Caçando Leitores





Eu leio os blogs através do Google Reader. Para mim é mais prático, pois assim eu não corro o risco de perder algum post legal, ainda mais de blogs que têm postagens em dias bem randômicos. Mas no mês passado o meu querido Reader foi motivo de chateação. Na verdade a culpa não foi do Reader e sim de gente que faz uso malicioso das ferramentas de internet. 


Um dia apareceu do nada no meu Reader um link de um blog desconhecido. Um blog de dieta, recém-criado. Achei muito estranho, pois eu tinha certeza que eu não tinha adicionado aquele blog na minha lista. Simplesmente  dei unfollow e pronto.  Para minha surpresa, no dia seguinte o maldito blog apareceu na minha lista novamente. Apaguei e ele apareceu de novo. Foi assim por  uns 3 dias.  Isso me tirou do sério, estava claro que a autora do blog (não vou informar nem o nome e nem o link aqui porque não vou divulgar blog de gente ruim.) estava fazendo uso de algum código que forçava a entrada do feed do blog dela nos Google Readers alheios. Busquei alguma solução em fóruns e afins e não achei. Cheguei a denunciar o tal blog por SPAM para o Blogger e não adiantou também. Então resolvi deixar uma mensagem na caixa de comentário do maldito blog.  Escrevi que estava bem irritada com isso tudo e que era um absurdo tentar ganhar leitores à força. E assim terminaram os meus problemas. A pessoa apagou o meu comentário e nunca mais o blog de dietas apareceu na minha lista de leitura do Reader. Ufa.




  Publicado no meu FB. AQUI.



Infelizmente este não é um caso isolado. Este foi um caso extremo de tentar angariar leitores, mas há muitos blogueiros por aí que também passam dos limites ao tentarem obter leitores.  Não adianta fazer quinhentos mil posts em redes sociais implorando por leitores. Fica feio e só serve para irritar as pessoas  que visualizam estas mensagens todo santo dia. Cansa. Faz a gente pegar ódio do blog e torcer para que o blog seja fadado ao fracasso. 

Leitores a gente ganha pela qualidade dos textos. Não há outros meios. É algo natural, o blog bom vai tornar-se conhecido naturalmente.  Não adianta mendigar por acessos. Quem mendiga por acessos não confia no próprio talento. Esta é a impressão que eu tenho. Quem faz um blog tem que fazê-lo por prazer, não por almejar sucesso e dinheiro. Claro que o sucesso é bom, mas focar nisso em primeiro lugar é equívoco enorme.  Se o blog não for escrito com sinceridade e entusiasmo,  vai soar falso e os leitores vão notar e vão se afastar. 

Sinceramente espero que nunca mais apareça um blog estranho no meu Google Reader e espero também que os blogueiros tenham paciência e esperem os leitores virem naturalmente. Não há formula de sucesso para nada nesta vida. As coisas sempre acontecem quando têm que acontecer. Não podemos forçar nada. 



Comentários

  1. eu me deparo às vezes com pessoas bacanas q não tem noção de etiqueta virtual. entra com a maior facilidade naqueles falsos sistemas para ganhar rapidamente seguidores, enchem a boca pra dizer q estão com tanto isso e tanto aquilo, acham que tem algum valor comercial entulhar de gente q nunca aparece. prefiro menor número de leitores, de gente me visitando, mas gente que realmente tenho afinidade a ter um monte de fantasmas. se eu fosse pensar no blog para angariar leitores só escreveria sobre filmes americanos comerciais. não me importo se poucos leem algo q tem menor apelo comercial, pq quem ler é quem realmente vai estar afim então vai ser bem mais interessante o q a pessoa vier a dizer. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, acho que você acertou em cheio. As pessoas não tem noção de etiqueta virtual. Não sabem qual é o limite entre o legal e o abusivo. Eu também penso como vc , melhor ter poucos leitores, mas que sejam leitores/seguidores que tenham a ver com o blog.

      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode