Não mais chamadas indesejadas


Na semana passada teve início o cadastro dos telefones para o bloqueio de ligações de telemarketing através do site do Procon de São Paulo. Esta ação está embasada na lei estadual que permite ao consumidor optar se deseja ou não receber as tais ligações que oferecem produtos e serviços. Quando ouvi sobre a lei pela primeira vez fiquei feliz, pois estas ligações são um tormento. Basta passar uma tarde em casa para se ter noção de como estas chamadas tiram o nosso sossego. O telefone não pára e quem está do outro lado da linha é insistente e não aceita um não como resposta, o que obriga quem atende a tomar medidas mais drásticas como desligar na cara ou ser mal educado. Eu já perdi a minha paciência com este tipo de ligação há tempos. Hoje em dia se percebo que a ligação é de central de atendimento já desligo na hora, nem dou tempo da pessoa falar. Se não percebo e a pessoa fala eu já digo que quem ela procura só estará em casa depois das 23 horas, horários que eles já estão proibidos por lei de ligar, e isso garante ao menos umas semanas livres das ligações daquela empresa. Eu sempre achei uma invasão de privacidade estas empresas ligando para a residência das pessoas, e agora para o celular também, para oferecer seus produtos. Se eu quero um produto eu procuro a empresa, não quero que ninguém me ofereça.

Quando soube que o bloqueio das ligações de telemarkentig entrou em vigor já corri para fazer o bloqueio do meu telefone. Foi bem rápido. Acessei o site do Procon e escolhi a opção de bloquear o telefone. O site pede os dados do dono da linha como nome e o CPF. Isso informado, o consumidor pode listar até 5 números de telefones que deseja bloquear, desde que todos estejam registrados em seu nome. Feito isso o site envia um email para confirmação do cadastro e que possibilita criar uma senha de acesso à página de bloqueio, assim, a pessoa pode alterar os dados ou mesmo pedir o desbloqueio. A partir de maio as empresas terão que respeitar a lista dos telefones bloqueados, não podendo fazer ligações para os números ali listados.

Claro que as empresas que se utilizam da prática de telemarketing ativo já estão chiando, mas elas estão erradas. A lei é apenas para proteger o consumidor que não gosta deste tipo de abordagem e que não tinha como se defender. Não é uma proibição, quem não fizer o bloqueio poderá receber as ligações. Agora, se uma grande maioria pedir o bloqueio será evidente que está prática de vendas atormenta mesmo e não é muito eficaz para conquistar novos consumidores.
Eu sinceramente espero que a lei funcione, que o meu desejo de não receber ligações deste tipo seja respeitado. Quero voltar a ter sossego no meu lar.


Comentários

  1. Vou correr cadastrar meus telefones! Eu odeio telemarketing ativo, acho que até mais do que odeio flanelinhas. Odeio insistência e eles são insistentes.
    A última vez que um desses me ligou eu perdi a paciência, pois achei o cúmulo do absurdo: o banco votorantim ligou no meu tel do trabalho procurando o Gabriel. Na primeira vez falei que o número não era dele. Uma semana depois ligaram de novo e eu rasguei. Perguntei onde ela consguiu o número, e a moça teve a cara de pau de dizer que Gabriel tinha preenchido algum cadastro no banco (nem conhecemos esse banco, e pior, Gabriel não tem meu telefone do trabalho!) Achei que tinha deixado claro que não tínhamos interesse e que aquele número não estava certo, acredita que no dia seguinte ela ligou de novo? Sorte dela que eu não estava aqui, só recebi o recado...
    Pena que não vai dar pra bloquear o tel do trabalho. É ridículo o número de chamadas oferecendo produtos aqui, e eles vão de ramal em ramal (na minha sala tem 3 em sequencia, dá certinho pra perceber).
    Tomara que o cadastro funcione e mostre que essa ação é ineficiente. Nesse caso, sou totalmente a favor do desemprego!! Rua pra esse povo chato e inconveniente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Patry ams aas vezes ja tive telemarketing q acabei de desligar e tchun denovo me procurando peguei e e falei poxa o sistema de vcs nao funciona??? acabei de dizer a que pessoa so retorna as 23!!! a cidadã desligou na minha cara. POxa é uam invasão absurda. Se eu quiser serviço X eu vou procurar!!!

    ResponderExcluir
  3. eu sou educada mas desligo na hora. costumo usar duas palavras educadas e coloco o telefone no gancho. conheço umas pessoas que trabalham em telemarketing e eles são obrigados a nos segurar na linha. acho um absurdo. em geral leva um tempo pra linha cair em alguma central, vc atende e dá aquele silêncio. costumo já desligar. caso na hora q pego o telefone alguém fala eu digo: desculpe mas não posso falar, obrigada. e desligo na cara. nem ouço o q o outro tem a dizer. se eles se sentem no direito de invadir minha privacidade eu tenho o direito de recusar imediatamente. eu tenho um telefone que ninguém tem, vou cadastrar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. o duro é que prefeitura e estado colocam gravações de candidatos nos telefones em época de eleição. só falta depois do cadastro alguém do mesmo partido furar o cerco e ligar. afe.

    ResponderExcluir
  5. que legal que dá pra fazer isso, não sabia! tou agora mesmo colocando o meu número lá também
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente aqui no RJ isto não chegou.

    Geralmente, sou grosseira. Tipo, falo mesmo, caso eu queira o produto dele, vou na loja pessoalmente comprar.

    Bjos,
    Isa.

    ResponderExcluir
  7. Rê, que absurdo mesmo! No trabalho nunca me acharam, mas no celular volta e meia recebo uma ligação destes chatos. Eu tb já perguntei de onde tiram o telefone e eles sempre vêm com a desculpa esfarrapada que a gente fez um cadastro. Que nada, a gente recebe ligação até no netfone, que NINGUÈM tem o número!

    Sugar isso já me aconteceu tb. De ligarem do mesmo lugar em seguida.


    Pedrita, tem hora que não dá para ser educada não. Eu sei que o povo está trabalhando, mas eles não têm respeito conosco. A gente fala não e eles continuam insistindo. Não dá. Ah, estas gravações de políticos são horríveis tb!

    Lu, agora a gente tem que torcer para que o cadastro seja respeitado. Acho que muita gente vai se cadastrar.

    ISa, espero que isso chegue logo ao Rio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Marion!
    È realmente muito perturbadora essas ligações. De fato, todos por aqui não gostam. E todos, que não postaram aqui, também!
    É claro que não sou a favor do desemprego para ninguém, mas é um grande incômodo "telemarketiniano"!!!!
    Essa medida é perfeita!

    beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode