Grande eventos, grandes receios



A próxima década será agitada pelas bandas de cá. O Brasil vai sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Eu não torci para que estes eventos ocorressem aqui, fiquei observando tudo à distância sem me envolver. Na verdade eu não torci à favor por conta do receio que tenho que nosso país não seja capaz de organizar eventos de tão grande porte. Além disso, nossas cidades carecem de infra-estrutura para dar conta de tanta gente que estará por aqui nestas ocasiões. Fico pensando como será São Paulo em um dia de jogo da copa e a visão que me vem na cabeça não é muito animadora. Não que eu seja pessimista, mas atualmente o trânsito da cidade trava por qualquer coisa, imagine então quando estiverem milhares de torcedores estrangeiros querendo chegar ao estádio do Morumbi? Eu vislumbro um mega-hiper-ultra-max-congestionamento. Mas ao notar que a cada dia aparecem mais cabaninhas da obra da futura linha lilás do metrô aqui no bairro, fico mais positiva e penso que se tudo que planejam para melhorar o transporte público aqui da cidade for realizado, pode ser que a cidade não páre nos dias de jogos. É essencial que haja uma linha do metro mais abrangente, que haja como chegar facilmente ao estádio via transporte público, coisa não muito fácil hoje em dia. Outro ponto que me preocupa é a violência, chego a pensar nos olhos brilhando dos bandidos só de pensarem quantos gringos eles terão à disposição para assaltar durante estes jogos. Não, não estou fazendo drama. Andar pelas ruas da cidade é cada vez mais perigoso, não há horário ou regiões seguros. Corremos riscos, não há quem nos salve dos ladrões. A segurança pública terá que melhorar muito mesmo para que os torcedores que virão para cá não sejam alvos da violência, que além de fazerem estas pessoas sofrerem, será uma publicidade muito negativa da nossa cidade. Em relação ao Jogos Olímpicos do Rio, tenho os mesmo receios e ainda há um agravante de que a estrutura a ser montada para receber uma olimpíada é muito maior que a estrutura de uma copa. São estádios e ginásios das mais diversas modalidades que terão que ser montados do zero. Muita coisa. Muito dinheiro envolvido. E sabemos que aqui as coisas nunca funcionam muito bem, né? Mas mesmo com tantos receios eu acabei ficando contente com a realização destes jogos aqui. Primeiramente porque esta será a minha chance única na vida de estar em uma Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos, vou realizar um sonho que cultivo desde criança. Além disso, acho que estes jogos trarão muito benefícios para nossa população se tudo for bem feito. As cidades que sediarão os jogos da copa e o Rio vão ganhar um transporte público eficiente , muitos postos de trabalhos serão criados e haaverá muito lucro com tanta gente passeando por aqui. As cidades ficarão mais bem cuidadas. Acho que agora é o momento para guardar o entusiasmo e olhar para estes eventos com serenidade e responsabilidade, a alegria deve ser reservada agora para o momento em que os jogos acontecerem. Não se pode deixar levar pelo clima de oba-oba e esquecer que há muito trabalho a ser feito para que tanto a Copa do Mundo como a Olimpíada sejam um sucesso. Espero sinceramente poder admirar estes eventos com orgulho e ver que meu país é capaz sediá-los com toda a seriedade que eles merecem. E assim a gente poderá curtir tudo com alegria e receber bem todos os torcedores e atletas que passarão por aqui. Fica aqui a minha torcida para que tudo dê certo! :)

Comentários

  1. Patry, eu fiquei extremamente feliz com a realização da copa, mas muito mais com as olimpíadas, já vimos países em situação ruim realizando jogos e deram a volta por cima, tem coisas que só na marra, temos que lembrar do legado que os jogos vão deixar não só pro Rio, mas para o esporte como um todo. Afinal todo país sede das Olimpíadas quer aumentar seu quadro de medalhas, talvez com isso tenhamos mais jovens se interessando e sendo incentivados pelo esporte.
    Claro que transtornos ocorrerão, reformar uma casa dá trabalho se moramos nela durante a reforma, com as cidades será a mesma coisa, só que num nível bem maior!
    Vai dar tudo certo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Marion.

    Essa linha lilás é o meu sonho de consumo. Chegar em Santo Amaro de metro vai ser uma maravilha.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Também acho preocupante, mas tomara que a realização desses eventos aqui seja um incentivo para que o país tenha esses seus sérios problemas solucionados, né?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Patry,
    Com relaçao às Olimpíadas, eu pensava a mesma coisa que vc. Bom, mas agora já foi, né? Agora só nos resta torcer pra que dê tudo certo. Acho que vai ser uma linda Olimpíada, pois o Rio é lindo e o brasileiro é muito amável e trata os turistas com muita gentileza. Disso nao tenho dúvidas.
    Só acho que na construçao da estrutura necessaria, vao roubar a rodo! Vai ser uma fonte inesgotável de dinheiro público dando voltas por bolsos de gente esperta.
    O problema é que o Brasil tem potencial economico, mas nao tem condiçoes sociais. Basta ver que somos hoje a 9° ou 10° (em cada fonte se informa um dado diferente) e na lista de países socialmente desenvolvidos estamos em 79°. Eu vi a lista dos países que estao mais bem posicionados que o Brasil e fiquei pasmada! Encontrei cada surpresa! Um país que gera e controla tanta riqueza, é incrível que esteja tao mal socialmente.

    Cruzo os dedos para que dê tudo certo e quero estar aí pra poder participar!

    ResponderExcluir
  5. Sheila, concordo com você. Acho que pode incentivar bastnate o gosto pelo esporte entre os mais jovens.

    Elvira, esta linha também é meu sonho de consumo. Vai ser ótimo ter metrô aqui no bairro.

    Renato, vamos torcer para que a preocupação transdorme-se em alegria.

    Mari,eu também acho que os políticos vão enfiar mão no dinheiro, infelizmente corrupção é uma rotina aqui. Mas espero que o saldo seja bem positivo e vou querer ver um jogo da copa com vc! Já pensou que legal?

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A primeira coisa que me veio a cabeca qdo imaginei as olimpiadas por ai foi o transito tbem,eu passei muita raiva em Sao Paulo qdo estive ai,nao sei se o Rio eh igual mas tranquilo nao deve ser ne.
    Mas como disse a sua amiga ai de cima,ha foi,agora eh torcer pra tudo dar certo,nao soh torcer como tbem colaborar para o Brasil mostrar ao mundo que eh um grande pais e capaz de ser digno de uma Olimpiada,inshaAllhah!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode