Alta Definição

Há algumas semanas Wally apareceu com um conversor de sinal de tv digital. Assim finalmente a tão falada tv digital chegou ao meu lar. Mas só o conversor não basta, ele não faz nada sozinho, ele precisa de uma boa antena UHF para captar o sinal das emissoras de tv. A primeira tentativa que fizemos foi com uma antena Plasmatic, aquela em forma de pirâmide, que para mim foi muito útil quando a MTV estreou por aqui com o sinal em UHF e sintonizava direitinho. Mas com a tv digital esta antena nem fez diferença. Não conseguiu captar sinal algum. Então Wally improvisou uma antena com um fio e pendurou na rede de proteção da janela da sala. Funcionou, o sinal ficou bom, mas toda vez que passava um avião tudo sumia. O que é um grave problema, pois por aqui passa avião direto. Então Wally começou a procurar uma antena boa, mas só se deparou com antenas com preços absurdamente altos. Desistiu de comprar e resolveu fazer uma antena. E fez. O resultado está na foto que ilustra este post. E a antena saiu baratinho, praticamente de graça. O pedaço de madeira ele encontrou em uma caçamba na rua, as hastes da antena foram feitas com cabides ( que ele pegou do meu guarda-roupa) e os outros itens ele já tinha por aqui. O resultado foi perfeito, o sinal do conversor ficou estável, não há avião que faça a imagem tremer. Agora posso dizer que tenho tv digital em casa. :)

Eu fiquei realmente impressionada com a qualidade da transmissão digital. A imagem tem uma nitidez absurda e as cores são vibrantes. A gente consegue perceber detalhes das roupas e cenários como nunca antes. Tudo fica muito mais realista, mais bonito. E agora eu entendo e dou razão para as atrizes que tinham medo da tv digital. A precisão da imagem é cruel e revela cada pequena imperfeição do rosto. Tem que ter muita coragem para aparecer em uma transmissão digital, eu não sei se teria. Sério, não quero aparecer na tv digital, ela é muito reveladora.
Notei que a programação em HDTV na tv brasileira é ainda rarefeita. A Globo, por exemplo, transmite em alta definição somente a novela Caminho das Índias, os jogos de futebol e os filmes que passam à noite. Talvez tenha mais um ou outro programa com esta transmissão, mas eu ainda não encontrei. A novela das 8 é um deslumbre em HDTV. As roupas dos indianos ganham uma beleza estonteante, é possível notar cada relevo dos tecidos das roupas, os bordados ganham destaque, ficando quase em alto relevo. Os cenários ficam mais reais e bonitos. Eu estou encantada com tanta beleza e perfeição das imagens. Realmente não pensei que ficaria entusiamada neste tanto pela tv digital, eu escutava as pessoas falando e achava que era exagero. Hoje sei que não é.
O conversor é somente para os canais da tv aberta. Para os canais de tv à cabo é necessário se sujeitar à cobrança abusiva que eles impõem ao consumidor. É preciso pagar cerca de 800 reais pelo conversor (o meu custou bem menos que isso), que mesmo assim continua sendo de propriedade da operadora de tv, e além disso , há uma taxa mensal pelo uso do aparelho. Ou seja, você paga pelo conversor e mesmo assim continua a pagar um aluguel para poder utilizá-lo. Um absurdo. Enquanto continuar assim, não vou ver os canais à cabo em sinal digital. É muita exploração.

Acho que ainda vai demorar muito para que tenhamos transmissão em sinal digital para valer nas emissoras daqui. Mas o conversor acabe melhorando até as imagens que são feitas da maneira convencional. Assim vale a pena ter o conversor, que garante imagens nítidas e estáveis. Não mais fantasmas na tela ou imagens com interferências. :)




Comentários

  1. Oi Marion!
    Não faz muito tempo eu cheguei da faculdade, e como de costume ligo a tv para ver oque está passando. No meu caso vejo mais "fantasmas" do que em filme de terror.
    Ai,ai,ai,ai,ai...democracia digital!

    ResponderExcluir
  2. O melhor da tv fdigital ai na sua casa sao seus acessorios de sintonia os meninos mordendo o fio da antena kkkk

    ResponderExcluir
  3. realmente essa tv vai demorar. o sbt vai levar séculos pra ter, mas esse canal tb não faz falta. e as tvs específicas pra essa tecnologia tb são uma fortuna. em crise, piorou. então acho que vai demorar mais do q imaginamos. ontem a net começou a dizer q passava a mudar pra digital no meu bairro. e pelo menos os chuviscos melhoraram. eu não tenho ainda, mas se a imagem da tv a cabo já parar de ficar ruim, eu já me dou por satisfeita. todo o resto é muito caro. deixa pra lá. hehe. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Nada como a boa e velha gambiarra! A imagem eu tive oportunidade de ver e fica linda! (ou feia, se for a vera fischer aparecendo, hehehe) ainda acho que no seu caso os gatos são parte fundamental da antena, olha ele aí na foto! se tirar o gato, a tv não pega :)
    ah, outro dia eu vi o luciano huck mostrando o novo equipamento de transmissão do estúdio onde é feito o programa dele (minha sogra disse que o faustão mostrou tbm), será que eles tbm não são digitais?? Veja faustão e depois conte pra gente, hehehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao wally pela engenharia! Quero ver essa novela que vc comentou!

    ResponderExcluir
  6. Arthur, eu tb já muita tv com fantasmas. Uma época que eu morava no interior, mal funcionava a tv. A gente praticamente ouvia tv, pq ver não dava! ehehe

    Sugar, agora a antena está a salvo deles, no quarto do micro!

    Pedrita, a minha é net digital ( mas sem o tal conversor digital) e a imagem é boa.

    Rê, no dia que tirei a foto desisti de tirar uma foto só da antena. O Frodo não saía de perto! Ah, eu vi o Faustão domingo e a transmissão é normal ainda. Luciano Huk não vi ainda.

    Mari, vc vai adorar a novela!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Marion! Pelo visto muita gente ainda passa pelo mesmo problema, chuvisco etc. Mas de alguma forma é possível levar...
    desculpe esse novo comentário, depois de usas respostas, mas gostaria de agradecer a força!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Arthur, não precisa se desculpar por comentar de novo! Gosto de leitores que se animam e comentam. :)

    Beijos e sucesso com o blog novo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode