Não vou apagar a luz


Eu não vou apagar as luzes hoje às 20:30 h. Muito menos vou desligar a televisão ou tirar os demais aparelhos da tomada. Eu acho uma bobagem esta campanha das luzes apagadas que acontece hoje. Não vou abrir mão do meu conforto em prol de uma campanha que é pura demagogia e que não vai trazer benefícios reais para a preservação do nosso planeta. Eu já faço bem a minha parte. Não desperdiço nem água e energia elétrica. Fecho as torneiras quando escovo os dentes e na hora de lavar louça só abro a torneira depois que ensaboei tudo. Em relação a luz, nunca deixo a luz acesa em um quarto vazio. Mas sempre deixo tudo na tomada, do microondas ao dvd, pois acho besteira isso. Pois tirar os aparelhos da tomada representa uma economia ínfima e gera transtorno. Eu não tenho paciência para acertar a hora do microondas toda vez que quiser usuá-lo, por isso ele sempre fica na tomada. A minha maior contribuição mesmo em termos de boas ações ecológicas é a reciclagem. Há alguns anos levo isso à sério e reciclo muito coisa. Isso eu faço bem certinho, lavo tudo antes de colocar para reciclar. Acho que hoje reciclo 90% dos itens recicláveis que aparecem por aqui. Não chega à 100% porque às vezes a preguiça ataca e acabo jogando algumas coisas direto no lixo, por não querer lavá-las. Hoje está muito mais fácil reciclar, pois aqui no meu prédio há coleta seletiva, então é só deixar o lixo reciclável separado que ele é recolhido e encaminhado para reciclagem.
Havendo bom senso é possível usufruir das facilidades da vida moderna e ao mesmo tempo contrinuir para a preservação do planeta. Não vejo razão para abrir mão do conforto alcançado em nosso dia a dia, isso é exagero. Nisto os ecologistas erram a mão. Eu gosto do conforto que a vida moderna me proporciona e não estou a fim de abrir mão deles. Por isso não apagarei a luz hoje e sempre a ligarei quando for necessário. Afinal a energia elétrica é para isso, para facilitar a nossa vida.

Comentários

  1. pra quem não tem hábito uma campanha pode conscientizar. mas quem faz isso regularmente, não vejo sentido. é a mesma questão do carro. eu mal saio com o carro. então vou quando quero e onde quero qd preciso, mesmo qeu seja o dia da campanha. a reciclagem é otura questão. eles falam pra lavar muito bem. e isso não é desperdício de água? pq duvido q eles não relavem depois, já q preferem não confiar. aí é desperdício. acho que falta muito bom senso e lógica ainda nessas questões. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. O alvo dessa campanha são pessoas que não são têm essa consciência ecológica que você diz ter.

    Sua atitude egoísta ("eu já faço o que precisa ser feito") é meio burra, porque nesse tipo de assunto é preciso uma mudança de atitude coletiva, e não individual.

    ResponderExcluir
  3. Eu não enxergo benefício nenhum nessa campanha. Quem não tem o hábito de economizar energia, água etc vai acabar apagando as luzes nessa "campanha" e achar que já fez sua parte! Aquela de "um dia sem internet" ou algo assim trouxe que benefícios até hoje? Nenhum, que eu saiba...
    Concordo com vc, a conscientização se dá no dia a dia, na educação continuada, e não numa ação sem sentido algum como essa - assim que o prazo acabar, as luzes se acendem e ninguém mais lembra da necessidade da economia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sabe, eu até concordo com o anônimo. Essa é uma campanha para mudança de atitude coletiva, faz tempo somos muito individualistas. Mas não achei a atitude da Marion "burra" nem egoísta, afinal, é como se você desse sua mão e como se não bastasse, eles pedissem seu braço inteiro, seria injusto, quando muita gente nem a "mão oferece.
    fui claro?

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, você tocou num ponto interessante, o lance de pedirem para lavar tudinho nos recicláveis. Realmente isso acaba gerando um gasto a mais de água. Eu em geral não vejo vantagem mesmo nestas campanhas.

    Anônimo, não vejo onde estou sendo egoísta ou burra. É o meu ponto de vista, não acho que esta campanha vá concientizar alguém. Não é apagando as luzes por uma hora que a pessoa vai ter a conciencia de usar a energia sem desperdício. E eu faço o que acho que eu devo fazer, o que acho exagero ou sem benefício eu não faço. E não estou aqui pra convencer ninguém. Não é o ponto.


    Rê, você disse exatamente o que eu penso. Isso tem que ser ensinado de maneira contínua, para que as pessoas criem o hábito. Só campanhas assim não adiantam nada.

    Arthur, obrigada pelo apoio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Consciência coletiva é um mito, não existe. Se fosse assim, a Eletropaulo, Light, Chesf e tantas outras teriam desligado os geradores e pronto...
    O maior erro é pensar que isso pode trazer algum beneficio. Explicando o lado técnico da coisa, eletricidade não se poupa. Se você não consumir, não dá para "guardar pra depois". Agora, se todo mundo trocar por lâmpadas de baixo consumo e tirar da tomada o que não usa regularmente, estamos diminuindo a necessidade de gerar mais energia, e evitando investimentos em energia que podem sim trazer algum dano ao ambiente.
    Mas dizer que vão concientizar alguém desligando a luz uma hora é no mínimo idealista. Ou cretino. Mas cada um com sua opinião... Eu estou com minha benhé.

    ResponderExcluir
  7. Nós não apagamos a luz...rs... :)

    ResponderExcluir
  8. Amor, adorei seu comentário! :)

    Dany, não apagamos as luzes e ainda comemos sushi!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olhando só para meu umbigo, realmente não farei nada por ninguém. É só uma tentativa de conscientização. Vale tentar. É melhor mais um aviso na estrada do que um acidente na estatistica, viu? Como mudar o mundo com esse pensamento? Que pena.

    bjos com tristeza.

    ResponderExcluir
  10. Franzé, eu neste post apenas discordei da eficácia da campanha. Não afirmei que não ligo para o planeta ou algo parecido. Sempre me preocupei com o outro, não aceito que me chame de egocêntrica. Exemplos: não jogo lixo na rua, reciclo lixo, adotei 2 gatos abandonados, evito ouvir música alta no meu apartamento para não atormentar os vizinhos, ando muito a pé. E por aí vai. Mas não vou aderir à uma campanha que não acredito apenas porque é politicamente correto aderir a tal campanha. Não faço coisas apenas para parecer certinha, faço porque acredito.

    Não leia mais do que está escrito aqui neste post, não tire conclusões apressadas.

    ResponderExcluir
  11. Risos. Engraçado, parece que algumas pessoas nao veem que o coletivo começa com o individual... Sim com o seu proprio egoismo, pq se vc nao tiver uma atitude egoista de economizar grana, até sovina, vc nao vai economizar nada!!! Eu tb não vejo esse marketing como algo que realmente vai conscientizar.. pq a meu ver parece ah o famoso esta fazendo entao farei tb! Oque Patry nao disse é que temos tal costume de aproveitar luz do dia, sempre apagar a luz do lugar onde nao estamos desde da Infancia!!!! SIm Infancia. Nossa mãe sempre foi contra qqr desperdicio até de luz numa época que nao se falava em racionamento ecologia e afins! Consciencia coletiva se da com educação na infancia, criando-se habitos! ou com multas pesadas pq neste país se nao se penaliza nao se aprende.

    ResponderExcluir
  12. Eu ia apena ler e passar direto, mas nao me contive em opinar..

    Tambem faço a minha parte, e vou apagar a luz, o problema nao é o que as pessoas vão continuar fazendo, mas sim o tanto de economia que ela gera em unico dia, não importa se ja fazemos ou não, o importante é que quanto mais pessoas aderirem ao dia d, com certeza a economia dos kw/h do dia sera muito importante ao planeta...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo, espero que esta camapanha realmente consiga concientizar alguém. Pq o que adianta não é uma grande economia em um único dia e sim o uso racional da energia que perdure pela vida toda das pessoas.

    Por isso não embarco nestas campanhas. Não desperdiço energia e não vou parar com meus compromissos para aderir a uma campanha.

    ResponderExcluir
  14. A campanha é interessante, entretanto realmente só está fazendo sucesso porque está na moda ser ecologicamente correto! Muitas pessoas que participarão ou participaram nem sequer se preocupam em não jogar papel no chão... mas na hora de ser o sr certinho pode dizer: - Eu apaguei as luzes e você?

    ResponderExcluir
  15. Emillie, é assim que eu penso. Você disse tudo! :)

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode