Passeios



A viagem ao Rio não foi só de baladas não, fizemos lindos passeios e visitamos museus e outras cidades. Falando em cidades, ao todo estivemos em 5 municípios fluminenses : Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, Maricá e Petrópolis.

Em Niterói visitamos o Museu de Arte Contemporânea ( MAC) que foi projetado por Oscar Niemeyer. Eu sempre tive vontade de visitar o museu, acho muito bonito e ao mesmo tempo inusitado, pois me lembra um disco voador. Gostei mesmo da vista que se tem do mar de dentro do museu. Atualmente há uma exposição sobre a história e obra de Niemeyer, que vale a pena visitar.

Outro passeio marcante foi visitar a cidade de Petrópolis. Que linda cidade! Linda, mas com uma particularidade meio inusitada: não há faróis de trânsito por lá ! Se os motoristas fossem europeus, tudo daria certo, mas como são brasileiros, o trânsito é uma bagunça e atravessar a rua é uma aventura!
Em Petrópolis fomos ao Museu Imperial, que fica na casa que foi a residência de verão da família real. Gostei muito do museu, que em seus cômodos reproduz como era a vida no palácio, com móveis da época. Há coisas impressionantes como um berço de ouro, literalmente de ouro! A sala das jóias também me encantou. Mas uma coisa me incomodou muito, em cada cômodo havia "obras de arte" contemporênea. Isso simplesmente quebrou o clima da visita ao museu. Tudo muito feio e enfeiando a beleza dos cômodos do museu. Sinceramente espero que isso tenha sido um surto momentâneo do curador do museu e que logo somente os móveis e objetos pertencentes à família real estejam expostos. Apesar disso a visita é imperdível e vale todo o sacrifício em andar com aquelas pantufas. Gente, as pantufas acabam com as pernas dos visitantes!

Lá também visitamos a Casa de Santos Dumont. A casa foi construída por ele e no interior dela é um mini-museu com coisas pessoais dele. Gostei muito. Para entrar na casa é preciso "vencer" a escada : só se consegue subí-la se a escalada começar com o pé direito. Que aflição! Ainda bem que para sair não é preciso encará-la de novo, eu acho que não conseguiria descer. Não mesmo.
Nosso passeio por Petrópolis foi acompanhado por deliciosos biscoitos e por doces húngaros! Foi um lindo passeio!
A viagem toda foi especial e já estou morrendo de saudades de tudo e de todos!

Comentários

  1. Patry,

    Que delícia de passeios!!!

    Mas fiquei babando pela quadra da Mangueira....

    Parabéns pela viagem!!!

    Beijos.

    Tininha

    ResponderExcluir
  2. adorei as fotos amiga, estava um dia lindo. eu gosto muito de niterói. maricá não conheço. me falam bastante desse museu em niterói. adorei o passeio. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Viagem boa é assim,né? Sempre deixa esse gostinho de quero mais :)

    ResponderExcluir
  4. Tininha, o ensaio da Mangueira foi especial! Você precisar ir um dia lá! Garanto que vai gostar!

    Pedrita, vale a pena conhecer o museu de Niterói.

    Helen, é mesmo! E eu já quero muito voltar ao Rio!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tô vendo que aproveitaram mesmo, hein! É isso aí! Beijinhos,

    ResponderExcluir
  6. Amiga, você esqueceu de contar como as malditas pantufas esquentam!!!!

    ResponderExcluir
  7. Mari, aproveitamos muito e a anfitriã é responsável por isso! :)

    Andrea, eu estava tão concentrada em não levar um tombo com as pantufas que nem reparei que as malditas esquentavam!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu morro de vontade de visitar Petrópolis ...

    ResponderExcluir
  9. ei, esse museu não me é estranho, hummm... mas não é aquele que fica aqui do ladinho de casa?? hehehehe. e vocês nem pra vir tomar um café... [também, eu tive que ir pro rio, que azar.] aliás, vocês ficam me devendo outra viagem pro rio, num momento menos 'conturbado', please!!! bjs

    ResponderExcluir
  10. Elvi, espero que possa visitar a cidade logo, vc vai gostar.

    Cris, a gente se desencontrou naquele dia... uma pena! Mas logo teremos outra chance... espero voltar em breve para as terras fluminenses. E que você apareça logo por aqui também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. eita!! que tesão de viagem ;D
    morri de vontade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode