Brüno


Aviso : post com über- spoilers ! Se tiver a intenção de ver o filme é melhor pular este post!


Achei estranho quando fiquei com vontade de assistir ao filme Brüno ( USA- 2009). Afinal eu odiei o filme do Borat e sendo Brüno cria do mesmo Sacha Baron Cohen, as chances de eu odiar este filme eram grandes. Eu gosto do Sacha, tanto que assistia ao programa de tv dele, mas achei o filme do Borat tosco demais e nem terminei de ver. O filme do Brüno é tão tosco quanto Borat, apela muitas vezes para piadas e cenas chulas. Mas eu gostei, ri muito no cinema e fiquei chocada também. Mas não fiquei chocada com as cenas feitas com o intuito de chocar a platéia, como as cenas de nudez, sexo, pegação entre homens e o pinto falante. Fiquei chocada com uma cena em particular, onde Brüno está entrevistando pais ( gente de verdade!) de crianças para um casting de uma produção. Ele fala os maiores absurdos, pergunta se a criança pode emagrecer 5 kg em uma semana, fazer uma lipo ou mesmo fazer uma cena onde manipularia ácidos. Os pais concordam com tudo! Impressionante, para eles o que importa é a criança conseguir o trabalho, o bem-estar da criança fica em segundo plano. Os coitadinhos são apenas um meio dos pais fazerem dinheiro.
O filme é em tom de documentário. Praticamente não tem trilha sonora e todas as cenas são cruas, sem nada de efeitos. Brüno viaja para Los Angeles para tentar virar uma celebridade de verdade, ele é apenas conhecido na Aústria, seu país natal. Viaja para os USA com o seu assistente e vai tentando galgar os passos da fama. Ele até tenta deixar de ser gay! Aliás, as cenas de ele com os patores da Igreja são marcantes, ele deixa um pastor desconcertado. Este acho que desistiu de "converter" os gays para o mundo hétero depois de encontrar o Brüno.
Eu achei que o filme peca por ter este ímpeto de chocar a qualquer custo, há cenas que ficaram forçadas demais, que não encaixaram no roteiro direito e que apenas estão lá para deixar a platéia de olho arregalado.

Me surpreeendi pelo fato de metade do filme ser falado em Alemão. Brüno tem muitas cenas com seu assistente e os dois somente falam em Alemão. Curioso isso sendo um filme americano, afinal americanos têm horror a legendas. Gostei muito do sotaque do Brüno, sempre misturando palavras em Alemão quando fala em Inglês. Ficou uma mistura bem bacana. O filme é feito com pessoas reais interagindo com a dupla de atores, como é em Borat. Mas confesso que em algumas cenas me deixaram intrigadas e fiquei pensando ser era gente real ou tudo era armação. Nunca saberei.
A parte que mais gostei do filme foi o final. Como eu não tinha lido praticamente nada sobre o filme, foi uma surpresa total para mim quando apareceram o Bono, Sting, Elton John, Slash, Snoop Dogg e o Chris Martin gravando a música, bem estilo "We Are The World" com o Brüno. Letra da música é muito divertida e fica mais divertida ainda sendo cantada por Bono e Sting que levam à sério as causas sociais. Foi hilário mesmo.
Sacha é um ator e tanto. Ele não sai do papel nunca, nem quando apanha de cinto da loira-peladona-tatuada-siliconada numa noite de swing. Olha, aquelas cintadas devem ter doído. A louca batia com vontade. Cena marcante. Alías, o silicone daquele mulher me chocou. Enorme e grotesco!
Enfim, gostei do filme, apesar de ser um filme bem fora do padrão de humor que aprecio. E, como Borat, é um filme onde não há meio termo, ou você gosta ou odeia. Não tem como achar mais ou menos.
Agora só falta um filme do Ali G, que é o meu personagem preferido do Sacha.


Comentários

  1. Já que vc avisou que tem spoilers, eu não li :) Quero muito ver esse filme, ao contrário de vc eu adorei Borat e até agora gosto do ator. Li uma entrevista da Veja com o personagem Brüno e achei bem divertida, vamos ver como será o filme!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marion.

    Eu não assisti Borat mas fiquei curiosa com o filme Bruno.
    Quem sabe ...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Oi Patry,

    Fiquei curiosa em ver o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Rê, depois que você assistir ao filme vc volta aqui e lê. Se você gostou de Borat vai amar o Bruno. Eu li a entrevista dele também e adorei!

    Elvira, assista. É ótimo!

    Sheila, acho que vc vai rir muito com o filme!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. ainda não assisti o filme tbm, mais pretendo ve-lo,
    aliás gostei do seu blog,
    depois da uma passada no meu, ;D
    beijos'

    ResponderExcluir
  6. Gabriela, obrigada pela visita! Depois vou passar no blog, o pouco que vi de lá eu gostei! ;) Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode