Toxoplasmose e os gatos



Como estou sozinha em casa, ontem fiquei vendo a novela das 9, "Insensato Coração". Fazia dias que não via a novela, pois não consegui gostar dela, apesar de ser de um dos meu atores preferidos e ter muitos atores que eu adoro na trama.  A novela em geral me irrita, pois tem personagens demais, as histórias  que não são envolventes e tem muito personagem caricato, o que é um defeito enorme quando a novela pretende ser séria. Mas ontem fiquei irritada de vez.  Não foi só com a novela, foi com a Rede Globo que deixou ir ao ar uma informação completamente errada e que pode prejudicar muitos gatos. 

As  pessoas aqui no Brasil tendem a levar à sério as informaçõs sobre saúde difundidas pela novela, esta tipo de atitude acaba sendo incentivada pela Rede Globo, que gosta de enfatizar que em suas novelas há espaço para informações relevantes ao público, informações com o propósito de educar e orientar as pessoas, a tal responsabilidade social que a Globo gosta de dizer que tem, mesmo em programas de entretenimento. Pois bem, se a emissora se preocupa tanto em passar informações úteis para o seu público, não deveria nunca ter deixado ir ao ar uma cena que induz as pessoas a pensar que a toxoplasmose é transmitida através de um simples contato com um gato. A cena em questão foi a seguinte: A personagem da Camila Pitanga ( grávida) vai em direção ao seu carro, estacionado na rua. Em cima do carro está um gato e ela diz : "Não posso chegar nem perto, pois posso pegar toxoplasmose!".   Como assim??? Esta informação é totalmente equivocada.  Enquanto a Globo não se retrata, este blog aqui vai esclarecer a questão.

O gato sim é um transmissor da toxoplasmose, mas a transmissão somente ocorre através das fezes do gato ( que esteja contaminado!). Não há como pegar a doença só de conviver com um gato. Para que uma pessoa seja contaminada é necessário que ela tenha contato direto com o cocô do gato. Sendo bem clara: a pessoa tem que comer o cocô do gato!  Ou seja quase impossível, né? Quem em sã consciência vai fazer isso?  Ninguém. A pessoa tem que ser muito suja para se contaminar. Eu limpo a caixa de areia do meus gatos toda as manhãs. Depois de limpá-las, lavo bem as mãos. Regra básica de higiene, que toda pessoa civilizada sabe.  Não há como se contaminar assim. E nem todos os gatos têm a doença, que fique bem claro. 

No site do Adote Um Gatinho tem um texto que explica tudo direitinho:



Vale a pena ler para tirar todas às dúvidas e saber as outras maneiras de contágio.


Espero que a Globo se retrate, pois esta situação pode gerar o abandono de muitos gatos e também incentivar maus tratos, afinal o gato acaba sendo colocado como vilão que causa danos às mulheres grávidas.  Os gatos já não tem uma fama boa e vem a emissora com maior audiência do país contribuir para que as pessoas peguem mais aversão à eles. 



Nota da blogueira: Estou realmente irritada com isso tudo. Já reclamei no Twitter Globo e mandei e-mail para a central de atendimento deles. Muitas pessoas estão reclamando. Espero que a emissora toma uma atitude e corrija a informação dada na novela.



Comentários

  1. Fiquei muito, mais muito brava quando assisti a novela ontem a noite. o que é isso? uma mulher tão esclarecida, estudada, etc, etc.. como a personagem da Carol fazer um comentários desses.. achei ridículo! Imagina se eu iria me afastar dos meus gatos durante a gravidez!! Como disse a minha médica: é mais fácil você pegar toxoplasmose comendo alface do que convivendo com um gato!!

    ResponderExcluir
  2. Leti, que bom que sua médica é esclarecida. Pelo que se vê por aí os médicos costumam pedir para as grávidas se livrarem dos gatos. Um absurdo. E concordo com vc, uma pessoa tão esclarecida como a Carol não podia acreditar numa coisa destas. Eu ainda estou com raiva da novela!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. me irritou muito, tanto qt me irritou a informação de q uam pessoa com endometriose é estéril. essa informação faz muitas mulheres se desesperarem, até fazerem uma loucura. é irresponsável desesperar pessoas assim. tb estou irritada e revoltada. a novela deu muitas informações erradas na área de saúde. deviam procurar profissionais antes de falarem tanta asneira. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Não custa nada pra Globo ter uma consultoria em saúde, direito e outras áreas específicas que acabam aparecendo nos seus programas, especialmente as novelas. Parece que alguém ouviu falar disso e tacou lá no meio (pelo que vc descreveu da cena, qual a importância dessa cena do gato pra novela em geral? se era informar, erraram feio!)
    Espero que a Globo se retrate e não varra a polêmica pra baixo do tapete. Apesar que acredito mais na segunda opção...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não sabia disso Marion...o senso comum da gente muitas vezes é o mesmo de dizer que Uva e Melancia causam congestão.

    Obrigado pela informação

    ResponderExcluir
  6. Pior que o consultor mor O DDr. Drauzio tb já falou coisas assim sobre a toxoplasmose no fantástico :( por causa disso pessoas que nao tem outro tipo de acesso a informação acabam jogando seus animais na rua como dse fossem os seres mais malevolos do mundo e tb qdo o animal nao tem contato com outros animais de rua o contagio por toxo é ainda mais dificil!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marion,
    O pior problema é que a toxoplasmose já rece o nome erroneo de "Doença do Gato", quando é comum encontrar parasitas em outros mamiferos e aves.
    A infecção em humanos só acontece se for atravez da ingestão de fezes felinas, o que só acontece se voce for muito nogento, ou contato direto com as fezes sem lavar as mãos.
    Mesmo assim a toxoplasmose e uma doença que na maioria dos casos é assintomática.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Pedrita, é muita irresponsabilidade da emissora passar informação errada. Deviam mesmo ter mais cuidado.

    Rê, eu também acho que quando vai se falar de saúde, a emissora tem que tomar cuidados para não passar info errada.

    Delaidinha, pois é. Ninguém se informa e a informação errada vira verdade absoluta.

    Sugar, infelizmente o bicho que leva a pior. :(

    Gammelo, bom ter um comentário de alguém que entende bem do assunto. Assim confirma que as gateiras têm razão!


    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode