O Avião da Copa






Durante a Copa do Mundo a Seleção Brasileira de Futebol viajará  pelo país num avião exclusivo  da Gol, tão exclusivo que ele recebeu uma pintura especial para a ocasião. Os escolhidos para personalizar a aeronave foram Osgemeos, dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. Eu já havia visto vários trabalhos deles, tem obras bem legais, mas desta vez não acertaram.  Erraram na mão na hora de pintar o avião da nossa seleção. 

Copa do Mundo para mim é sinônimo de festa e alegria e acho que isso é  que a pintura do avião da seleção deveria transmitir. E alegria é o que menos vemos nos carinhas redondas que tomam conta do avião, todos estão com cara de tédio e espremidos, como se estivessem viajando em uma lata de sardinha ou em um bus lotado bem na hora do rush. A mensagem que o desenho passa é de tristeza e desconforto, um equívoco total, ainda mais na situação pré-copa que estamos vivendo, com protestos anti-copa para todos os lados! Parece que o desenho quer reforçar o clima anti-copa que anda  tomando conta de boa parte da população brasileira. Fico me perguntando quem aprovou este desenho. Qual será o briefing que foi passado para os artistas?  Se bem que, ao meu ver, falar que será a pintura do avião que a seleção vai usar na Copa já é o suficiente para que esteja subentendido que o clima do desenho tem que ser de entusiamo e alegria.

Fico curiosa para saber o que os jogadores da seleção acharam do avião. Claro que nenhum deles vai poder criticar a aeronave publicamente, mas duvido que algum tenha gostado pra valer. Já devem ter se conformado que vão viajar num avião feio e com clima deprê. Pelo menos de dentro da aeronave eles não terão que olhar para a pintura. 





Comentários

  1. Ainda não tinha visto e concordo plenamente com você. Já de cara não gostei, e depos de prestar atenção pra entender os desenhos, mais ainda. Achei poluído, bagunçado (bom, acertaram né, é a cara do nosso país) e, se representa alguma coisa relacionado à copa, não consegui identificar (mensagem, pra ser efetiva, tem que ser clara, o que não é o caso!)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode