devia ser conhecida mesmo por suas belas igrejas. Fiquei encantada com as pequenas igrejas de Itu. As fotos acima são da Igreja do Carmo.



Aqui fotos de dois lugares que infelizmente só vimos por fora, pois estavam fechados. As fotos da esquerda são do Regimento Deodoro, hoje em dia é um quartel e foi um colégio religioso para meninos. Este prédio também abriga o Museu Militar. A foto da direita é da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, que estava fechada. Intrigante uma igreja fechada em pleno domingo, não?


Acima fotos da Igreja Matriz. Gostei muito da pintura do teto. O interior da igreja é praticamente todo revistido por madeira decorada, em alguns casos folheada à ouro. Tudo muito bonito.



Fiquei encantada com os vitrais da Igreja da matriz. As outras fotos da montagem acima são da Igreja Bom Jesus. Esta foi a igreja que mais gostei e foi a Igreja que acabamos visitando por mais tempo.



A última parada do passeio foi o Parque do Varvito, que é uma área de preservação geológica. Varvito é o nome da formação rochosa que foi formada durante a era glacial há milhões e milhões de anos. Na verdade não há muito o que fazer neste parque, mas gostei de ver as paredes de varvito de perto. Tivemos o azar de estar no parque no mesmo dia que acontecia um concurso de karaokê. Foi um festival de gente desafinando com vontade ao som de pagodes horrorosos.



Saímos de Itu sem nenhuma lembrancinha típica da cidade, como o lápis de Itu. Na verdade as lembranças que há hoje por lá são feias e algumas de muito mau gosto como o absorvente gigante , o supositório ou a camisinha. Uma pena, deviam aproveitar a fama da cidade das grandezas de maneira mais legal.

Na volta viemos pela Estrada do parque, uma estrada antiga, fundada na época dos bandeirantes. É um lindo caminho cheio de árvores com o rio Tietê correndo ao longo da estrada. Mas mesmo ali o rio está muito poluído, o que desanima qualquer um de tirar fotos.

Adorei o meu domingo no interior. Passeamos bastante e conversamos muitos E ainda almoçamos maravilhosamente bem no Bar do Alemão. Um restaurante bem grande e muito bonito. Comemos um bife à parmegiana delicioso. Quem for para Itu não pode deixar de passar por este restaurante. :)

Foi um ótimo domingo! :)

Comentários

  1. Que legal que foram pra Itu!!!! Engraçado que pra mim a cidade parece morta, mas quando paro pra pensar, tem muita coisa legal pra ver. Essa igreja do quartel é super procurada pra casamentos, muito bonita. Dois lugares que eu adoro e não sei se vocês visitaram são o Museu da Energia (pertinho do orelhão gigante) e a Fazenda da Serra (na estrada parque). E eu nunca comi no bar do Alemão :( mas a parmegiana de lá é famosíssima e os antigos cozinheiros abriram outros restaurantes e desses sim eu já comi, perfeita :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Se bem eu sou do interior de SP, nao conheço Itu e achei muito bonito.
    Um dia gostaria de conhecer tb.

    ResponderExcluir
  3. Rê, tem muita coisa para se visitar lá, mas tava tudo fechado, em reforma! Acho que é por conta do aniversário de 400 anos da cidade.
    Passamos pelo Museu da Energia mas não entramos. Ah, vá no bar do Alemão! Vc vai amar!

    Mari,acho que você ia gostar de lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá...que belo passeio...Hum! Bar do Alemão é bom demais!!!.Atualmente moro no Mato Grosso do Sul,mas eu sou de Salto cidade vizinha de Itu então conheço muito bem por ai. Na proxima vez de uma esticadinha para conhecer minha cidade natal ela está bem cuidada e foi revitalizada recentemente. Um abraço
    Elizabete

    ResponderExcluir
  5. Elizabete, eu não conheço Salto. Mas minha mãe morou um tempão em Itu e sempre fala da sua cidade, ela ia muito por lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o seu blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode