Elogios



Ontem à noite, logo que cheguei em casa, vi que o Cláudio tinha mandando um zap zap para mim e era um vídeo. Fui assistir ao vídeo somente hoje cedo e foi uma boa surpresa. Em geral, os vídeos que chegam pelo zap zap para mim, e acho que para todo mundo, são de piadas. Por isso tenho certa preguiça de assistir, sim, sou meio chatinha para isso.  Mas este vídeo não, ele tem uma mensagem bem bacana e que me fez sorrir e me sentir lisonjeada, pois o vídeo é para ser enviado para alguém que você gosta e que merece ser elogiado. 

O vídeo trata sobre elogios, mais especificamente a nossa falta de costume de elogiar alguém. Por mais que seja ruim admitir, a gente acaba gastando nosso tempo mais criticando os outros do que elogiando. Antes de falar que não é assim, pare e pense um pouco. Verá que você faz isso também. Eu também faço. O vídeo fala como um elogio pode fazer bem, pode realmente mudar o dia de alguém, quiçá a vida!  Mas tem que ser um elogio verdadeiro, um elogio falso não terá a mesma força, soará vazio, até o elogiado perceberá que aquilo foi da boca pra fora.  Um elogio sincero, mais do que abrir um sorriso no rosto do elogiado, vai também iluminar a alma dele. É bom recebermos este tipo de reconhecimento e é bom fazê-lo também! 

Eu achei o vídeo no youtube, clique AQUI para assistí-lo, que está na versão completa. O que eu recebi começa no minuto 1:36. Mas o começo do vídeo é importante também, pois fala como nos acanhamos quando somos elogiados! A tendência é desmerecer o elogio, falar que não é tudo isso. É quase como se pedíssemos desculpas por ser elogiado!

Por que será que complicamos tanto as coisas? Eu já tive a fase de querer desmerecer todo elogio que eu recebia. Hoje já consigo agradecer na maioria das vezes. Ainda ocorrem alguns tropeços e me pego envergonhada e quase me desculpando quando sou elogiada. 

Acho que estamos contaminados com a agressividade que vemos em todo o lugar. É muita raiva, muito rancor, muitas agressões gratuitas. As pessoas não sabem mais conversar ou reclamar pacificamente, já partem para a agressão, seja verbal ou física. Isso vai minando o uso da gentileza, matando aos poucos a cordialidade que deveria estar presente em todas as nossas relações cotidianas, seja dentro de casa, no trabalho ou na rua.  Isso faz que a gente saiba direitinho como reagir à uma agressão e perca a fala diante de um elogio. Tudo bem errado, né? 

Temos mesmo que colocar em prática o ato de elogiar quem merece.  Fará bem ao elogiado e a nós. Não se acanhe em elogiar e nem em ser elogiado. Tente e verá que tudo ficará melhor. Como diz o vídeo, não podemos deixar de elogiar alguém só no momento da morte. Reparem, alguém morre e vira santo! Dificilmente o morto  escutou metade dos elogios que foram falados em seu velório. 

Vamos espalhar mais amor nesta vida, vamos deixar a vida mais leve, mas sorridente. Elogiar é preciso! Amar é preciso! Ser gentil é preciso!


Como dizem internet afora: Mais amor, por favor! 




Comentários

  1. eu tento elogiar mais tb. mas concordo q tem q ser verdadeiro. no trabalho aprendi primeiro a elogiar depois pedir as correções. algo assim, gostei muito do texto, muito bom, enviei algumas correções. isso ajuda bastante. em geral vamos direto no erro e esquecemos q são páginas de acerto e um erro. em telemarketing tb. volte e meia vamos ao twitter, ou site da empresa reclamar. qd gosto muito de algo, me esforço para ir elogiar. pq é como vc disse, acabamos só nos manifestando qd estamos insatisfeitos e muito pouco qd estamos satisfeitos. fui recentemente na leroy merlin e 3 funcionárias me atenderam tão bem, mas tão bem. eu já tinha parado uma vez pra reclamar, achei q o certo agora era parar para elogiar. e fui lá escrever o elogio. não foi tão completo pq não anotei o nome das 3 moças, só os departamentos. e fiquei com culpa de não ser tão correta. pq na hora de reclamar fazemos direitinho. então do elogio tem q ser tb. bom, aí vamos aos elogios no nosso entorno. somos capazes de elogiar um estranho, mas muitas vezes esquecemos de elogiar quem está ao nosso lado. eu me esforço bastante para mais elogiar q reclamar. pq eu sinto q eu melhorei assim. me sinto melhor assim. e tb tinha dificuldade de agradecer somente, hj já me treinei e sou melhor nisso. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode