A Tripulação


Desfile dos tripulantes

O navio é praticamente uma filial da ONU. A equipe que trabalha no Splendour Of The Seas é formada por gente de 52 nacionalidades diferentes. Assim escutava-se os mais variados sotaques a bordo. Eu adorei este clima internacional, pois sempre gostei de ter contato com gente de outros países. Há muitos tripulantes brasileiros, mas a grande maioria é de outros países mesmo. Assim o contato com os tripulantes acabava sendo  em uma mistura ótima de idiomas. Grande parte dos triulantes não-brasileiros tem noções de Português, mas não é fluente o suficiente para manter uma conversa, assim o contato era feito em Inglês ou em Espanhol. E havia casos de tripulantes que mal falavam Inglês, como o rapaz indonésio que servia as bebidas no restaurante do jantar. O contato com ele era praticamente na base da mímica e sempre deu certo, nunca trouxe a bebida errada. Aliás, muito simpático o rapaz indonésio. Cada tripulante usa um crachá onde há informação do nome, cargo, país de origem e os idiomas que fala. Isso achei bem útil.


Aqui nós estamos com o Prakesh, o camareiro que cuidou de nossa cabine. Ele é indiano e trabalha em navios há mais de 7 anos. Muito gentil e educado. Nosso contato com ele sempre acontecia em Inglês, pois em Português só sabia falar bom dia/boa noite/obrigado. 





Tivemos muito contato com a turma que trabalhava no Schooner Bar, pois passávamos lá todos os dias para tomar um drink. Quem fazia os drinks era o Eliseu, barman brasileiro. A gente sentava no balcão e ficava lá bebendo e conversando com ele.  Ótimos os drinks, que sempre eram servidos em lindos copos. Tão lindos que trouxe alguns, os dois que aparecem nas fotos e mais um terceiro tipo. Com alguns dólares a mais, o passageiro pode comprar o copo do drink. Dá vontade de comprar todos. Lá conhecemos também a Monica, que está na foto conosco, ela é de Santos e também está há anos trabalhando em navios. 


No jantar era sempre a mesma dupla que atendia a gente : A Diva, ajudante de garçom, e o Luís, garçom. Os dois sempre muito alegres e simpáticos.  A Diva, uma carioca bem animada, estava estreando em cruzeiros como a gente, era a primeira semana dela de trabalho no navio. Já o Luís é um nicaraguense que trabalha há 10 anos em navios e pelo que contou, já conheceu o mundo inteiro navegando. Adorei os dois, gente muito bacana. 


No último jantar a bordo, a equipe  que trabalha no restaurante fez uma celebração para festejar o sucesso daquela semana de cruzeiro e agradecer os passageiros pela presença ali. Eu achei muito legal, ficou um clima bem alegre no restaurante. Todos os passageiros entraram no clima e foi uma confraternização bacana entre funcionários e passageiros. 
Eu gostei muito de todos os tripulantes com os quais tive contato. Fiquei com a impressão que eles escolhem os funcionários pelo espírito alegre. Pois era impressionante, todos bem dispostos, atendendo com alegria, gentileza. Gente que parecia realmente estar feliz por trabalhar ali. Fiquei realmente encantada com o atendimento do navio. Nota 10. 
Conversando com os tripulantes aprendi que a equipe de um navio é fixa, ou seja, a equipe que faz os cruzeiros aqui na costa brasileira, segue com o navio para a Europa depois, onde ficam alguns meses fazendo cruzeiros pelo Mediterrâneo. Os tripulantes trabalham por temporada que , em média, dura 7 meses. E pelo que senti, que embarca nesta vida não quer mais largar os navios.  Eu embarcaria numa aventura assim, mas só por uma temporada, pois não me vejo abrindo mão de uma vida "normal" em terra firme por muito tempo.  Mas com certeza é um tipo de vida fascinante e diferente.

Comentários

  1. nunca imaginei que a equipe fosse tão internacional. gostei. acho q gostaria tb desse clima múltiplo de culturas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, eu também me espantei com o número de nacionalidades diferentes dos tripulantes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ola mairion!
    muito legal seu blog, depois de 7 meses abordo estou em casa novamente e agora sim estou tendo tempo de responder o email e agradecer pelos comentarios q fez ao nosso respeito.
    fico feliz q tenha gostado do cruzeiro e esperamos recebe vc e seu marido novamente.
    parabens pelo blog!
    eliseu bartender splendour

    ResponderExcluir
  4. Eliseu, que alegria ver seu comentário aqui! :) Que bom que gostou do post. Eu realmente adorei o cruzeiro é uma viagem que marcou a minha vida e com certeza farei outros. Espero encontrar você novamente em uma próxima viagem! :)

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

Papiers à la Mode