Dois Irmãos




Eu assisti aos três primeiros capítulos da série 'Dois Irmãos" da TV Globo e fiquei com a mesma cara do Omar. Infelizmente, a série me aborreceu demais, tanto que desisti. Não vou perder mais meu tempo com ela. Uma pena, pois eu tinha muitas expectativas. Todos os meus amigos que leram o livro que deu origem ao seriado, falam que a história é incrível, que o livro é um dos melhores que já leram na vida. Eu esperava uma séria arrebatadora, daquelas que me tiram o fôlego e que me fazem ficar louca pelo próximo capítulo.  Mas me deparei com uma série entediante e sem emoção. 

O problema desta adaptação é a direção do Luiz Fernando Carvalho, que faz tudo ficar over. Trilha sonora opressiva e que esvazia a emoção das cenas. Cenários poluídos demais e alguns figurinos que destoam da época em que se passa a série, parecendo fantasias de carnaval. Outro ponto que incomoda muito é a narração onipresente, que faz que a série tenha poucos diálogos. Como minha amiga Pedrita falou: "Se era para ficar narrando, colocasse alguém lendo o livro e só. Sairia mais em conta!".  Concordo e acho um crime desperdiçar grana com um produção que está destruindo uma grande história. 

Eu gostei muito da atuação dos atores, até o novato Mathes Abreu dá um show. Ele me impressionou com a sua interpretação dos irmãos gêmos que protagonizam a história. Que este ator tenha mais chances de mostra o seu talento. Juliana Paes está intensa como Zana e Antonio Calloni me cativou com o seu Halim.  Não cheguei a assistir o Cauã Reymond, mas já me falaram que ele está muito bem nos dois papéis.  

Logo nas primeiras cenas do primeiro capítulo, eu tive a sensação que estava assistindo algum spin-off da novela "Velho Chico". Tudo muito similar, tudo igualmente chato e sem emoção. "Velho Chico" reloaded não dá! Novela e seriado são do mesmo diretor, isso explica tantas semelhanças no jeito de contar as histórias. Nada de errado alguém ser fiel ao seu estilo, o problema é produzir obras que parecem xerox!  O seriado foi gravado bem antes da novela, e acho que o diretor se encantou pelo enfoque que deu ao seriado que levou isso para a novela.  Uma pena, fez duas obras muito chatas.  Ele é um cara que tem talento e já produziu muita coisa bacana, mas agora passou do ponto. Tem que repensar o seu estilo, tirar os excessos.

Sem os excessos sonoros e visuais, o seriado seria arrebatador. Dá para perceber que a história é forte, mesmo que esteja diluída neste enfoque equivocado. E por perceber a força desta história, estou muito curiosa para ler o livro.  Quero realmente conhecer a história dos irmãos Omar e Yaqub. Quero me emocionar com esta história.




Comentários

  1. eu tb esperava muito. sou uma das que amou o livro. me irritou a juliana paes que só chorava e a giardini só chora. q mulher chata. não era chata assim no livro. eu fiquei feliz quando há anos luiz fernando carvalho comprou os direitos. o problema é q ele não fez uma série da obra. ele simplesmente copiou lavoura arcaica e velho chico só mudando o texto que é narrado. não há diálogos. me irritou demais os atores não terem diálogos. a pobre da filha da monique evans não abria a boca. só usou a moça pra tirar a roupa dela. abominável. odiei. larguei. estragou a obra. espero q ele não tenha pedido exclusividade e alguém possa fazer um filme que faça jus a belíssima obra e a esse grande autor. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Não espero muito das séries brasileiras (talvez esteja alienado pelas americanas)
    Não sei, dificilmente elas me surpreendem (foi assim com Supermax e 3% só pra citar as mais recentes) é o mais do mesmo, nada que me faça cair o queixo. No caso de Dois Irmãos nem perdi meu tempo, os mesmos atores de sempre (Jorginho e Muricy [ vó e neto] em Avenida Brasil, em Dois irmãos repetiram a dobradinha os Gêmeos e Zana [agora mãe e filho] ) eu me pego achando que estou vendo um novela...
    Abraço, voltarei mais vezes no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, obrigada pela visita! Eu acho que você deveria dar uma chance aos seriados brasileiros. Assista Justiça, da Globo. Foi sensacional! Roteiro incrível, personagens que fogem do óbvio. Eu sou fã de novelas, há novelas incríveis na história da telenovela brasileira. Hoje em dia, a melhor que está no ar é RockStory. Até mais! :)

      Excluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode