The Hobbit



Sou fã dos filmes do Senhor dos Anéis,  assisti a todos os filmes no cinema e depois revi algumas vezes. Os livros nunca li. Tentei ler uma vez o livro do Hobbit, mas não terminei, a narrativa do Tolkien me cansou, pois é descritiva em demasia e eu nunca tive paciência para livros muitos descritivos. Não é culpa do Tolkien, é apenas uma preferência literária minha. 

Estava curiosa para ver o filme 'The Hobbit', queria matar as saudades do universo do Senhor dos Anéis. Fui assistir ao filme logo na estréia, no Kinoplex do Shopping Vila Olímpia, ontem, na sessão das 23:50. Versão 3D legendada.  O filme é bem longo, umas 3 horas de duração, o que não é de se estranhar, sendo um filme do Peter Jackson e tendo como tema os universo dos hobbits, elfos, magos, anões e afins.  Mas desta vez o Peter Jackson exagerou, é muito tempo para pouca história. Ele resolveu dividir o livro do Hobbit em  3 filmes e isso gerou uma necessidade  épica de enrolação,  pelo menos neste primeiro filme. Há muitas cenas que foram alongadas sem necessidade, fiquei com a impressão que a edição priorizou o tempo de duração do filme ao invés de dar ênfase a uma narrativa eficiente. E isso é desde o comecinho do filme, por isso, antes da primeira hora eu já tinha ficado entediada com o filme.  

O filme é muito bonito, tem aquelas paisagens de tirar o fôlego e cenários fantásticos.  Cenas de  deslumbrar o espectador.  Mas isso não é tudo, um filme precisa de um roteiro  bem planejado, a parte visual não pode ser mais importante que o desenrolar da história. Fiquei realmente incomodada quando percebi que a história não se desenvolvia, o filme poderia perder fácil fácil uma hora de exibição e isso não comprometeria em nada a história que ele está contando. 

Eu senti muita falta dos personagens que tanto gosto do Senhor dos Anéis, ver este filme me deixou com vontade de rever a trilogia. Senti falta do Legolas e do Gimli. Fiquei frustrada em ver um monte de anões na tela e o Gimli não estar lá para dar mais agilidade e diversão às cenas. Pelo menos matei um pouco de saudades do Frodo, Gollum, da Galadriel, Elrond e do Gandalf. O Bilbo?  Ver o Bilbo mocinho não foi a mesma coisa do que ver o tio Frodo mais velho como nos outros filmes. 

Acho que quem for fã mais fanático do livro vai adorar o filme, vai ficar encantado em ver a história do livro transposta para a tela do cinema. Wally adorou, saiu do cinema com sorriso no rosto e até ficou meio chocado quando eu disse que não tinha curtido o filme. Eu também fiquei, pois achei que ficaria encantada com o filme, mas não consegui ter empatia com o Bilbo ou com os anões. Uma pena, mas este filme não me encantou ou  me emocionou.  


Comentários

  1. o zanin no estadão comentava q estavam malhando ele pelo post sobre o filme. eu só vi o primeiro senhor dos anéis e essa série não fez tanto sucesso q os harry potter. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, eu li a crítica dele e ele teve a mesma impressão que eu sobre o filme. Notei que não tem meio termo, ou as pessoas amam ou não gostam do filme.

      Ah, Senhor dos Anéis fez um sucesso descomunal, lembro das salas de cinema lotadas! Nem dá para comprar com o nosso querido HP, públicos diferentes. Beijos

      Excluir
  2. Eu achava que eram dois filmes... três? Tem necessidade mesmo de tudo isso? Tenho a impressão que dividir histórias em mais de um filme só tem um objetivo, duplicar a bilheteria. Na maior parte dos casos não teria necessidade.
    Eu gosto muito da história do Hobbit, mas realmente é uma história à parte do Senhor dos Anéis, não tem os mesmos personagens que a gente acaba se acostumando. Como eu li o Hobbit antes da trilogia, não foi problema pra mim, mas senti isso quando li Silmarillion, queria "rever" meus personagens preferidos! Mas a história do Hobbit é bem legal. Se não me engano Tolkien contava essa história pro filho e depois transformou-a em livro.
    Pena que você não gostou do filme, mas entendo suas razões!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, pois é, imagine 3 filmes de 3 horas para contar uma história de um livro de 300 páginas??? Vai ter que encher linguiça mesmo... rs

      Eu fui olha o livro do Hobbit, eu li até a metade. Depois larguei. Acho que depois do filme , eu poderia dar uma chance e retormar a leitura.

      Mas o que eu quero mesmo agora é rever os filmes do Senhor dos Anéis.

      Beijos

      Excluir
  3. Eu gostei do livro mas concordo com você, dividir em 03 partes é um pouco demais.
    Li a trilogia do Senhor dos Aneis e só consegui entender as batalhas depois que vi os filmes. Nos livros fica um pouco confuso.
    Estou curiosa para ver o filme.

    Bjs.
    Elvira
    http://evipensieri.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elvi!

      Os filmes do Senhor dos Anéis eu acho perfeitos. Gosto mesmo.

      Espero seu post sobre o filme do Hobbit!

      Beijos

      Excluir
  4. Fui assistir no dia 14... ams quando cheguei as sessões legendadas nao tinham mais ingressos.... assiti a Historia dos Guardiões muito bom tb
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode