Café De Los Maestros


Uma conversa entre pais e filhos ou netos e avós. Esta é a sensação que o filme " Café De Los Maestros" ( Argentina/Brasil/ UK/USA - 2008) me passou. Uma deliciosa conversa sobre os tempos antigos, onde a gente escuta com fascinação sobre as aventuras daqueles que hoje já passaram dos 70 anos. Este filme é na verdade um documentário que nasceu do projeto, idealizado pelo produtor musical Gustavo Santaolalla, de reunir os cantores e músicos de tango para gravar um disco e fazer apresentações na Argentina. São artistas que viveram o auge de suas carreiras entre as décadas de 40 e 50 do século passado, artistas que dedicaram suas vidas ao Tango. O documentário tem um tom bem informal, não há locução ou roteirização dos acontecimentos, tudo corre solto, como se fosse mesmo uma conversa, cada um conta suas histórias e tudo é intercalado com as sessões de gravação do álbum. Vemos homens (em sua maioria) e mulheres (duas cantoras) já bem velhos, mas que não perderam o entusiasmo com a música e nem com a vida. Eu fiquei emocionada com o filme e encantada com a música. Grande parte dos Tangos ali tocados eu não conhecia. A parte instrumental das canções me impressionou por sua força e pela habilidade com que eram tocadas pelos músicos, principalmente os bandoneonistas. Adoro o som do bandoneón e realmente fico impressionada com a habilidade dos músicos com este instrumento que parece tão complicado de se tocar. O filme é um pouco frustrante, pois ouvimos apenas fragmentos das canções. Mas no final somos presenteados com as cenas da apresentação deles no Teatro Colón. Apresentação em grande estilo e emocionante. Isso varre qualquer frustração, pois neste momento podemos ouvir músicas inteiras.



Gostei muito do trailer do filme, que assisti somente depois de ver o filme, pois ele passa bem o espírito do filme. Saí do cinema emocionada e com vontade de dançar Tango, mesmo sem saber dançar. Tango é uma música que toca fundo na alma, música forte e que fala de sentimentos fortes. Se você gosta de música e de saber histórias dos tempos passados não deixe de ver o filme.



Nota da blogueira: E como já sabem, quando tem vídeo aqui e o browser usado é o explorer a barra de comentários se esconde. Se quiser comentar clique no título do post.

Comentários

  1. Eu gosto de ouvir histórias! :-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. esse filme está bem de bilheteria. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Que bom ouvir uma crítica boa, pois pretendo vê-lo ainda esta semana. Justamente porque pra mim pareceu um Buena Vista Social Club do Tango.. hehehe! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Rê, então você vai gostar do filme.

    Pedrita, espero que sim. É um filme muito bom mesmo.

    Tak, depois me diga o que achou. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sim, o filme foi muito mais que uma grata surpresa. É uma baita homenagem aos grandes nomes que fizeram história no tango argentino, e o tom intimista do filme deixa um tom de conhecer cada um deles faz muito tempo. A música é uma arte, e este filme rende honras àqueles que dedicaram suas vidas à música. Fascinante, encantador, intenso. Inesquecível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode