Salve Jorge





Ontem foi ao ar o último capítulo da novela "Salve Jorge", uma novela  que virou uma comédia involuntariamente. Era para ser uma novela das 9 séria, afinal tratava de um tema  pesado, o tráfico humano, mas o roteiro foi tão mal estruturado que a novela acabou divertindo o público pelos motivos errados.  Uma pena.  Eu estava ansiosa na época da estréia da novela, pois sou fã das novelas "O Clone" e "Caminho das Índias", ambas escritas pela Glória Perez. Eu esperava que "Salve Jorge" fosse me envolver com suas histórias, que eu teria uma novela para curtir por meses a fio.  Infelizmente saiu tudo errado.  A autora parece que tentou seguir a mesma fórmula para tentar repetir o sucesso de suas novelas anteriores e este foi o maior problema.  Faltou inspiração genuína e sobrou histórias esquematizadas seguindo receitinhas de sucesso. Então tudo ficou emoção, tudo caricato. Em alguns momentos, a novela parecia uma daquelas paródias que o Casseta e Planeta fazia. Patético. 

Eu parei de ver a novela há meses, via um capítulo ou outro. Quase sempre não aguentava ver um capítulo inteiro. Na última semana tentei ver a novela para saber sobre os desfechos.  Mas só consegui ver o último capítulo inteiro, os outros me cansaram.   Claro que uma novela que foi ruim  não tem como ter um final  bom.  Foi um final sem sal e sem emoção.  Eu na verdade só me preocupava com o final de um personagem : O Yuri! O gato do personagem Russo, um dos vilões da novela.  Gato lindo, por quem fiquei encantada. Felizmente lembraram do gato e ele acabou ficando uma das garotas aprisionadas na boate. O gatinho não ficou largado nas ruas da Turquia, arranjou um lar. 

Muita gente  jogou a culpa do fracasso da novela na escalação da atriz Nanda Costa como mocinha. Injustiça grande falar isso. Nanda é uma ótima atriz, fez bonito nas novelas "Cordel Encantado" e "Viver a Vida". O problema não foi atriz e sim o texto. Aliás, os atores devem ter sofrido com um texto tão caricato e sem emoção. Não dá para se fazer milagre se o texto não ajuda. Deve ter ator comemorando o fim deste fardo!

Espero que Glória Perez reflita depois desta novela equivocada. Que se deixe levar pela inspiração para escrever sua próxima novela e que esqueça as fórmulas de sucesso. Que sua próxima novela seja apaixonante como foi "O Clone".   


Comentários

  1. Que nada... A autora acha que esta certa e que o Brasil inteiro esta errado. Não consegui assistir nem o último capítulo inteiro. Tudo muito piegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, é isso é verdade, ela não aceitou nenhuma crítica. Achou que tudo é perseguição. Foi tudo péssimo. Pena.

      Excluir
  2. eu confesso que eu me divertia com salve jorge. mas acho q eu me divertia mais com os comentários no twitter. além do roteiro esquisito, eu não entendi a infinidade de furos de realização. em geral a globo é muito criteriosa, hoje em dia há muitos recursos para o cromaqui não parecer cromaqui, mas dessa vez parece que até a equipe técnica aderiu ao kitsch. eu não segui a novela, lia mais do que via. mas nas últimas semanas segui. tb achei um abuso falar da nanda costa. particularmente achei muito mais babaca o personagem do théo que era pra ser o herói da trama e virou o bobão da trama. e claro, o pegador, o q tb não entendi. eu fiquei horrorizada de nada acontecer com a berna, como se o crime dela não fosse crime e algo menor e ainda mais tendo escrito pela gloria perez q sempre defendeu penas máximas a crimes. achei muito preconceituoso perdoar uma criminosa só pq ela é rica e deu vida melhor a filha da deuzuíte. o pior é q vi gente defendendo a berna. horror. eu não estou animada com a nova novela, odeio novelas q exploram doenças, e ainda mais em crianças. e a maioria das cenas acontecem em hospítal. vou mesmo ver dona xepa que estreia terça. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, o engraçado era realmente ver os comentários sobre a novela, hilários! Eu também achei um absurdo a Berna não ter sido punida. Ficou tudo bem pra ela. Injusto.

      Beijos e boa Dona Xepa pra vc!

      Excluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode